domingo, 10 de janeiro de 2021

31º Domingo Depois de Pentecostes

PÓS-FESTA DA NATIVIDADE 
10 de Janeiro de 2021 (CC) 28 de Dezembro de 2020 (CE)
Ss. 20.000 Mártires de Nicomédia († 303);
Venerável Simão, o Exalador de Mirra; Nicanor, Apóstolo dos 70
Tom 6



No século IV, quando governava Diocleciano e Máximos, havia muitos cristãos na cidade de Nicomédia. O bispo da cidade era Antimos, homem digno  que incansavelmente, noite e dia, rezava pelas almas dos fiéis. Este número expressivo de cristãos  fez aumentar a inveja dos idólatras que desejavam eliminar as igrejas cristãs, principalmente as maiores e as centrais da cidade.  
Planejaram então na festa da Natividade fazer uma matança de cristãos. Os cristãos como nada sabiam, reuniram-se para celebrar o Nascimento de Cristo, normalmente. O bispo Antimos, ao saber que estavam rodeados por um exército e idólatras armados, ordenou que se celebrasse rapidamente o Sacramento da Eucaristia. Batizou os catecúmenos para lhes assegurar a salvação. Os idólatras atearam fogo na Igreja onde morreram cerca de 20.000 cristãos. Este trágico fato, no entanto, não diminuiu o número de membros da Igreja, pelo contrário, mais pessoas abraçaram a fé. Esta situação recorda as palavras de Jesus Cristo que disse: 
«Edificarei a minha igrejas e as portas do inferno não prevalecerão contra ela» (Mt 16,18).  
Venerável Simão, o Exalador de Mirra  
Simão foi o fundador do Mosteiro Simonospetra na Montanha Sagrada. Ele foi glorificado por causa de seu ascetismo, visões e milagres, e entrou pacificamente no descanso de Cristo no ano 1257. 
Comemoração de São José, o Noivo
 
São José, o noivo, descendia da linhagem do rei Davi. Em seu primeiro casamento, teve quatro filhos e duas filhas. Tendo-se tornado viúvo, São José levou uma vida de muita temperança. 
Como um idoso de oitenta anos de idade, São José foi escolhido pelos sumos sacerdotes como um protetor da virgindade da Mãe de Deus, que tinha feito um voto de virgindade. Um Anjo lhe anunciou sobre a Encarnação do Filho de Deus por meio dela. São José esteve presente durante a adoração ao Divino-Bebê recém-nascido, pelos pastores, e também pelos Magos.  
Por ordem do Anjo, fugiu com a Mãe de Deus e o Deus-Menino Jesus para o Egito, salvando-os da ira do rei Herodes. No Egito ele viveu com a Virgem Maria e o Infante-Deus, ganhando seu sustento trabalhando como carpinteiro. São José morreu aos cem anos de idade (uma segunda comemoração de São José é feita no Domingo dos Santos Antepassados). 
Comemoração do Rei Davi
O Santo Rei e Profeta Davi foi um antepassado carnal de nosso Senhor Jesus Cristo. Filho mais novo de Jessé, em sua juventude Davi pastoreava um rebanho de ovelhas que pertencia a seu pai. Ele se distinguiu por sua profunda fé e zelosamente cumpriu a vontade de Deus. Assim, durante o tempo de uma invasão dos filisteus, ele venceu em um único combate o gigante Golias, que decidiu o desfecho da guerra em favor do povo israelita. Tendo sofrido muitos erros do rei Saul, que o via como o favorito do povo e também seu rival, Davi demonstrou sua própria decência e magnanimidade. Tendo tido a possibilidade de matar Saul duas vezes, ele não o fez. Depois que Saul e seu filho morreram, Davi foi proclamado rei da parte sul do reino israelita e, após a morte do segundo filho de Saul, tornou-se rei de todo o Israel. Ele construiu uma nova capital - Jerusalém ("a Cidade da Paz"), e nela - um novo tabernáculo; seu grande desejo de construir junto com o tabernáculo um templo não foi realizado. Foi predito a ele que seu filho construiria o templo. A vida do Profeta Davi foi obscurecida por uma queda dolorosa: ele tomou para si a esposa de Urias, e o próprio Urias enviou para a sua morte na batalha. Mas ele também deu exemplo de grande arrependimento, humildemente e com fé suportando ao máximo as dores, enviado como punição pelos pecados cometidos. São Davi deu um modelo de arrependimento no Salmo 50 [51]. O Rei Davi morreu em extrema velhice com fé inabalável na vinda ao mundo do Redentor Divino prometido - o Messias, nosso Senhor Jesus Cristo. Em serviços divinos e orações pessoais, seu "Saltério" divinamente inspirado é amplamente usado. (Os livros bíblicos de Reis e Crônicas falam sobre ele).
 
Comemorado no domingo após a Natividade, 4 de janeiro e 23 de outubro

O Santo Apóstolo Tiago, irmão do Senhor, era o filho mais velho de José, o Noivo, de seu primeiro casamento com Salomônia. O Apóstolo Tiago é lembrado nos dias sagrados após a festa da Natividade de Cristo junto com seu pai José e o Profeta Rei Davi, pois por tradição, ele acompanhou a Sagrada Família durante a Fuga para o Egito e ali morou junto com o Deus- O Menino Jesus, Mãe de Deus e José, ajudou-os e voltou com eles para Israel. Depois da Ascensão do Senhor, São Tiago foi o primeiro bispo de Jerusalém, ganhando grande estima não só dos cristãos, mas também dos judeus. Ele aceitou a morte de um mártir por Cristo: eles o jogaram do telhado do Templo de Jerusalém, já que ele havia pregado publicamente ao povo sobre a humanidade de Deus do Senhor Jesus Cristo (a 2ª Comemoração do Apóstolo Tiago é em 23 de outubro).
 


 

Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (IX)

João 20:19-31

19 Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 20 Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 E Jesus lhes disse mais uma vez: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.” 22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos". 24 Contudo, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos, no entanto, anunciaram-lhe: “Nós vimos o Senhor!” Mas ele respondeu-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei.” 26 Após oito dias, os discípulos estavam reunidos ali outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 27 Então dirigiu-se a Tomé, dizendo: “Coloca o teu dedo aqui; vê as minhas mãos. Estende tua mão e coloca-a no meu lado. Agora não sejas um incrédulo, mas crente.” 28 E Tomé confessou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Ao que Jesus lhe afirmou: “Tomé, porque me viste, acreditaste? Bem-aventurados os que não viram e creram!” 30 Verdadeiramente Jesus realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, de pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Glória ao Pai e ao †Filho e ao Espírito Santo

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas / lá embaixo com uma mão sustentadora de vida, / Cristo nosso Deus, o Doador de vida / decidiu conceder a Ressurreição a essa nossa massa mortal. / Pois Ele é o Salvador de todos, //a Ressurreição, a vida e o Deus do mundo todo.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Prokímenon

Refrão: Salva, Senhor, o Teu povo, / e abençoa a Tua herança. (Sl. 28:9)

Versículo: A Ti, Senhor, ergo a minha voz, meu Deus, Tu que És o meu Rochedo, escuta a minha súplica! (Sl. 28:1)

Gálatas 1:11-19

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; 12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo. 13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, 14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, 17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. 18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. 19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor Onipotente. (Sl 90:1)
   
Aleluia, aleluia, aleluia!
Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus no qual confio inteiramente. (Sl 90:2)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 2:13-23

13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. 17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem. 19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. 21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário