segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

31ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

04 de Janeiro de 2021 (CC) 22 de Dezembro de 2020 (CE)
Santa Anastásia, Consoladora dos Cativos, megalomártir (fim do séc. III).
Jejum da Natividade
Tom 5



Esta Santa Mártir, natural de Roma, era uma jovem muito gentil, rica e poderosa, filha de Pretextatus e de Fausta. Sua mãe a iniciou desde logo na fé e virtudes cristãs. Anastásia casou-se quando ainda era ainda muito jovem com um homem chamado Publius Patricius, um fanático, idólatra, de vida licenciosa e torturador de cristãos. Por isso, a santa não havia se batizado ainda, mas exercitava-se numa vida cristã muito ativa: vestia-se com roupas simples e velhas, ia às prisões para visitar os mártires cristãos que lá se encontravam em situação de sofrimento ajudando-os com comida, roupa ou dinheiro. Depois que seu marido faleceu ela passou a dedicar-se ainda com mais afinco a estas atividades. Tratava os ferimentos dos mártires, libertava-os das correntes que os feria e os consolava em suas angústias. 
Através da intercessão de Santa Anastásia, muitos alcançaram de Deus a cura de suas enfermidades. Sua fama rapidamente se espalhou por muitos lugares, e logo chamou a atenção do imperador Diocleciano que ordenou sua prisão. Anastásia, depois de suportar vários e terríveis tormentos, foi jogada ao fogo e entregou sua alma a Deus no ano 290 de nossa era.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 11:17-23, 27-31 

Pela fé Abraão, quando foi provado, ofereceu a Isaque, e aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Dele foi dito: Em Isaque será chamada a tua descendência. Considerando que Deus sendo poderoso para levantá-lo até mesmo dentre os mortos; e então também figuradamente ele o recebeu. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, concernente às coisas futuras. Pela fé Jacó, quando estava próximo da morte, abençoou ambos os filhos de José, e adorou, reclinando-se sobre o seu cajado. Pela fé José, ao morrer, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, quando nasceu, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque perseverou como que vendo aquele que está invisível. Pela fé ele celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, a fim de que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse. Pela fé passaram o mar Vermelho como por terra seca; e os egípcios que o mesmo fizeram, afogaram-se. Pela fé, os muros de Jericó caíram, após serem rodeados durante sete dias. Pela fé a prostituta Raabe não pereceu com os incrédulos, porque havia acolhido em paz os espias.

Marcos 9:42-10:1 


E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que ele fosse lançado no mar. E, se a tua mão te ofender, corta-a; melhor é entrares na vida mutilado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga; onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E, se o teu pé te ofender, corta-o; melhor te é entrar na vida coxo do que, tendo dois pés, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga; onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E, se o teu olho te ofender, arranca-o; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno; onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal. Sal é bom; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros, E ele levantando-se dali, foi para o litoral da Judeia, além do Jordão; e novamente a multidão recorre a ele; e, como era seu costume, ele os ensinou novamente.

† † †

REFLEXÃO

“Não Consintas; Afasta-o de Teus Ouvidos, Talvez Volte Corrigido”

Portanto, quando escutas: "Ai do mundo por causa dos escândalos", não te assustes. Ama a lei de Deus e não haverá escândalo para ti. Mas se aproxima a mulher te sugerindo não sei que mal. A amas como deve amar-se a esposa, como membro teu que ela é. Mas se teu olho te escandaliza, se tua mão te escandaliza, se teu pé te escandaliza, como ouviste no Evangelho: "corta-os e lança-os longe de ti".

Quem te é muito querido, aquele a quem tens muito apreço, considera-o grande, considera-o como teu membro querido enquanto não comece a escandalizar-te, ou seja, a persuadir-te algum mal. Escutai que isto é o escândalo. Colocamos como exemplo a Jó e a sua esposa; porém, ali não aparece a palavra escândalo. Escuta o Evangelho: Quando o Senhor se pôs a falar de sua paixão, Pedro começou a dissuadir-lhe de padecer. 

"Aparta-te de mim, satanás, porque tu és para mim escândalo."

Desta forma o Senhor, que te deu o exemplo de como viver, te ensinou em que consiste o escândalo e o modo de precaver-te dele.

Tendo-lhe dito antes: "Feliz és, Simão Bar Jona", tinha manifestado que era seu membro. Mas quando começou a servir-lhe de escândalo, cortou o membro; em seguida o refez e o repôs. Portanto, será escândalo para ti quem comece a te persuadir para algum mal. E entenda-o bem vossa caridade: isto acontece a maior parte das vezes não por malignidade, mas por uma perversa benevolência.

Por exemplo: teu amigo te vê, que te ama e a quem amas, teu pai, teu irmão, teu filho, tua esposa; teu amigo te vê no mal e quer te fazer mal. O que é te ver no mal? É te ver em alguma tribulação. Talvez a sofres por causa da justiça; talvez a sofres porque não queres proferir um falso testemunho. Falei isto a modo de exemplo. Estes abundam, visto que "ai do mundo por causa dos escândalos!"

Por exemplo: um homem poderoso, para alcançar seu despojo e conseguir seu roubo, te pede o serviço do falso testemunho. Tu te negas; negas a falsidade, para não negar a verdade. Para não perder tempo, ele se enfurece e, sendo poderoso, te recompensa. Aproxima-se o teu amigo que não deseja ver-te em tal aperto com estas palavras:

“Suplico-te, faz o que te diz: que importância tem?”

Talvez se repete o que satanás disse ao Senhor:

"Está escrito de ti que enviará os seus anjos para que teu pé não tropece." 

Talvez também este teu amigo, como vê que és cristão, quer persuadir-te com testemunhos da lei a que faças o que ele pensa que deves fazer. 

“Faz o que diz”. “O quê?” “O que ele deseja”. “Mas se trata de uma mentira, de uma falsidade”. “Não leste que todo homem é mentiroso?” Eis aqui já o escândalo. Trata-se de teu amigo; o que vais fazer? É tua mão, teu olho: Arranca-o e lança-o longe de ti". 

O que significa arranca-o e lança-o longe de ti? Não consintas. Arranca-o e lança-o longe de ti significa não consentir.

Os membros de nosso corpo, pela coesão, formam uma unidade, pela coesão que vivem, e pela coesão se unem entre si. Onde há dissensão há enfermidade ou ferida. Portanto, visto que é teu membro, o amas; mas se te escandaliza, arranca-o e lança-o longe de ti. Não consintas; afasta-o de teus ouvidos, talvez volte corrigido.”

Bem-aventurado Agostinho, 
Bispo de Hipona (Séc. IV) 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário