quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Natividade Segundo a Carne de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo

31ª Quinta-feira Depois de Pentecostes
07 de Janeiro de 2021 (CC) 25 de Dezembro de 2020 (CE)
A adoração dos Magos: Melquior, Gaspar e Baltazar;
Comemoração dos pastores em Belém que guardavam as ovelhas e foram ver o Senhor.

Tom 5


Veja Mateus cap. 2. 
De acordo com o Evangelista e dos Santos Padres, os Magos eram astrólogos da Pérsia ou da Babilônia (a Escritura diz apenas que eles vieram "do leste."). 
A estrela que eles seguiram não era um objeto inanimado, mas um dos Poderes Angelicais do céu, nomeado para levá-los ao Salvador. Desde o início, a Boa Nova de Cristo foi proclamada às nações.




LITURGIA

Canto de Entrada (Issodikon)
Eu Te gerei em meu seio, antes do raiar da manhã. O Senhor jurou e não se arrependerá; Tu És Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. 

Tropárion da Festa Tom IV
Teu nascimento, Ó Cristo nosso Deus, / tem resplandecido no mundo a luz do conhecimento; / nele os adoradores dos astros / aprenderam de um astro / a adorar-Te, Sol da justiça, / e a Te conhecer como o Oriente vindo do Alto. // Ó, Senhor, glória a Ti.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo

Kondákion Tom III
Hoje a Virgem dá à luz ao Eterno  / e a terra é uma gruta ao Inacessível. / Os Anjos e os Pastores louvam-No / e os Magos com a estrela avançam. / Pois para nós nasceste Menino, // o Deus Pré-eterno. 
 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

TRISÁGION

Vós que fostes batizados em Cristo, 
de Cristo vos revestistes. Aleluia! (3x)

Glória ao Pai  e ao Filho e ao Espírito Santo, 
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

De Cristo vos revestistes. Aleluia!

Prokímenon Tom 8

Refrão: Todos os habitantes da terra Te adorem 
e cantem em Teu louvor.

Verso: Aclamai a Deus todos os habitantes da terra. 

Gálatas 4:4-7

4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. 

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Os céus publicam a glória de Deus
e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Um dia ao outro transmite esta mensagem
e uma noite à outra a comunica.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 2:1-12

1 Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: 2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. 3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; 4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5 Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. 7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; 8 e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. 9 Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. 11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. 12 Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

† † †



Homilia de Natal de São João Crisóstomo

Surpreende-me um novo e maravilhoso mistério! Meus ouvidos ressoam ante o hino dos pastores, que não entoam uma melodia suave, mas um hino celestial ensurdecedor. Os anjos cantam! Os Arcanjos unem suas vozes em harmonia! Os Querubins entoam cheios de alegria os seus louvores! Os Serafins exaltam a sua glória! Todos se unem para louvar, nesta santa festividade, surpreendendo-se ante o mesmo Deus aqui na terra, e o homem no céu.

Aquele que está acima, repousa aqui embaixo pela nossa salvação; e nós, que estávamos abaixo, somos exaltados pela divina misericórdia. Hoje Belém se torna semelhante aos céus, escutando - lá das estrelas - os cânticos das vozes angelicais e, no lugar do sol, presencia o surgimento do Sol da Justiça.

Não perguntem como isto é possível, pois quando Deus quer, a ordem da natureza é alterada. Porque Ele quis, teve o poder para descer. Ele salvou. Tudo se moveu em obediência a Deus. Hoje, Aquele que É, nasce. E, Aquele que É, converte-se no que não era. Pois, quando era Deus, Se fez homem sem deixar de ser Deus…

E assim os reis chegaram, vendo o Rei celestial que veio a terra, sem trazer anjos nem arcanjos, nem tronos nem dominações, nem poderes nem principados, mas iniciando um novo e solitário caminho, a partir de um seio virginal. E, não obstante, não se esqueceu de seus anjos, não os privou de seu cuidado, porque, por Sua encarnação, não deixou de ser Deus.

E, vejam só: os reis chegaram para servir o Chefe dos exércitos celestiais; as mulheres vieram para adorá-Lo, pois Ele nasceu de uma mulher, para que as dores do parto se tornassem alegria; as virgens, ao filho da Virgem… 

Os pequeninos vêm adorá-Lo, pois se fez pequeno, e da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor; as crianças, à criança que levantou mártires pela matança de Herodes; os homens, Àquele que se faz homem para curar as misérias de seus servos. Os pastores, ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas; os sacerdotes, Àquele que se faz Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec; os servos, Àquele que tomou a forma de servo para abençoar nosso trabalho com a recompensa da liberdade (Fil 2,7); os pescadores, ao Pescador da humanidade; os publicanos, Àquele que, estando entre eles, os escolheu e nomeou evangelistas; as mulheres pecadoras, Àquele que enxugou as lágrimas da mulher pecadora arrependida; e para que eu também, assim, pudesse abraçá-Lo, todos os pecadores vieram para ver o Cordeiro de Deus que carrega sobre Si os pecados do mundo.

Por isso, todos se regozijam, e eu também quero regozijar-me. Desejo participar desta dança e deste coro para celebrar esta festa. Tomo, porém, meu lugar, não tocando uma harpa nem trazendo uma lâmpada, mas abraçando o madeiro de Cristo. Porque este é a minha esperança! Este é minha vida! Este é a minha salvação! Este é meu canto, minha harpa! E, trazendo-o em meus braços, venho diante de vós, tendo recebido o poder e o dom da palavra, e com os anjos e os pastores, canto:

Glória a Deus nas alturas, paz sobre a terra, benevolência entre os homens!

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário