sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

31ª Sexta-feira Depois de Pentecostes


08 de Janeiro de 2021 (CC) 26 de Dezembro de 2020 (CE)
Sinaxys da Santíssima Mãe de Deus
Hieromártir Euthymius, Bispo de Sardes (†840)
Tom 5

No segundo dia da Natividade, a Igreja Cristã dá glória e ação de graças à Santíssima Theotokos, que deu à luz ao nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo.
Esta festa é chamada "Synaxis", porque neste dia todos os Fiéis se reúnem para glorificar à santíssima Theotokos, e celebrar solene e universalmente uma festa em sua honra.
Hieromartir Euthymius, bispo de Sardes  
O Hieromartyr Euthymius, Bispo de Sardes, durante o período do reinado do Imperador Bizantino Constantino Porphyrogenitos (780-797) e da Imperatriz Irene (797-802), foi escolhido Bispo de Sardes, por causa de sua vida virtuosa. Ele também esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico (787), no qual denunciou a heresia Iconoclasta. 
Quando o Imperador iconoclasta Nicéforo I (802-811) subiu ao trono, São Euthymius e outros hierarcas Ortodoxos foram banidos para a ilha de Patalareia, onde permaneceram por um longo tempo. Trazido do exílio pelo Imperador Leão V (813-820), o bispo corajosamente denunciou a heresia Iconoclasta, e eles o mandaram para o exílio para a cidade de Assia. O imperador, Miguel II, o Stammerer (820-829), tentou fazê-lo renunciar à veneração dos ícone-venes, mas sem sucesso.

Em seguida, o santo Mártir foi açoitado e banido para a ilha de Creta. Miguel foi sucedido no trono pelo Imperador Iconoclasta Teófilo (829-842), por cuja ordem Santo Euthymius foi submetido a cruéis torturas. Santot Euthymius adormeceu no Senhor vários dias após as torturas.

Santo Euthymius também é comemorado em 8 de Março.

 
Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 2:11-18

11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Mateus 2:13-23

13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. 17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem. 19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. 21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário