sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

32ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

15 de Janeiro de 2021 (CC) 02 de Janeiro (CE)
São Silvestre Papa de Roma; São Serafim de Sarov; Santa Juliana de Lazarevo
Tom 6




Silvestre nasceu em Roma, e desde sua juventude teve instrução secular e na fé de Cristo. Ele sempre conduziu sua vida de acordo com os mandamentos do Evangelho. Beneficiou-se muito da instrução de Timóteo, o Sacerdote, cuja morte por causa da Fé fora testemunhada pelo próprio Silvestre. Observando o exemplo do sacrifício heroico de seu professor, foi imbuído com tal espírito durante toda a sua vida. Tornando-se bispo de Roma aos trinta anos, Silvestre reformou certos costumes cristãos. Por exemplo: Ele dispensou o jejum aos sábados, praticado por muitos cristãos até então, e ordenou que o jejum fosse observado somente no Sábado Santo e Grande, assim como nos sábados que caíam nas temporadas de jejum. Por suas orações e milagres, Silvestre ajudou a trazer o Imperador Constantino e sua mãe Helena à verdadeira Fé e ao batismo. Com a imperatriz Helena participou na busca da Honorável Cruz. Ele governou a Igreja de Deus por vinte anos. Sua vida terrena terminou honradamente e entrou no Reino Celestial.
São Serafim de Sarov 
Nasceu em 1759 em Kursk, na Rússia como Prokhor Moshnin. Filho de um construtor, tendo uma educação de classe média. Embora estudioso em sua juventude (o que lhe garantia um futuro brilhante), foi capaz de se candidatar a monge, em Sarov, com o nome de Serafim, e passava os dias a estudar as Escrituras e outros escritos antigos da Igreja. Ficou muito doente e acamado de 1780 a 1783, mas continuou seus estudos mesmo na cama e recebeu várias aparições da Virgem Maria em 1793. Serafim celebrava a Liturgia diariamente, o que era não comum no seu tempo. Em 1794 se tornou um eremita na floresta perto do monastério de Sarov, onde passou 16 anos. 
Em 1804 apanhou muito, com o seu machado, de ladrões que o deixaram para morrer. Serafim se arrastou por horas até o mosteiro; ficou 5 meses se recuperando e passou o resto de sua vida se apoiando em uma bengala para caminhar. Ele viveu no topo de uma pedra, e mais tarde numa cela por ele construída com paredes sem janelas. Convidado para ser o Abade da Abadia de Sarov, em 1807, não aceitou e passou 3 anos sem falar uma palavra como auto penitencia. 
Em 1810 sua saúde se deteriorou a ponto de não conseguir viver na floresta, e  teve de retornar para a Abadia de Sarov, e lá viveu como ermita em sua cela. 
Em 1832 teve uma visão da Vigem Maria na qual lhe dizia para retornar ao  mundo e oferecer aos outros o benefício de sua sabedoria. São Serafim atraiu seguidores e discípulos, e passou a ser chamado de “Starets”, que em russo significa ” mestre (pai) espiritual”. Ensinou monges e monjas. Vários dos seus ensinamentos foram publicados no Ocidente e no Mosteiro de Diveyev,  onde  teve uma visão que foi presenciada pelas monjas do Mosteiro. 
Entre um sem número de curas que efetuava apenas com sua benção, ele curou Nicholau Motovilov. Esta cura foi notável porque fez com que o beneficiário escrevesse as conversas que ele teve com São Serafim, uma delas na presença do Divino Espírito Santo. Este trabalho foi publicado em inglês em varias edições.  Em uma de suas narrativas, Motovilov fala de como São Serafim, pela graça do Espírito Santo, fora transfigurado em sua presença, onde seu o corpo do santo se transformara em pura luz Divina - um fenômeno presenciado em homens e mulheres santas, tanto no Ocidente como no Oriente: 
"Uma radiação espiritual que se manifestava como uma luz cegante, o rodeava", escreveu Motovilov. 
Em seus ensinamentos, Serafim enfatizava ser o Espírito Santo a Fonte de luz que transfigurava a alma dos místicos. Ele também ensinava a importância do servir e da pobreza. Em janeiro de 1833, foi encontrado morto no chão de sua cela com suas roupas queimadas por uma vela que havia caído de suas mãos e com a face voltada para o ícone da Virgem na parede de sua cela. Foi canonizado em 1903 pela Igreja Ortodoxa Russa.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Pedro 1:1-2, 10-12; 2:6-10

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 10 Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, 11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo havia de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. 12 Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar. 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 8 e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.

Marcos 12:1-12

1 Então começou Jesus a falar-lhes por parábolas. Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. 2 No tempo próprio, enviou um servo aos lavradores para que deles recebesse do fruto da vinha. 3 Mas estes, apoderando-se dele, o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias. 4 E tornou a enviar-lhes outro servo; e a este feriram na cabeça e o ultrajaram. 5 Então enviou ainda outro, e a este mataram; e a outros muitos, dos quais a uns espancaram e a outros mataram. 6 Ora, tinha ele ainda um, o seu filho amado; a este lhes enviou por último, dizendo: A meu filho terão respeito. 7 Mas aqueles lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e a herança será nossa. 8 E, agarrando-o, o mataram, e o lançaram fora da vinha. 9 Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e destruirá os lavradores, e dará a vinha a outros. 10 Nunca lestes esta escritura: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; 11 pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos? 12 Procuravam então prendê-lo, mas temeram a multidão, pois perceberam que contra eles proferira essa parábola; e, deixando-o, se retiraram.

† † †


COMENTÁRIO


Uma das realidades mais tristes narrada pelas Santas Escrituras está no Evangelho de São João quando este diz:  

“Veio para aqueles que eram seus, e os seus não o receberam”.

Deus foi rejeitado por Adão e agora, também por aqueles, em favor dos quais tantas maravilhas operou e tantos benefícios inenarráveis concedeu. Estamos falando da nação de Israel, povo com o qual o Senhor Deus fizera no passado uma Aliança, por meio de Moisés. Este povo se comportou como uma mulher adúltera, traindo esta aliança e indo após outros deuses. Profetas lhes foram enviados: a uns insultaram e perseguiram, e a outros mataram. Enfim, o próprio Deus vem a eles para servi-los, e no entanto, eles Lhe dão um tratamento pior do que deram aos profetas. Em sua ira Deus desfaz a Aliança com o povo de Israel e a estabelece com todas as outras nações da terra, ou seja, com todos aqueles que em qualquer nação acolham a Sua palavra, transmitida pelos santos Apóstolos. A estes que O recebem, Ele os ajunta em uma só massa e os chama de “minha Igreja”, ou seja ― “o meu povo escolhido”.

Assim, a tristeza da pena de São João se transforma em alegria quando diz:

“... mas, a todos os que o receberam, deu-lhes o poder de serem gerados filhos de Deus”.


Padre Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO

Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra. Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário