domingo, 3 de janeiro de 2021

Domingo Anterior à Natividade de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo

PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE
03 de Janeiro de 2021 (CC) 21 de Dezembro de 2020 (CE)
S. Juliana de Nicomédia, mártir e com ela 500 homens e 150 mulheres  († 304);
Repouso de São Pedro, região metropolitana de Toda a Rússia (1326).
Novo Hieromartir Michael sacerdote (1918).
Novo Hieromartir Sérgio diácono (1937).
Novo Hieromartir Nicetas, bispo de Belevsk (1938).
Novo Hieromartir Leontius diácono (1940).
St. Juliana, princesa de Vyazma (1406).
Abençoado procópio de cesareia de Vyatka, enganar-de-Cristo (1677).
São Philaret (Teodósio, no esquema), metropolita de Kiev (1857).
Mártir Theomistocles de Mira, na Lícia (251).
São Macário, o mais Rápido, o Abade do Khakhuli Mosteiro (11º c.)Geórgia).
Santo Antônio II-Os Catholicos da Geórgia (1827) (Geórgia).
Descoberta das relíquias (1950) de Novo para o Monge mártir Efraim de Nea Makri (1426).
Jejum da Natividade
Tom 5



Santa Juliana era natural de Nicomédia. Filha de pais abastados, viveu durante os anos de Maximiano. Seus pais eram pagãos e Juliana, por isso, mantinha em segredo sua fé cristã. Sem consultá-la, seus pais a prometeram em casamento a um idólatra membro do Senado de nome Eleusius. Juliana não pretendia casar-se e lhe disse então que não se casaria a menos que ele obtivesse uma alta posição no governo. 
E quando isto aconteceu, novamente lhe impôs uma condição: deveria renunciar a adorar os ídolos e converter-se à fé cristã. Eleusius comunicou então ao pai de Juliana, pedindo-lhe que intercedesse junto a filha. O pai tentou persuadi-la de abandonar sua fé. Eleusius, seu noivo, percebendo, porém que isto seria impossível, entregou-a ao governador para que fizesse valer o que ordenava as leis para esses casos. Este, diante de mais um fracasso, ordenou que Juliana fosse torturada. E, depois de lhe queimarem o rosto com um ferro quente, disseram-lhe:  
«Vá agora te olhar num espelho e orgulhar-te de tua formosura!» 
Juliana, com voz serena, respondeu: 
«No dia da ressurreição, já não existirão feridas nos rostos, tão pouco queimaduras. Nesse dia, existirão apenas as feridas nas almas, causadas pelos pecados. Por isso, prefiro estas feridas agora em meu rosto, que são provisórias, às da alma, que serão eternas».  
E depois de suportar muitos tormentos a jogaram num forno. Pela graça de Deus, porém, o fogo se apagou ao contato com seu corpo. Ao presenciar este milagre cerca de quinhentos homens e cento e cinqüenta mulheres creram em Cristo e, por sua fé, foram mortos por decapitação. Depois de suportar grandes sofrimentos impostos por múltiplas formas de torturas, Santa Juliana foi decapitada no ano 299. 
São Pedro, Metropolita de Moscou 
São Pedro, Metropolita de Moscou, nasceu em Volínia dos pais piedosos Feodor e Evpraksia. Mesmo antes do nascimento de seu filho, o Senhor revelou a Evpraksia a abençoada pré-chosenness de seu filho. Aos 12 anos de idade, o jovem Pedro entrou em um mosteiro. Ele estudou com sucesso as ciências dos livros daquela época e cumpriu ansiosamente suas obedências monásticas. O futuro santo dedicou muito tempo a um estudo atento das Sagradas Escrituras e aprendeu iconografia. Os ícones, escritos pelo monge Pedro, foram distribuídos aos irmãos e aos cristãos que visitavam o Mosteiro. Por causa de sua vida virtuosa e ascética, o hegúmeno do mosteiro tinha o monge Pedro ordenado à dignidade do sacerdócio. Depois de alguns anos de obras ascéticas no mosteiro, o priestmonk Pedro, tendo obtido a bênção do hegumen, deixou o mosteiro em busca de um lugar solitário. No Rio Rata, ele fez uma cela e começou a perseguir ascetismo em silêncio. Mais tarde, neste lugar de suas façanhas ascéticas foi formado um mosteiro, chamado de Novodvorsk. Uma igreja em nome do Salvador foi construída para os monges que chegaram. Escolhido como hegúmeno, São Pedro guiou seus filhos espirituais, nunca se irritando com um monge culpado, mas sim pela palavra e pelo exemplo ele instruiu os irmãos. O virtuoso hegúmeno e asceta tornou-se conhecido muito além dos limites do Mosteiro. O príncipe de Galich Yuri l'vovich vinha frequentemente ao mosteiro para ouvir a orientação espiritual do Santo asceta.   
Uma vez o Metropolita Vladimir Maxim visitou o mosteiro, em suas viagens pela terra russa com palavras de instrução e edificação. Tendo recebido a bênção de São Maxim, São Pedro ofereceu – lhe como presente em troca de uma imagem escrita por ele da Uspenie (Dormição) da mãe MostHoly de Deus-diante da qual são Maxim até o final de seus dias orou pela salvação da terra russa que lhe foi confiada por Deus. Quando o Metropolita Maxim morreu, a cátedra Vladimir permaneceu por um certo tempo desocupada. A grande ascensão de Vladimir – - nesta época era São Miguel de Tver (Comm. 22 de novembro), - despachado para o Patriarca de Constantinopla seu associado escolhido de mente semelhante ao hegúmeno Gerontii com uma petição para que ele fosse elevado a metropolita da Rússia.   
Por sugestão do Príncipe gálico Iuri, hegúmeno Pedro também partiu para o Patriarca de Constantinopla para considerar a Catedral de Hierarca. Deus escolheu São Pedro para alimentar a Igreja Russa. A mãe de Deus apareceu a Gerontii, navegando no meio do Mar Negro durante a noite durante uma tempestade, e disse: "em vão você se esforça, a dignidade hierárquica não é atribuído a você. Aquele que me escreveu sobre o ícone, O proporcional Hegúmeno Pedro, será elevado ao trono do Metropolita russo". As palavras da mãe de Deus foram plenamente cumpridas: o Patriarca de Constantinopla Atanasias (1289-1293) com um concílio elevou São Pedro ao Metropolita russo, concedendo-lhe as vestes hierárquicas, o bastão e o ícone, trazidos por Gerontii. Após o seu regresso à Rússia em 1308, o Metropolita Pedro, após o decorrer de um ano, chegou a Kiev e, em seguida, seguiu para Vladimir.  
O chefe Hierarca foi testado por muitos julgamentos durante os seus primeiros anos de condução do metropolitano russo. Em seu sofrimento sob o jugo tártaro (Mongol), a terra russa estava em tumulto, e São Pedro era muitas vezes obrigado a mudar o lugar de sua residência. Durante este período particularmente importantes foram os trabalhos e preocupações do Santo para afirmar a verdadeira fé e moralidade no Reino. Durante este tempo de constante viagem por toda a diocese, ele incessantemente instruiu o povo e o clero sobre a preservação estrita da piedade cristã. Os príncipes conflituosos que ele convocou para amar a paz e a unidade.  
No ano de 1312, o Santo fez uma viagem à Horda, onde recebeu do khan uzbeque um édito, guardando os direitos do clero russo. 
Em 1325 o Metropolita Pedro, a pedido de Ivan Kalita (1328-1340), transferiu a cátedra Metropolitana de Vladimir para Moscou. Este evento teve um grande significado para toda a terra russa. São Pedro previu profeticamente a libertação do jugo tártaro e o futuro surgimento de Moscou como o centro de toda a Rússia.  
Por sua bênção, em agosto de 1326, no Kremlin de Moscou, foi colocada a fundação da catedral em honra do Uspenie (Dormição) da mãe MostHoly de Deus. Foi uma bênção profundamente simbólica do chefe-Hierarca da terra russa. Em 21 de dezembro de 1326, São Pedro morreu para Deus. O Corpo Santo do Santo foi enterrado na Catedral de Uspensk em uma cripta de pedra, que ele mesmo havia preparado. Muitos milagres foram feitos através das orações do Santo. Muitas curas foram feitas secretamente, o que testemunha a profunda humildade do santo mesmo depois da morte. A profunda veneração do chefe-Hierarca da Igreja Russa foi afirmada e espalhada por toda a terra russa. Em 1339, 13 anos mais tarde sob o comando de Sainted Theognost (Comm. 14 de Março), São Pedro foi enumerado nas fileiras dos Santos. E no túmulo do Santo, os príncipes beijaram a cruz como um símbolo de fidelidade à grande cidade de Moscou. Como um protetor particularmente venerado de Moscou, São Pedro foi chamado como testemunha na elaboração de tratados governamentais. O povo Novgorod, que antes tinha o direito de escolher seu próprio bispo de Santa Sofia, após sua anexação a Moscou sob Ivan III, prometeu com um juramento estabelecer seus arcebispos apenas no túmulo do Santo Pedro, o prodígio. E foi na sepultura do Santo que os chefes-hierarcas russos foram nomeados e escolhidos.  
As crônicas russas fazem menção dele constantemente, e nenhum empreendimento significativo do Estado foi iniciado sem a oração no túmulo de São Pedro. Em 1472 e 1479 foi feita uma transferência das relíquias de São Pedro. Em memória destes eventos, as festas foram estabelecidas para 5 de outubro e 24 de agosto.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (8)

João 20:11-18

Mas Maria ficou parada e chorando do lado de fora da sepultura, e, enquanto ela chorava, curvou-se, e olhou dentro do sepulcro, e viu dois anjos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que tu choras? Ela lhes disse: eles levaram o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram. E ela, tendo dito isso, voltou-se para trás, e vê Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que tu choras? A quem procuras? Ela, supondo que fosse o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde tu o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria. Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer, Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas porque eu ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com meus irmãos, e dize-lhes: Eu subo para meu Pai, e vosso Pai; e para meu Deus, e vosso Deus. Maria Madalena foi e contou aos discípulos que ela vira o Senhor, e que ele lhe falara essas coisas.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição 
Fiéis, cantemos e adoremos o Verbo / Co-Eterno ao Pai e ao Espírito Santo, / nascido para nossa salvação, da sempre Virgem Maria, / pois Ele aceitou livremente sofrer a morte na Cruz/ para dar a vida a todos os mortos, //pela Sua gloriosa Ressurreição.

Glória ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo

Kondákion da Ressurreição
Tu, ó meu Salvador, desceste ao Inferno, / e despedaçaste os portões, como Todo-Poderoso, / e como Сriador, ressuscitaste os mortos, / e destruíste, ó Cristo, o aguilhão da morte, / e libertou Adão da maldição, ó Tu Que amas a humanidade. / Por isso, nós todos clamamos: // Salva- nos, ó Senhor.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Prokímenon

Refrão: Tu nos guardas, Senhor,
E nos livras da vingança eterna. (Sl. 11:8)

Versículo: Salva-nos, Senhor, pois não há mais santos. (Sl. 11:1)

Hebreus 11:9-10;17-23;32-40

Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. 

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Eu cantarei eternamente as Tuas misericórdias, Senhor;
Anunciarei a Tua verdade de geração em geração.

Pois disseste: "A misericórdia elevar-se-á como um edifício eterno E nos céus a Tua verdade será solidamente estabelecida".

Mateus 1:1-25

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia. E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES DA IGREJA



Em poucas palavras, porém cheias de realismo, o evangelista São Mateus descreve o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pelo qual o Filho de Deus, eterno antes do tempo, apareceu no tempo como Filho do homem. Conduzindo o evangelista à sucessão genealógica, partindo de Abraão até chegar a José, o esposo de Maria, e enumerar – conforme o modo costumeiro de narrar às gerações humanas – a totalidade seja dos genitores como dos gerados, e dispondo-se a falar do nascimento de Cristo ressaltou a enorme diferença que existe entre ele e os demais nascimentos: os outros nascimentos ocorrem através da união normal do homem e da mulher, enquanto que ele, por ser o Filho de Deus, veio ao mundo através de uma Virgem. E era conveniente sob todos os aspectos que Deus, ao decidir tornar-se homem para salvar os homens, não nascesse senão de uma virgem, pois era impensável que uma virgem não gerasse a nenhum outro, senão a um que, sendo Deus, ela o gerasse como Filho.

Eis que, disse o profeta, a Virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel (que significa “Deus conosco”). O nome que o profeta dá ao Salvador, “Deus conosco”, indica a dupla natureza de sua única pessoa. Na verdade, aquele que é Deus nascido do Pai antes de todos os séculos, é o mesmo que, na plenitude dos tempos, tornou-se, no seio materno, no Emanuel, isto é, em “Deus conosco”, porque se dignou assumir a fragilidade de nossa natureza na unidade de sua pessoa, quando a Palavra se fez carne e habitou entre nós, isto é, quando de modo admirável começou a ser o que nós somos, sem deixar de ser o que era, assumindo de tal forma nossa natureza que não ficasse obrigado a deixar de ser o que ele era.

Maria deu à luz, pois, a seu filho primogênito, isto é, ao filho de sua própria carne. Deu à luz aquele que, antes da criação, nasceu Deus de Deus, e na humanidade, na qual foi criado, superava superabundantemente a toda criatura. E ele lhe pôs, diz, o nome de Jesus. Jesus é o nome do filho que nasceu da Virgem; nome que significa – conforme a explicação angélica – que ele salvaria o seu povo dos seus pecados. E aquele que salva dos pecados salvará da mesma forma das corruptelas da alma e do corpo, que são sequela do pecado.

A palavra “Cristo” designa a dignidade sacerdotal ou régia. Na lei, tanto os sacerdotes como os reis eram chamados “cristos” pela crisma, isto é, pela unção com o óleo sagrado: Eram um sinal de alguém que, ao manifestar-se no mundo como verdadeiro Rei e Pontífice, foi ungido com o óleo de júbilo entre todos os seus companheiros.

Devido a esta unção ou crisma, é chamado Cristo; aos que participam desta unção, ou seja, desta graça espiritual, são chamados de “cristãos”. Que ele, por ser nosso Salvador, nos salve de nossos pecados; enquanto Pontífice nos reconcilie com Deus Pai; na sua qualidade de Rei, digne-se conceder-nos o reino eterno de seu Pai, Jesus nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina e é Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.

São Beda, o Venerável (Séc. VIII)
 
† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário