sábado, 9 de janeiro de 2021

Sábado Depois da Natividade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

09 de Janeiro de 2021 (CC) 27 de Dezembro de 2020 (CE)
31º Sábado Depois de Pentecostes
Ss. Estêvão, Protomártir e Arquidiácono (Séc. I); 
Mártir Teodoro e o Confessor Teófanes, os Marcados.
Tom 5


 

Estêvão era parente do Apóstolo Paulo e um dos judeus que viviam em ambiente helênico. Também foi o primeiro dos sete diáconos que os santos Apóstolos ordenaram para o serviço dos pobres em Jerusalém. É por isso que ele é chamado de Arquidiácono (o primeira, ou chefe). Pelo poder de sua fé, Estêvão operou muitos prodígios entre o povo. Os judeus que com ele entravam em disputa, sempre terminava confundidos por sua sabedoria e pelo poder do Espírito, que agia por meio dele.  
O embaraço e o vexame sofridos por estes judeus, fizeram com que, lançando mão de calúnias e difamações, excitassem o povo e os líderes contra este homem inocente. Acusavam Estêvão de ter blasfemado contra Deus e contra Moisés, e constituíram falsas testemunhas para apoiarem suas afirmações caluniosas. Quando apresentaram Estêvão perante o povo, todos viram o seu rosto "como o rosto de um anjo": ou seja, a sua face estava iluminada pela luz da graça, como foi o semblante de Moisés, quando falava com Deus. 
Estêvão abriu a boca e falou de obras múltiplas e maravilhas de Deus, realizadas no passado para o povo de Israel, e também das transgressões e oposição múltiplas do povo de Deus. Particularmente os acusara de ter matado o Cristo, o Senhor, chamando-os de "traidores e assassinos" (Atos 07:52). Enquanto eles rangiam os dentes, Estêvão olhou e viu os céus abertos e a glória de Deus, e falou com os judeus do que viu: 
"Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à mão direita de Deus" (07:56). 
Então, o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte. Entre seus assassinos estava o seu parente Saulo, mais tarde, o apóstolo Paulo. 
Naquela época, a Santíssima Mãe de Deus estava em pé sobre uma rocha, a uma distância com São João, o Teólogo, e testemunhou o martírio deste primeiro mártir da verdade do seu Filho e Deus, e ela orou por Estêvão Isso aconteceu exatamente um ano após a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O corpo de Santo Estêvão foi secretamente enterrado por Gamaliel em sua própria sepultura. Ele era um príncipe judeu e um cristão em secreto. Assim, este primeiro dos mártires de Cristo teve um fim glorioso e entrou no Reino de Cristo, nosso Deus.
Comemoração de Santo Estêvão 
Atos 6:8-15; 7:1-5, 47-60
Mateus 21:33-42

Veneráveis Mártires Teodoro e Teófanes, Confessores, apelidados de "os Marcados".   
Teodoro e Teófanes eram irmãos de sangue, nascidos na Palestina e ambos eram bem educados na sabedoria secular e espiritual. Eles eram monges da comunidade de de São Savas, o Santificado, e mais tarde foram ordenados como presbíteros. Estes santos sofreram duramente sob três imperadores: Leão, o armênio, Michael Balbo e Teófilopor, por causa defenderem os ícones. 
O demente Theophilus os espancou com suas próprias mãos, depois ordenou que fossem marcados com ferro em seus rostos versos irônicos, por causa disto foram apelidados de "marcados". Os santos foram lançados na prisão na cidade de Apamea, na Bitínia. São Teodoro morreu na prisão no ano 833 d.C., em virtude de suas dores e feridas. Teófanes, gozou de liberdade durante o período dos Imperadores Teodoro e Miguel. Foi consagrado Metropolitana de Nicéia pelo Patriarca Metódio 
Estes dois veneráveis irmãos padeceram por Cristo e, por isto, receberam uma magnífica recompensa do Deus Imortal no Reino da Luz. 
 
Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 6:11-16 

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Mateus 12:15-21

Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas. E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e anunciará aos gentios o juízo. Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz; não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo; e no seu nome os gentios esperarão.
† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário