terça-feira, 5 de janeiro de 2021

31ª Terça-feira Depois de Pentecostes

05 de Janeiro de 2021 (CC) 23 de Dezembro de 2020 (CE)
Santos Dez Mártires de Creta, Teódulo, Saturnino, Efporos, Gelasio, Eunicio, Zotico, Pompio, Agatopus, Basilides e Evaristo  († c. 250)
Novo HieromartIr Basílio, Hieromártires Macário e João (1938);
São Theoctistus, Arcebispo de Novgorod (1310);
Venerável Niphon, bispo de Chipre (Séc. IV).
Venerável Paulo, bispo de Neo-Cesareia (Séc. IV);
St. Naum de Ochrid, Iluminador dos Búlgaros (910) (Bulgária);
Novo Hieromartyrs João Piankov e Nicholas Yakhontov, Presbíteros (1918);
Venerável Davi de Echmiadzin, na Armênia (693);
Venerável Niphon, bispo de Chipre (Séc. IV);
Novo Hieromartyr Paulo (Kratirov) bispo de Starobelsk;
São Egbert de Rathmelsigi (729) (Noruega, Reino Unido.).
Jejum da Natividade
(Azeite permitido)  
Tom 5



Quando foi publicado o Edito de Décio contra os cristãos, um cruel governador da Ilha de Creta deu início à perseguição. As vítimas mais distintas foram os dez mártires de Creta: Teódulo, Saturnino, Euporo, Gelásio, Euniciano, Zótico, Cleomenes, Agatopo, Basílides e Evaristo. Os três primeiros eram naturais de Cortina, a capital. Os juízes ordenaram-lhes oferecer sacrifícios para Júpiter, pois neste dia era celebrada a festa em sua honra. Eles reagiram, respondendo que jamais ofereceriam sacrifícios para um ídolo. O Governador então lhes disse: 
«Vós, que depreciais esta grande assembléia, na qual se rende culto ao todo-poderoso Júpiter, Juno, Rea e outras divinidades, vereis o poder dos deuses». 
Os mártires responderam que conheciam muito bem a lenda da vida de Júpiter, e que, seguramente, os que lhe consideravam uma divindade, deviam ter por virtude imitar os seus vícios. 
A multidão teria terminado ali mesmo com mártires, se o Governador não houvesse contido para submetê-los depois a tortura. Os três sofreram com grande alegria. Aos gritos da multidão, que os exortava a obedecer e oferecer sacrifícios para salvar-se, responderam: 
«Somos cristão e preferimos mil vezes morrer.» 
Finalmente, o Governador se deu por derrotado, condenando-os a morrer pela espada. Os mártires se dirigiram jubilosos ao lugar da execução, pedindo a Deus que se mostrasse misericordioso para com eles e toda a humanidade; e que dissipasse a treva da Idolatria entre seus compatriotas. A multidão se dispersou depois da execução. Os cristãos sepultaram com reverência os corpos dos mártires. 
Os Pais do Concílio de Creta (458) declarados em carta dirigida ao Imperador Leão, que a Ilha de Creta tinha sido preservada até então da heresia, graças ao intercessão destes santos mártires.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Hebreus 12:25-26; 13:22-25

25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus; 26 a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. 22 Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis estas palavras de exortação, pois vos escrevi em poucas palavras. 23 Sabei que o irmão Timóteo já está solto, com o qual, se ele vier brevemente, vos verei. 24 Saudai a todos os vossos guias e a todos os santos. Os de Itália vos saúdam. 25 A graça seja com todos vós. 

Marcos 10:2-12

2 Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3 Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? 4 Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. 5 Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 6 Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] 8 e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9 Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. 10 Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. 11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES DA IGREJA   


Este é E Um Grande Mistério

“Alguns fariseus se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram para pô-lo à prova: É lícito ao homem divorciar-se da sua mulher por qualquer motivo? Novamente os fariseus o colocam à prova, novamente aqueles que leem a lei não entendem a lei, novamente aqueles que se dizem intérpretes da lei necessitam de outros mestres. Não bastava com que os saduceus lhe tivessem estendido uma cilada a propósito da ressurreição, que os doutores lhe interrogassem sobre a perfeição, os herodianos a propósito do imposto, e outros sobre as credenciais de seu poder. Todavia há quem quer sondá-lo a respeito do matrimônio, a ele que não é suscetível de ser tentado, a ele que instituiu o matrimônio, a ele que criou todo este gênero humano a partir de uma primeira causa.

E ele, respondendo-lhes, lhes disse: Não lestes que o Criador no princípio os criou homem e mulher? Entendo que este problema que me tendes proposto – disse – diz respeito à estima e à honra da castidade, e requer uma resposta humana e justa. Pois observo que sobre esta questão existem muitos malpredispostos e que lisonjeiam ideias injustas e incoerentes.

Por que, que razão existe para usar de coação contra a mulher, enquanto que se é indulgente com o marido ao qual se deixa em liberdade? Realmente, se uma mulher houvesse consentido em desonrar o tálamo nupcial, ficaria obrigada a expiar seu adultério, penalizando-a legalmente com duríssimas sanções; por que, pois, o marido que tivesse violado com o adultério a fidelidade prometida a sua mulher, fica absolvido de toda condenação? Eu não posso de jeito nenhum dar a minha aprovação a esta lei; estou em completa discordância com esta tradição.

Aqueles que sancionaram esta lei eram homens, e por isso foi promulgada contra a mulher; e como colocaram aos filhos sob o pátrio poder, deixaram ao sexo frágil na ignorância e no abandono. Onde está, portanto, a equidade da lei? Um é o Criador do varão e da mulher, ambos foram formados do mesmo barro, uma mesma é a imagem, única a lei, única a morte, a mesma ressurreição. Todos fomos procriados a partir de um varão e de uma mulher: um e idêntico é o dever que têm os filhos para com os seus progenitores.

Com que cara exiges, pois, uma honestidade com a qual tu não correspondes? Como pedes o que não dás? Como podes estabelecer uma lei desigual para um corpo dotado de igual honra? Se te fixas na culpabilidade, pecou a mulher, mas também Adão pecou: a serpente enganou a ambos, induzindo-os ao pecado. Não pode dizer-se que um era mais fraco e o outro mais forte. Preferes insistir na bondade? Cristo salvou a ambos com sua paixão. Ou será que se encarnou somente para o homem? Não, também pela mulher. Padeceu a morte somente pelo homem? Também para a mulher proporcionou a salvação mediante a sua morte.

Porém, me dirás que Cristo é proclamado descendente da estirpe de Davi e talvez concluirás disto que aos homens lhes corresponde o primado de honra. Eu sei, porém não é menos certo que nasceu da Virgem, o que é válido igualmente para as mulheres. Serão, portanto – diz –, os dois uma só carne: Por isso, a carne, que é uma só, tenha igual valor.

Contudo, São Paulo – inclusive com o seu exemplo – concede à castidade caráter de lei. E o que é que diz e em que se fundamenta? Este é um grande mistério: refiro-me a Cristo e à Igreja. É bonito para uma mulher reverenciar a Cristo em seu marido; é igualmente bonito para o marido não menosprezar a Igreja em sua mulher. Que a mulher – diz – respeite ao marido, como a Cristo. Por seu lado, que o marido dê a sua esposa alimento e calor, como Cristo faz com a Igreja.”

São Gregório Nazianzeno, (Séc. IV)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário