terça-feira, 26 de janeiro de 2021

34ª Terça-feira Depois de Pentecostes


26 de Janeiro de 2021 (CC) 13 de Janeiro (CE)
Ss. Hermilo e Estratônico, mártires († c. 310)
Tom 8

 

As narrativas mais conhecidas sobre estes santos falam sobre seus martírios em Singidunum, próximo a Belgrado, na época do imperador Licinio. Santo Hermilo era diácono. Foi detido sob a acusação de ser cristão e enviado para a prisão com os maxilares destroçados. Na prisão um anjo o visitou e o consolou. Depois foi conduzido ao imperador e lá foi cruelmente açoitado seis homens. Parecia que não sentia dor nenhuma. Durante o tormento dirigiu a Deus uma oração que lhe foi respondida por uma voz que veio do Céu  prometendo-lhe triunfo depois de três dias. Assim que entrou na prisão entoava salmos, e as vozes celestiais o acompanhavam.  
No dia seguinte, infligiram novos suplícios, durante os quais não cessava de cantar sua felicidade. Diante de tudo isso, o carcereiro da prisão, chamado Estratônico, converteu-se. Denunciado ao imperador, Estratônico também foi condenado aos açoites. Na prisão, Estratônico ouviu a voz milagrosa que prometia o triunfo para o dia seguinte. Por fim, Hermilo compareceu diante do Juiz e sofreu novos suplícios. Estratônico e Hermilo foram então presos em uma rede e jogados no rio Danúbio. Três dias depois, seus corpos foram encontrados às margens do rio. Os fiéis recolheram os corpos e depositaram em um lugar próximo a Singidunum. Em Constantinopla existe uma igreja fundada por São Marciano e que é dedicada a Santo Estratônico. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 9:8-10; 15-23

Isto significando para o Espírito Santo que o caminho para o mais santo de todos ainda não se havia manifestado, enquanto o primeiro tabernáculo ainda estava de pé. Que foi uma figura para o tempo então presente, no qual eram oferecidos tanto dons como sacrifícios que não podiam aperfeiçoar o que realizava o serviço, em relação à consciência, que consistia apenas em comidas e bebidas, e diversas abluções, e ordenanças carnais, impostas sobre eles até ao tempo da reforma... E por isso ele é o mediador do novo testamento, para que por meio da morte, para redenção das transgressões cometidas debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, necessário é que venha a morte do testador. Porque um testamento só tem efeito após a morte dos homens, do contrário não tem força alguma, enquanto o testador vive. Pelo que nem o primeiro testamento foi dedicado sem sangue. Pois quando Moisés anunciou cada preceito a todo o povo segundo a lei, ele tomou o sangue dos novilhos e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto ao próprio livro como a todo o povo, dizendo: Este é o sangue do pacto que Deus ordenou para vós. Além disso, ele aspergiu com sangue tanto o tabernáculo como todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as coisas celestiais em si seriam purificadas com sacrifícios superiores a estes.

Marcos 8:22-26

E ele chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um homem cego, e pediram-lhe para tocá-lo. E ele tomou o homem cego pela mão, e o levou para fora da aldeia; e ele cuspindo nos seus olhos, e impondo suas mãos sobre ele, perguntou-lhe se ele enxergava alguma coisa. E ele, olhando para cima, disse: Eu vejo homens como árvores, andando.  Depois disto, ele colocou novamente suas mãos sobre os seus olhos, e o fez olhar para cima; e ele foi restaurado, e viu a cada homem claramente. E ele o mandou embora para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém da aldeia.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário