segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

33ª Segunda-feira Depois de Pentecostes


PRÉ-FESTA DA TEOFANIA
18 de Janeiro de 2021 (CC) 05 de Janeiro (CE)
Ss. Mártires Theopemptos (Bispo) e Theonas († 298); S. Synclética († 350)
Santo Profeta Miqueias, o Primeiro
Tom 7



O Hieromártir (Mártir Sacerdote) Theopemptos e Theonas.
 

Quando Diocleciano começou sua perseguição aos cristãos, Theopemptos, bispo de Nicomédia, estava entre os primeiros a sofrer o martírio por Cristo. Theopemptos foi levado perante o Imperador, que o ameaçava com a pena de morte se ele não negasse Cristo. À essa ameaça, o corajoso bispo respondeu ao Imperador:

"Está escrito: Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma (Mateus 10:28). Ó Imperador, tu tens autoridade sobre o meu corpo, faça com ele o que quiser. "

Theopemptos, então, foi severamente espancado, privado de alimentação e torturado de várias maneiras. Finalmente, o Imperador convocou um certo mago, por nome Theonas, para que superasse este homem de Deus através da magia. Theonas diluiu o veneno mais potente em água e deu para Theopemptos beber. Theopemptos traçou o sinal da cruz sobre o copo e bebeu o veneno. Ao ver que o veneno não teve efeito sobre Theopemptos, Theonas virou-se para o Imperador e gritou: "Eu também sou um cristão, e prostro-me diante do Crucificado." Ambos foram condenados à morte no ano 298 dC: Theopemptos foi decapitado e Theonas foi enterrado vivo. Eles padeceram dignamente por Cristo e se tornaram cidadãos do Seu Reino.

Venerável Mãe Synclética 
Synclética era de origem macedônia e foi educada em Alexandria. Sendo uma rica e distinta donzela, teve muitos pretendentes, mas rejeitou todos eles e fugiu da casa de seus pais para um mosteiro, onde levou uma vida de disciplina pessoal rígida, vigília e oração por oitenta anos. Seus conselhos para as monjas sempre foram considerados verdadeiras pérolas espirituais, pelos quais o justo alcança elevada sabedoria, não por meio de livros, mas pelos sofrimentos, dores, diárias e noturnas, contemplação e comunicação com o mundo espiritual mais elevado do Divino. Sua alma assumiu a habitação nesse mundo superior no ano de 350 dC.

O Santo Profeta Miqueias, o Primeiro 
Miqueias foi contemporâneo do Profeta Elias. Ele previu a morte do pernicioso rei Acabe na batalha contra os assírios (I Reis 22; II Crônicas 18). 
Miqueias profetizou por via oral e não deixou nada escrito. Ele deve ser distinguido do outro profeta Miqueias (14 de agosto), que profetizou o nascimento do Senhor em Belém, e é autor de um dos livros proféticos.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORAS REAIS

1ª Hora (Prima)

Atos 13:25-33

Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés. Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação. Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se leem todos os sábados. E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galileia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.

Mateus 3:1-11

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

3ª Hora (Tércia)

Atos 19:1-8

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.

Marcos 1:1-8

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. E João andava vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

6ª Hora (Sexta)

Romanos 6:3-10

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Marcos 1:9-15

E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galileia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

9ª Hora (Nona)

Tito 2:11-14; 3:4-7

Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Mateus 3:13-17

Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

† † †

Bênção das Águas (Vésperas)

1 Coríntios 10:1-4

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

Marcos 1:9-11

E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.

† † †

REFLEXÃO

Fruto, fruto, é a única coisa que o Senhor busca em todas as árvores que vivem, as quais são chamadas de "homem". Bom fruto é um coração que ama a Deus e maus frutos é um coração amante de si mesmo. Tudo o mais que um homem possui e desfruta - posição, autoridade, honra, saúde, dinheiro e conhecimento - são apenas as folhas da árvore, "e toda árvore, pois que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo" (Mateus 3:10). Se, mesmo os povos não-cristãos valorizam boas ações mais do que palavras finas, quanto mais não deve ser esta a regra para os seguidores de Cristo. 

Em um conselho dos atenienses, em que estiveram presentes representantes dos espartanos, um homem idoso se mudou de uma bancada para outra, em busca de um lugar para sentar. Os atenienses zombavam dele por não achar um lugar para si. Quando o velho se aproximou dos espartanos, todos se levantaram e lhe ofereceram um assento. Ao ver isto, os atenienses elogiaram eloquentemente os espartanos. A isto os espartanos responderam: 

"Os atenienses sabem o que é bom, mas não fazer o bem." 

Quem executa boas ações se assemelha a uma árvore que produz bons frutos para o seu chefe de família. A fonte de bondade no homem é, um coração que ama um Deus bom.

Prologue de Ohrid

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário