sexta-feira, 6 de setembro de 2024

11ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

06 de Setembro de 2024 (CC) / 24 de Agosto (CE)
Santo Eutíquio, Hieromártir discípulo de São João, o Teólogo (séc. I);
Traslado das Relíquias de São Pedro, Metropolita de Kiev (14790
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 1



São João, o Teólogo, referindo-se ao que tem o genuíno Espírito de Deus dizia: 
«Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus» (1 Jo 4:2). 
Uma destas pessoas era Santo Eutíquio, discípulo de São João, o Teólogo, que provou reiteradamente em sua vida que era realmente uma pessoa de Jesus Cristo. Anunciou com muito vigor a palavra de Deus, colocou a baixo muitos templos pagãos, sofreu muitas torturas e padeceu durante um longo tempo na prisão. 
Finalmente, foi jogado no fogo, depois, deixado às bestas famintas, quando a mão de Deus se fez presente e um destes animais começou a falar com voz humana. Mas, ficaram ainda mais assombrados por não encontrarem, após tantas torturas, nenhum ferimento no corpo do santo. Por todos estes acontecimentos maravilhosos permitiram que ficasse em liberdade em sua cidade, Sebaste, onde mais tarde, entregou pacificamente o seu espírito a Deus.
Comemoração de São Pedro

São Pedro, Metropolita de Moscou, morreu em 21 de dezembro de 1326. (O relato sobre ele está localizado em 21 de dezembro). A primeira transferência de suas relíquias ocorreu em 1º de julho de 1472 – dia de festa então instituído. A segunda transferência das relíquias de São Pedro ocorreu após a consagração da Catedral de Uspensk (Dormição) – construída de novo – em 24 de agosto de 1479, e a festa de 1º de julho foi substituída. Também é conhecida a festa da aparição das relíquias de São Pedro (4 de agosto) - por ocasião da aparição à esposa de Ivan, o Terrível (1533-1584), - a czarina Anastasia (1547-1560). O Santo Pedro apareceu à czarina Anastasia e não permitiu que ninguém abrisse seu túmulo. Ele ordenou que o túmulo fosse selado e um dia de festa estabelecido. 
De São Pedro estão preservadas três epístolas. A primeira foi dirigida aos sacerdotes com uma exortação a prosseguirem dignamente o seu serviço pastoral e a cuidarem zelosamente dos seus filhos espirituais. Concluiu com um relato da lei da Igreja relativa aos padres viúvos: com o objetivo de protegê-los da reprovação e da tentação, ele os aconselhou a se estabelecerem em um mosteiro e a matricular seus filhos para educação e instrução em uma escola monástica. Na segunda missiva, o santo exortou os sacerdotes a serem verdadeiros pastores e não mercenários, e a se preocuparem com o fortalecimento de si mesmos com as virtudes cristãs e pastorais. Na terceira missiva, São Pedro exorta novamente os sacerdotes sobre as suas obrigações pastorais e exorta os leigos a cumprirem os mandamentos de Cristo.  
Proeminente nos assuntos Igreja-Estado, São Pedro, mesmo para seus contemporâneos, deu bons motivos para compará-lo com os Santos Basílio, o Grande, Gregório, o Teólogo, e João Crisóstomo. O principal esforço de São Pedro foi na luta por um Estado russo unificado e pela bênção de Moscou como unificador da terra russa.«O Espírito do Senhor repousa sobre Mim para pregar boas-novas aos humildes; enviou-me para reerguer o angustiado, proclamar a liberdade aos cativos, abrir a prisão aos aprisionados e proclamar um ano da graça do Senhor, o dia da vingança de nosso Deus e confortar todos os aflitos»(Isaías 61: 1-2). 
Leituras Comemorativas
Hebreus 7:26-8:2
João 10:9-16
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Coríntios 4:13-18

Fragmento 177 - Irmãos, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: “Cri, por isso falei”; também nós cremos, por isso também falamos, sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco. Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas.

Mateus 24:27-33, 42-51

Fragmento 100 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E Ele enviará os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não pensais. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá, e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios; virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário