28 de Setembro de 2024 (CC) / 15 de Setembro (CE)
Pós-festa da Exaltação da Cruz
São Nicetas, o Grande Mártir († 372)
Pós-festa da Exaltação da Cruz
São Nicetas, o Grande Mártir († 372)
Tom 4
O Santo e Hieromártir Nicetas era um Godo (uma tribo germânica). Ele nasceu e morou nas margens do rio Danúbio e padeceu por Cristo no ano de 372.
A fé cristã já estava amplamente disseminada por todo o território dos Godos, quando São Nicetas creu em Cristo e recebeu o Batismo pelas mãos do bispo gótico Theophilus, participante do Primeiro Concílio Ecumênico. Contudo, os Godos pagãos começaram a se opor à propagação do Cristianismo, o que resultou em conflitos internos.
Após a vitória de Fritigern, liderando um exército cristão e infligindo derrota ao pagão Athanarik, a Fé Cristã começou a se espalhar cada vez mais entre os godos. O bispo Wulfil, sucessor do bispo Theophilus, criou um alfabeto gótico e traduziu na língua gótica muitos livros sacerdotais.
São Nicetas trabalhou intensamente entre os seus colegas godos na difusão do Cristianismo. Por seu exemplo pessoal e palavras inspiradas, converteu muitos pagãos para a Fé Cristã. No entanto, Athanarik após sua derrota novamente conseguiu reunir suas forças, e retornou ao seu país alcançando sucesso em restabelecer seu antigo poder. Mantendo-se pagão, ele continuou odiando os cristãos e perseguindo-os.
São Nicetas, após ter sofrido muitas torturas, foi queimado vivo, morrendo no ano de 372. O amigo de São Nicetas, um cristão chamado Marianus, recuperou - à noite o corpo do mártir, - ileso pelo fogo e iluminado por uma luz milagrosa, e o sepultou na Cilícia. Posteriormente foi transferido para Constantinopla. Parte das relíquias do Grande Mártir Nicetas, foi posteriormente transferida para o mosteiro de Vysokie Dechany, na Sérvia.
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 4:1-5
Fragmento 130A - Irmãos, que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o Qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.
Mateus 23:1-12
Fragmento 93 - Naquela ocasião, falou Jesus à multidão, e aos Seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; e fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens, “Rabi, Rabi”. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque Um Só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque Um Só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque Um Só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário