terça-feira, 17 de setembro de 2024

13ª Terça-feira Depois de Pentecostes

17 de Setembro de 2024 (CC) / 04 de Setembro (CE)
São Bábilas, Hieromártir, Bispo de Antioquia († 250)
Santo Profeta Moisés, Aquele que Viu a Deus (séc. 1531 a.C.)
Santa Mártir Hermionia, Filha do Apóstolo Filipe, o Diácono (117)
Tom 3


São Bábilas foi o duodécimo bispo de Antioquia depois do Apóstolo São Pedro, ocupando esta Sé como seu bispo do ano 237 até o ano 250. O Historiador Eusébio de Cesaréia (340) em seu livro História Eclesiástica nos relata o seguinte conto acerca de São Bábilas:
«Quando o Imperador Romeno Filipe, sendo cristão, queria participar com a multidão na noite da Vigília Pascal das orações da Igreja e da Comunhão do Santo Corpo e Sangue do Senhor, o bispo o impediu por causa de seus muitos crimes e pecados que havia cometido, impondo-lhe a condição de que fizesse uma confissão pública e sincera de seus pecados e que se juntasse aos penitentes. O Imperador, então, atendeu à condição que o bispo lhe impunha».
São Bábilas era, portanto, conhecido por sua bravura, a quem São João Crisóstomo elogiou, dizendo: «Acaso poderia existir algum homem que São Bábilas pudesse ainda temer, após ter enfrentado o próprio imperador?»Com isso o Santo deu uma lição aos reis no sentido de que não tentassem estender a sua autoridade para além do que Deus permite, e aos homens da Igreja, por sua vez, deu um exemplo de como usar a autoridade que lhes é concedida.

Suas relíquias permaneceram em Antioquia até que os cruzados as roubaram, levando para o Ocidente. O mais provável é que estejam atualmente na cidade italiana de Cremona. A Igreja Ortodoxa celebra a sua memória em 4 de setembro, assim como a Igreja Maronita, enquanto a Igreja latina o comemora no dia 24 de Janeiro.
 
Tropárion de São Babylas, Tom 4: Partilhando os caminhos dos Apóstolos, / tu herdaste os seus tronos. / E pela prática da virtude, ó Inspirado por Deus, / encontraste o caminho para a contemplação divina; / e, ensinando retamente a Palavra da Verdade, / defendeste a Fé, mesmo com o derramamento de teu sangue. // Ó Hieromártir Babylas, rogue a Cristo Deus que salve nossas almas. 
Kondákion de São Babylas, Tom 4: Tu guardaste as poderosas virtudes da fé em teu coração, / e, assim, não temeste o tirano; // preserva-nos também, ó Hieromártir Babylas, bom servo de Cristo.
O Santo Profeta Moisés, Aquele que Viu a Deus 
Moisés foi um grande líder e legislador de Israel. Nasceu no Egito por volta do ano de 1550 a.C.. Durante seus primeiros 40 anos, viveu na corte do Faraó; depois, por mais 40 anos, viveu como um pastor, praticando a contemplação de Deus e do mundo; e nos seus restantes 40 anos, conduziu o povo Hebreu pelo deserto até a Terra Prometida. 
Moisés viu a Terra Prometida, mas não foi autorizado a nela entrar, pois pecara contra Deus (Números 20:12). Moisés repousou com a idade de 120 forte e vigoroso, sem nenhuma degeneração da saúde; ele era uma prefiguração de Cristo, de acordo com São Basílio, o Grande. Moisés apareceu do outro mundo, no Monte Tabor durante a Transfiguração do Senhor. De acordo com o testemunho de São João Clímaco, ele apareceu também para os monges do Mosteiro do Monte Sinai. 
Tropárion de São Moisés, Tom 2: Tu ascendeste aos píncaros das virtudes, ó Profeta Moisés; / e, assim, foste considerado digno de ver a glória de Deus. / E, graciosamente recebendo as Tábuas da Lei, / carregando contigo a graça da escrita, / fostes o honroso louvor dos profetas, // e um grande mistério de piedade. 
Kondákion, Tom 2: Hoje, o Coro dos Profetas se alegra com Moisés e Arão, / pois o cumprimento de suas profecias está em nosso meio. / A Cruz, pela qual nos salvaste, resplandece hoje. //Por suas orações, ó Cristo Deus, tem piedade de nós.
A Santa Mártir Hermiônia

A Santa Mártir Hermionia era filha do santo Apóstolo Filipe (Comm. 14 de novembro). Querendo ver o santo apóstolo João, o Teólogo, Hermionia com sua irmã Eutíquia, partiu para a Ásia (Ásia Menor) em busca do santo, mas durante a viagem souberam que o santo havia morrido. Continuando, as irmãs encontraram um discípulo de São Paulo chamado Petrônias e, copiando-o em tudo, tornaram-se seus discípulos. Santa Hermiônia, possuindo o dom da cura, prestou socorro a muitos cristãos e pelo poder de Cristo curava os enfermos.
 
Nesse período, o Imperador Trajano (98-117) guerreou contra os persas e veio com seu exército pela vila onde morava a santa. Quando informaram que Hermiônia era cristã, deu ordens para trazê-la até ele. A princípio, o Imperador, com admoestações casuais, procurou persuadir a santa a renunciar a Cristo. Quando isso não deu certo, ordenou que ela fosse golpeada no rosto longamente, mas ela suportou com alegria esse sofrimento. Além disso, ela foi consolada por uma visão do Senhor, sentado no trono do julgamento, à semelhança de Petrônias. Convencendo-se de que ela era inflexível em sua fé, Trajano a mandou embora. Hermionia mais tarde construiu um hospício no qual ela acolhia os doentes, curando suas enfermidades tanto do corpo quanto da alma. 
O sucessor de Trajano como imperador, Adriano, novamente ordenou que a santa fosse levada a julgamento por confessar a fé cristã. A princípio, o Imperador ordenou que ela fosse espancada sem piedade, depois perfuraram as solas de seus pés com pregos e, finalmente, a jogaram em um caldeirão com alcatrão fervente, estanho e enxofre. Mas a santa suportou tudo dando graças a Deus. E o Senhor lhe rendeu Sua misericórdia: O fogo se apagou, a lata escorreu e a santa permaneceu ilesa. Adriano, surpreso, foi até o local de tortura e tocou no caldeirão, para verificar se havia esfriado. Mas assim que tocou no caldeirão, queimou a pele da mão. Mas nem isso dissuadiu o torturador. Deu ordens para esquentar em brasa uma espécie de frigideira e colocar sobre ela a santa mártir. E aqui novamente aconteceu outro milagre. Um anjo do Senhor espalhou as brasas e queimou muitos que estavam ao redor do fogo. A santa permanecia na frigideira, como se estivesse na grama verde, cantando louvores ao Senhor. Descendo da frigideira, a santa mártir parecia disposta a oferecer sacrifício ao deus pagão Hércules. O imperador encantado deu ordens para levá-la ao templo idólatra. Quando, no entanto, a santa orou ali a Deus, um forte trovão foi ouvido, e todos os ídolos no templo pagão caíram e se despedaçaram. Furioso, o Imperador ordenou que Hermionia fosse levada para fora da cidade e decapitada. 
Dois servos - Theodoulos e Timóteo - foram encarregados de realizar a execução. Indo pelo caminho, eles queriam cometer iniqüidade contra a santa, mas no momento em que estavam pensando nisso, suas mãos murcharam. Então creram em Jesus Cristo e com arrependimento caíram aos pés de Santa Hermiônia. Rogaram-lhe que orasse ao Senhor, para que os chamasse a Si perante ela, o que aconteceu através desta oração. Depois disso, tendo orado, expirou também para o Senhor (+ c. 117).  

 
Oração Antes de Ler as Escrituras
 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

2 Coríntios 8:16-9:5

Fragmento 187 - Irmãos, graças a Deus, que pôs a mesma solicitude por vós no coração de Tito; pois aceitou a exortação, e muito diligente partiu voluntariamente para vós. E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no Evangelho está espalhado em todas as igrejas. E não só isto, mas foi também escolhido pelas igrejas para companheiro da nossa viagem, nesta graça que por nós é ministrada para glória do mesmo Senhor, e prontidão do vosso ânimo; evitando isto, que alguém nos vitupere por esta abundância, que por nós é ministrada; pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens. Com eles enviamos também outro nosso irmão, o qual muitas vezes, e em muitas coisas, já experimentamos ser diligente, e agora muito mais diligente ainda pela muita confiança que em vós tem. Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo. Portanto, mostrai para com eles, e perante a face das igrejas, a prova do vosso amor, e da nossa glória acerca de vós. Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos. Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos, a fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória. Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.

Marcos 3:13-19

Fragmento 12 - Naquela hora, Jesus subiu ao monte, e chamou para Si os que Ele quis; e vieram a Ele. E nomeou doze para que estivessem com Ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, e a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; e a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Canaanita, e a Judas Iscariotes, o que O entregou.

COMENTÁRIO

“E chamou a si os que ele mesmo queria...” O sacerdócio cristão não é nem deve ser uma projeção da vontade do homem. O verdadeiro sacerdote não é o que decide ser por escolha própria (mesmo que seja uma pessoa de virtudes e de serviços prestados a Igreja), mas aquele que obedece à Voz Daquele que lhe chama: este é o sentido do termo “vocação” (voz em movimento).

Estranho e misterioso é que entre os que Cristo escolhera estava Judas Iscariotes: Incompreensão para os homens, sabedoria de Deus. Judas representa o clérigo que tocado pela luz deixa-se possuir pelas trevas. Convidado a participar da Ceia Mística, e dela participando, não desiste dos seus propósitos ímpios. Judas nos chama a atenção para a nossa capacidade de desprezar a Luz e se deixar possuir pelas trevas. Ciente deste risco é que a Igreja decidiu estabelecer um jejum todas as quartas-feiras (pois este foi o dia em que Judas traiu Cristo) com o propósito de avaliarmos quais os reais intentos que impulsionam as nossas ações, a fim de que não sejamos enganados como o foi o infeliz Apóstolo.

Interessante é também perceber que Marcos faz destaque ao apelido que Cristo coloca nos irmãos Tiago e João: ele os chama de “Boanerges”, que quer dizer “Filhos do Trovão”, numa clara indicação ao temperamento explosivo e belicoso dos dois. Assim, Tiago e João se tornam o modelo daqueles que dominados por forças obscuras se deixam invadir pela Luz, transfigurando as paixões predominantes de suas naturezas decaídas em virtudes Divinas: Tiago mostra sua valentia não violenta ao enfrentar Herodes, ao suportar impassivelmente o martírio que lhe impôs o Tirano. João se torna o modelo do amor de Cristo presente nos homens e, assim como Tiago - sem esmorecer e nem perder o ímpeto - suporta dores e privações terríveis que lhes foram impostas pela grande perseguição do Imperador Décio. Eis, portanto, que diante de cada um de nós se apresentam a vida e a morte, a Luz e as trevas. Quais escolheremos?

Padre Mateus (Antonio Eça)

ORAÇÃO

Clamo a Ti, Senhor; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a Ti. Seja a minha oração como incenso diante de Ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde. Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios. Não permitas que o meu coração se volte para o mau, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes! Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores... Os meus olhos estão fixos em Ti, ó Soberano Senhor; em Ti me refugio; não me entregues à morte. Guarda-me das armadilhas que prepararam contra mim, das ciladas dos que praticam o mal.

Salmo 140(141): 1-5,8,9

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário