quinta-feira, 12 de setembro de 2024

12ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

 
12 de Setembro de 2024 (CC) / 30 de Agosto (CE)
Ss. Alexandre, João e Paulo, Patriarcas de Constantinopla († 328);
Traslado das Relíquias (1724) do Santo Príncipe, Alexandre Nevsky (1263). 
Tom 2



Os santos Alexandre, João e Paulo, patriarcas de Constantinopla, viveram em épocas diferentes, mas cada um deles entrou em conflito com as atividades dos hereges que procuravam distorcer os ensinamentos da Igreja. Santo Alexandre (325-340) foi um "coro-bispo" (bispo vigário) durante o período do primeiro patriarca de Constantinopla, Sainted Mitrophanes (315-325), e por causa da extrema idade do patriarca o substituiu no Primeiro Ecumênico Concílio de Nicéia contra os arianos (325). Após sua morte, São Mitrófanes instruiu em seu testamento para eleger seu vigário para o trono de Constantinopla. Durante esses tempos, Sua Santidade o Patriarca Alexandre teve que lutar com os arianos e com os pagãos. Certa vez, em uma disputa com um filósofo pagão, o santo disse-lhe: "Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, ordeno-te que te cales!", E o pagão de repente ficou sem voz. Quando ele gesticulou com sinais de reconhecimento de seus erros e afirmação da correção do ensinamento cristão, então seu discurso voltou a ele e ele acreditou em Cristo junto com muitos outros filósofos pagãos.

Santo Alexandre

O herege Ário foi punido com a oração de Santo Alexandre. O herege enganosamente concordou em entrar em comunhão com os ortodoxos, e o imperador São Constantino marcou um dia para receber Ário. A noite toda Santo Alexandre orou, implorando ao Senhor que não permitisse que o herege fosse recebido em comunhão com a Igreja. De manhã, quando Ário foi triunfante à igreja, cercado por conselheiros imperiais e soldados, ele foi atacado por uma doença na Praça Constantino - sua barriga explodiu e as entranhas caíram. 
Sua Santidade o Patriarca Alexandre, tendo trabalhado muito, morreu no ano 340 com a idade de 98. São Gregório, o Teólogo (ou Nazianzeno, Comm. 25 de janeiro) fez menção dele posteriormente em palavras de louvor ao povo de Constantinopla. 
São João, o Jejuador (582-595) é em particular lembrado pela Igreja em 2 de setembro (o relato sobre ele está localizado sob este título).
São João

São Paulo, cipriota de nascimento, tornou-se patriarca de Constantinopla (780-784) durante o reinado do imperador iconoclasta Leão IV, o Khazar (775-780), e era um homem virtuoso e piedoso, mas tímido. Vendo o martírio, que os ortodoxos suportaram por ícones sagrados, o santo escondeu sua ortodoxia e se associou aos iconoclastas. Após a morte do imperador Leão, ele quis restaurar a veneração por ícones, mas não conseguiu desde então, já que os iconoclastas ainda eram bastante poderosos. O santo percebeu que não estava em suas mãos guiar o rebanho, então ele deixou o trono patriarcal e foi secretamente para o mosteiro de São Floro, onde tomou o esquema. Ele se arrependeu de seu silêncio e associação com os iconoclastas e falou da necessidade de convocar o Oitavo Concílio Ecumênico para condenar a heresia dos iconoclastas. A seu conselho, foi escolhido para o trono patriarcal São Tarásios (784-806), na época um importante conselheiro imperial. O santo morreu como monge do esquema no ano 804. 
Traslado das Relíquias do Santo e Nobre Príncipe, Alexandre Nevsky. 
O santo nobre príncipe Alexander Nevsky (no esquema monástico Alexei) morreu na viagem de retorno da Horda Dourada, em Gorodtsa no Volga, em 14 de novembro de 1263, e em 23 de novembro (neste dia está localizado o relato sobre ele) em 1263 ele foi sepultado na Igreja Catedral do Mosteiro da Natividade, na cidade de Vladimir (lá está agora um memorial ao santo príncipe; outro memorial foi erguido na cidade de Pereslavl'-Zalessk).
 
A veneração a Santo Alexandre Nevsky teve início já em seu enterro, onde um grande sinal foi dado, pois, o santo moveu suas mãos e as postou no gesto da oração de absolvição. As relíquias do príncipe foram descobertas após uma visão ocorrida imediatamente antes da Batalha de Kulikovo no ano de 1380 e seu corpo estava incorrupto. Ele foi canonizado em 1547 e é comemorado em 23 de novembro, dia do seu sepultamento na Igreja do Mosteiro da Natividade. Por ordem de Pedro, o Grande, as relíquias de Nevski foram transportadas para a Lavra de Alexandre Nevski em São Petersburgo, onde elas permanecem até hoje, e uma segunda festa, em 30 de agosto, foi instituída para comemorar o evento. 
O nome do Defensor das fronteiras russas e Patrono dos Soldados é famoso longe das regiões da Rússia. Os numerosos templos dedicados a Santo Alexandre Nevsky em outros países comprovam seu prestígio. O mais famoso deles é a Catedral Patriarcal em Sofia, na Bulgária, a Catedral em Talinin, capital da Estônia e uma igreja em Tbilisi, capital da Geórgia.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

2 Coríntios 7:1-10

Fragmento 183 - Irmãos, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. Recebei-nos em vossos corações; a ninguém fizemos injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos. Não o digo para vos condenar, pois já tenho declarado que estais em nossos corações para juntos morrermos e juntos vivermos. Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: Por fora combates, temores por dentro. Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito; e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado a vosso respeito, enquanto nos referia as vossas saudações, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, de modo que ainda mais me regozijei. Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a minha carta, não me arrependo; embora antes me tivesse arrependido (pois vejo que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo), agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, a qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Marcos 1:29-35

Fragmento 5 - Naquela época, Jesus saiu da sinagoga e foi a casa de Simão e André com Tiago e João. A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo Lhe falaram a respeito dela. Então Jesus, chegando-Se e tomando-a pela mão, a levantou; e a febre a deixou, e ela os servia. Sendo já tarde, tendo-se posto o sol, traziam-Lhe todos os enfermos, e os endemoninhados; e toda a cidade estava reunida à porta; e Ele curou muitos doentes atacados de diversas moléstias, e expulsou muitos demônios; mas não permitia que os demônios falassem, porque O conheciam. De madrugada, ainda bem escuro, levantou-Se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.

† † †

HOMILIA

Eis aí o nosso Servidor, o Soberano que deixa o seu trono e palácio para nos servir, cuidando dos nossos corpos - quer após um dia exaustivo, no avançado da hora e apesar do seu cansaço físico - quer na madrugada, velando por nossas almas em oração ao Pai. Se assim o faz o Soberano, o que dizer de nós, seus súditos? Seguindo os passos do nosso Senhor, o Apóstolo Paulo em poucas palavras descreve a realidade do nosso serviço: “combate por fora e temores por dentro”. Por esta razão um Cristão Ortodoxo se apresenta para a Divina Liturgia trazendo uma vela acesa na mão para oferta-la a Deus: a chama aponta para a Luz que nos ilumina, e a cera que se consome, o sacrifício dos nossos corpos para que a chama da nossa fé ilumine o ambiente que nos envolve.

Padre Mateus (Antonio Eça)

ORAÇÃO

Tem piedade de mim, ó Deus, tem piedade de mim, pois em ti minha alma se refugia! Abrigo-me à sombra de tuas asas, até que passe a calamidade. Clamo a Deus, o Altíssimo, ao Deus que fará tudo por mim. Do céu, ele me envie a salvação, confundindo os que me perseguem! Meu coração está disposto, ó Deus, meu coração está disposto a cantar e salmodiar.  Desperta, minha alma! Harpa e cítara, despertai, pois quero despertar a aurora! Vou exaltar-te, Senhor, entre os povos, celebrar-te entre as nações, pois teu amor se eleva como os céus e tua fidelidade como as nuvens. Ó Deus, eleva-te sobre os céus e sobre toda a terra, com tua glória!
Salmo 56(57): 2-12

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário