15 de Setembro de 2024(CC) / 02 de Setembro (CE)
S. Mártir Mamas de Cesárea na Capadócia († 275),
S. Mártir Mamas de Cesárea na Capadócia († 275),
e seus pais, Ss. Mártires Theodotus e Rufina (Séc. III.).
Venerável João, o Jejuador, Patriarca de Constantinopla (595).
Venerável Antônio (1073) e Theodosius (1074) da Caverna de Kiev Caves.
Tom 3
Mamas (Mamede) nasceu de pais cristãos no ano 260. Seus pais, Teodoro e Rufina estavam na prisão quando de seu nascimento, e na prisão morreram em oração quando Mamas era ainda pequeno. O santo, tendo ficado órfão ainda muito cedo, foi adotado por uma mulher cristã de nome Amia que lhe proporcionou uma boa educação e amor maternal. Aos 15 anos, discutindo com idólatras, Mamas declarou publicamente a sua fé em Cristo sendo, por isso, cruelmente espancado. Depois, uma pedra foi atada ao seu pescoço e ele foi jogado ao mar. Mas, por intervenção Divina, Mamas foi salvo. Novamente foi apanhado e jogado ao fogo e depois às feras famintas, e de todas estas torturas foi milagrosamente preservado vivo. São Mamas morreu mais tarde, tendo seu abdômen sido traspassado por um tridente. A vida deste mártir recorda-nos as palavras evangélicas: «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mt 18,4).
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (1)
Mateus 28:16-20
Fragmento 116 - Naquela época, os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte onde Jesus os havia ordenado. Quando O viram, prostraram-se em adoração, mas, duvidaram. Então, Jesus aproximou-Se deles e disse: “Toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” Amém!
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição, Tom 3
Rejubilem-se os Céus! / E exulte a terra, / pois o Senhor mostrou a força de Seu braço, / vencendo a morte pela morte. / Ele Que é o Primogênito dentre os mortos / arrancou-nos das profundezas do Inferno, / e concedeu ao mundo // a Sua infinita misericórdia.
Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!
Tropárion dos Santos Mártires, Tom 4
Em seu sofrimento, ó Senhor, / Teu mártir Mamas recebeu de Ti, ó nosso Deus, uma coroa imperecível, / pois, tomado de Teu poder, / aviltou os torturadores e esmagou a débil ousadia dos demônios. / Por suas súplicas, salva, Senhor, as nossas almas.
Tropárion do Hierarca João,Tom 4
A verdade dos fatos te revelou ao teu rebanho / como uma regra de fé, um ícone de mansidão e um mestre da temperança; / portanto, alcançaste as alturas pela humildade, / riquezas pela pobreza. / Ó Pai e Hierarca João, / interceda junto a Cristo Deus // para que nossas almas sejam salvas.
Kondákion da Ressurreição, Tom 3
Hoje, Tu, ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo, / e nos conduziste para fora dos portões da morte. / Hoje Adão festeja e Eva rejubila, / e com eles os Profetas e os Patriarcas, // sem cessar, louvam o divino poder de Tua autoridade.
Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...
Tom 3: Com o cajado que te foi dado por Deus, ó santo, / tu pastoreaste teu povo em pastos geradores de vida; / e esmagaste as invisíveis e indomáveis feras selvagens / sob os pés daqueles que te louvam. / E todos os que se encontram em meio a infortúnios // te têm como seu fervoroso intercessor, ó Mamas.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Tom 6: Ó Admirável Protetora dos cristãos e nossa Medianeira ante o Criador, / não desprezes as súplicas de nós, pecadores, / mas apressa-te a auxiliar-nos, como bondosa que és; / pois, te suplicamos com fé: / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.
R. Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores!
Cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores! (Sl. 46:6)
V. Aplaudi com as mãos, todos os povos;
cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46:1)
No 7º Tom:
O homem justo se alegrará no Senhor e n'Ele esperará.
Fragmento 158 - Irmão, eu vos lembro o Evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: Que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.
Romanos 8:28-39
Fragmento 99 - Irmãos, sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porque aqueles que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, para que seja o Primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Que diremos então a estas coisas? Se Deus é por nós, quem poderá ser contra nós? Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, antes O entregou por todos nós, como não nos dará também com Ele gratuitamente todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem justifica. Quem é aquele que condena? É Cristo que morreu e, além disso, também ressuscitou, que está até à direita de Deus, que também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:
“Por Tua causa somos mortos o dia todo;
Somos considerados ovelhas para o matadouro.”
Contudo, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio d’Aquele que nos amou. Pois estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem as coisas presentes, nem as coisas futuras, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa criada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Junto a Ti, Senhor, me refugiei;
não seja eu confundido para sempre,
por Tua justiça, livra-me!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Sê para mim um Deus protetor
e uma casa de refúgio que me abrigue.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Mateus 19:16-26
Fragmento em 79 - Naquela época, certo jovem se aproximou de Jesus e disse: Mestre, que posso fazer de bom para receber a vida eterna? Mas, Ele lhe disse: Por que Me perguntas sobre o que fazer de bom? Existe apenas um Bom. Se queres entrar na vida, guarde os mandamentos. Então, disse-Lhe: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não adulterarás, não furtarás e, não darás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. O jovem diz-lhe: Tudo isto tenho rigorosamente guardado; o que mais me falta? Jesus disse-lhe: Se queres ser perfeito, vai, vende a tua propriedade e dá-a aos pobres; e terás um tesouro no céu, e venha e siga-Me. Ao ouvir isso, o jovem partiu triste, pois era dono de uma grande propriedade. Jesus disse aos Seus discípulos: Em verdade vos digo que será difícil para um rico entrar no Reino dos Céus. E repito: É mais fácil um camelo entrar no fundo de uma agulha do que um rico no Reino de Deus. Ouvindo, os discípulos em grande espanto disseram: Se é assim, quem pode ser salvo? E Jesus olhando para eles, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.
Por dar ouvidos a um “evangelho” diferente daquele que nos foi anunciado e transmitido pelos Apóstolos de Cristo, preservado e transmitido pelos Pais da Igreja, é que muitos hoje concebem o Evangelho do Reino na perspectiva da moral e dos bons costumes, semelhantemente ao jovem da narrativo - rico e moralmente virtuoso - que interroga o Senhor acerca da vida eterna.
Antes de ser uma “reforma de caráter e da moral pessoal”, o Evangelho se dirige ao coração – lugar das entranhas mais profundas do ser; fonte dos desejos, propósitos, decisões e escolhas. É fácil pintar um túmulo, mas difícil é fazer reviver o corpo apodrecido que nele jaz. O Evangelho transmitido pelos Pais não se preocupa primariamente com a moral ou a ética social e nem com nada que diz respeito à exterioridade da vida cristã, mas, sim, com a interioridade. Para os Pais, todo esforço e labuta da fé tem como objetivo a purificação do coração, pois só os que purificam o coração é que verão a Deus (Mt 5:8).
Aleluia, aleluia, aleluia!
No 4º Tom:
O homem justo florescerá como uma palmeira, e como um
cedro do Líbano será plantado.
Aleluia, aleluia, aleluia!!
Fragmento em 79 - Naquela época, certo jovem se aproximou de Jesus e disse: Mestre, que posso fazer de bom para receber a vida eterna? Mas, Ele lhe disse: Por que Me perguntas sobre o que fazer de bom? Existe apenas um Bom. Se queres entrar na vida, guarde os mandamentos. Então, disse-Lhe: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não adulterarás, não furtarás e, não darás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. O jovem diz-lhe: Tudo isto tenho rigorosamente guardado; o que mais me falta? Jesus disse-lhe: Se queres ser perfeito, vai, vende a tua propriedade e dá-a aos pobres; e terás um tesouro no céu, e venha e siga-Me. Ao ouvir isso, o jovem partiu triste, pois era dono de uma grande propriedade. Jesus disse aos Seus discípulos: Em verdade vos digo que será difícil para um rico entrar no Reino dos Céus. E repito: É mais fácil um camelo entrar no fundo de uma agulha do que um rico no Reino de Deus. Ouvindo, os discípulos em grande espanto disseram: Se é assim, quem pode ser salvo? E Jesus olhando para eles, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.
João 15,1-7
Fragmento 50 - O Senhor disse aos Seus Discípulos: “Eu Sou a videira verdadeira e Meu Pai é o Viticultor. Todo ramo em Mim que não dá fruto, Ele o corta; e todo ramo que dá fruto, Ele poda, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos por causa da palavra que lhes falei. Permanecei em Mim e Eu em vós. Assim como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podeis dar fruto, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, dá muito fruto; pois sem Mim não podeis fazer nada. Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora como um ramo e secará; e eles o colhe e o lança no fogo, e é queimado. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e isso vos será feito. Nisto é glorificado Meu Pai: Que deis muito fruto; então sereis Meus discípulos”.
Verso da Comunhão
Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-O nas alturas!
Alegrai-vos no Senhor, ó justos;
pois aos retos convém o louvor.
Aleluia, aleluia, aleluia!
COMENTÁRIO
Por dar ouvidos a um “evangelho” diferente daquele que nos foi anunciado e transmitido pelos Apóstolos de Cristo, preservado e transmitido pelos Pais da Igreja, é que muitos hoje concebem o Evangelho do Reino na perspectiva da moral e dos bons costumes, semelhantemente ao jovem da narrativo - rico e moralmente virtuoso - que interroga o Senhor acerca da vida eterna.
Antes de ser uma “reforma de caráter e da moral pessoal”, o Evangelho se dirige ao coração – lugar das entranhas mais profundas do ser; fonte dos desejos, propósitos, decisões e escolhas. É fácil pintar um túmulo, mas difícil é fazer reviver o corpo apodrecido que nele jaz. O Evangelho transmitido pelos Pais não se preocupa primariamente com a moral ou a ética social e nem com nada que diz respeito à exterioridade da vida cristã, mas, sim, com a interioridade. Para os Pais, todo esforço e labuta da fé tem como objetivo a purificação do coração, pois só os que purificam o coração é que verão a Deus (Mt 5:8).
Tudo que acontece no interior se projeta para o exterior; mas julgar alguém como sendo bom apenas pelos atos externos - ainda que estes se mostrem justos e louváveis – é muito temerário, pois tal aparência pode ser produto de narcisismos e hipocrisias. Por isto, sabiamente advertia São Paulo: “Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá” (1 Cor. 13:8).
As nossas “bondades” externas - sem a vigilância do coração - são nossas inimigas, pois se prestam a nos enganar e criar uma falsa imagem de justiça que acabará nos convencendo de nossa retidão.
Cristo não contradiz a palavra daquele jovem, mas questiona o seu propósito dizendo-lhe: “Se queres ser perfeito...” Que desejos e que propósitos se escondiam por trás de todas aquelas virtudes? Se quisermos ser perfeitos, questionemos o nosso coração e estejamos prontos para amputar o que nos impede de caminhar rumo à perfeição (Mt 18:8,9). Este é o grande e único propósito da vida cristã: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai que está nos céus” (Mt. 5:48).
Por isto, todo o labor dos Pais do deserto era encontrar a maneira de como cumprir eficazmente esta exigência de Cristo, como combater e vencer a vontade enfraquecida e enferma pelo pecado que habita em nós, enfim, como tornar puro o coração. Qualquer um que foge deste propósito não agrada a Cristo e engana a si mesmo (2 Tim. 3:13).
O Jovem rico e “virtuoso”, queria agradar a si e a Deus, amar a presente vida e ganhar a vida eterna. E isto é impossível!
Padre Mateus (Antonio Eça)
ORAÇÃO
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus caminhos. Vê se há alguma forma de iniquidade em mim e conduz-me pelo caminho eterno. Senhor, quem pode discernir suas próprias transgressões? Purifica-me dos meus pecados que me são ocultos!
Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.
Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
Salmo 138(139):23; Salmo 18(19):12-14
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário