terça-feira, 24 de setembro de 2024

14ª Terça-feira Depois de Pentecostes


PÓS-FESTA DA NATIVIDADE DA SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS
24 de Setembro de 2024 (CC) / 11 de Setembro (CE)
Santa Teodora de Alexandria, a Jovem († 480)
Traslado das Relíquias de S. Sérgio e S. Germano de Valaam, de Nóvgorod para Valaam. 
Santa Mártir Evantia
Tom 4



Santa Teodora era de Alexandria e viveu no tempo do rei Zinonos (474-490). Era casada com um piedoso homem de nome Pafnutio. Viveu uma vida marcada pela honestidade, mas vítima de sua própria fraqueza, cometeu adultério. 
Ninguém sabia nada a respeito e, tão pouco, tinham visto qualquer coisa, e Teodora poderia ter mantido este segredo e continuar a viver em harmonia com seu marido. Entretanto, ao se deparar com as palavras do santo Evangelho que diz: «nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido», refletiu profundamente sobre os seus pecados e os chorou amargamente. 
Depois, vestindo-se com roupas masculinas, foi para um monastério apresentando-se com o nome de Teodoro. Ali, dia e noite, examinava seus pecados e, arrependida, os chorava. Dois anos depois, foi falsamente acusada de manter relações com uma mulher que havia deixado seu filho recém nascido na porta do monastério. A Santa acolheu este menino e o criou como seu próprio filho durante sete anos, ficando neste tempo fora do monastério, sofrendo toda espécie de maltratos. 
Mais tarde pôde voltar ao monastério, mas, com seu corpo já muito maltratado, morreu depois de alguns dias. Os monges, ao prepararem o corpo para as exéquias, foram surpreendidos com sua verdadeira identidade feminina. Logo depois de sua morte, Teodora teve sua santidade reconhecida.  
Comemoração dos Monges São Sérgio e São Germano 
Os monges Sérgio e Germano de Valaam se estabeleceram na ilha de Valaam em 1329. Estes irmãos fizeram resplandecer a luz da Ortodoxia nesta terra de fronteira. O povo da Carélia começou a olhar o Cristianismo com renovada suspeita, quando os Suecos, no Séc. XIII, tentaram disseminar o catolicismo por meio da espada.  
Os monges Sérgio e Germano faleceram por volta do ano 1353. Uma segunda comemoração é feita em 11 de setembro.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

2 Coríntios 12:20-13:2

Fragmento 196 - Irmãos, receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e fornicação, e desonestidade que cometeram. É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra. Já anteriormente o disse, e segunda vez o digo como quando estava presente; mas agora, estando ausente, o escrevo aos que antes pecaram e a todos os mais, que, se outra vez for, não lhes perdoarei.

Marcos 4:24-34

Fragmento 17 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis. Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E dizia: O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, se lhe mete logo a foice, porque está chegada a ceifa. E dizia: A que assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra. E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos Seus discípulos.

COMENTÁRIO

A prudência e a vigilância dos lábios são sempre muito enfatizadas por Cristo. Devemos ter muito cuidado quando desqualificarmos alguém para que – uma vez submetidos às mesmas circunstâncias e realidades da pessoa que julgamos – não sejamos também reprovados. Assim, no Juízo, se a nossa palavra foi temperada pela misericórdia, também alcançaremos misericórdia, mas se nossa palavra foi dura e impiedosa, assim também seremos tratados.

As realidades da Graça de Deus nos corações humanos são impenetráveis e insondáveis pelos olhos humanos. Como uma semente que cresce por si só e como um grão de mostarda - que é a menor das sementes, mas gera a maior das hortaliças nas quais os passarinhos da terra se aninham – assim, também, não temos ideia do que pode acontecer a um coração obscurecido, se nas suas trevas resplandecer a Luz que vem dos Céus, por mais pálido e frágil que seja o raio a lhe penetrar a alma.

Lembremos que todo dom perfeito vem do Alto. Portanto, toda a virtude que em nós espontaneamente existe, só existe de forma natural porque recebemos de Deus tal graça. Se nos mostrarmos dignos da graça recebida, dela receberemos medida ainda mais abundante, caso contrário, até a que recebemos naturalmente, nos será tirada. Cultivemos, portanto, diligentemente, a caridade e a humildade, a fim de possamos ser achados perfeitos em Cristo.

Padre Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO

Senhor e Mestre da minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, de ociosidade, de desejo de poder e de palavreado vão! Mas, concede a mim, Teu servo um espírito de pureza, de humildade, de paciência e de caridade. Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu veja as minhas próprias faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração de São Éfrem, o Sírio.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário