terça-feira, 10 de setembro de 2024

12ª Terça-feira Depois de Pentecostes

10 de Setembro de 2024 (CC) / 28 de Agosto (CE)
S. Moisés Etíope, anacoreta (séc. IV); Sábas de Pskov; 
Encontro das Santas Relíquias de Jó de Pochaev; Diomedes e Laurêncio; 
Ana, a Profetisa, Filha de Fanuel, que segurou nosso Senhor Jesus Cristo em seus braços; Shushanika Princesa de Rana; Ezequias, Rei da Judeia; 
Synaxis dos Padres de Pechersk Das Grutas Longínquas; 
33 Mártires de Nicomedia.
Tom 2


O Monge Moisés Murin, o Negro, viveu durante o século IV no Egito. Ele era etíope e tinha pele negra e, portanto, era chamado de "Murin" (que significa "como um etíope"). Em sua juventude Moisés foi escravo de um homem importante, mas depois de cometer um assassinato, seu mestre o baniu e ele se juntou a um bando de ladrões. Por causa de sua veia mesquinha e grande força física, eles o escolheram como líder. Moisés, juntamente com seu bando, cometeu muitas ações malignas – tanto assassinatos quanto roubos, a tal ponto que as pessoas ficavam tomadas de medo até mesmo com a simples menção de seu nome. 
Moisés, o bandido, passou vários anos levando uma vida muito pecaminosa, mas pela grande misericórdia de Deus ele se arrependeu, deixou o seu bando e foi para um dos mosteiros do deserto. Ele passou muito tempo, suplicando em lágrimas, que o admitissem entre o número dos irmãos. Os monges não estavam convencidos da sinceridade do seu arrependimento; mas o ex-ladrão não poderia ser expulso e nem ignorado, em seu fervoroso pedido por aceitação. No mosteiro, o Monge Moisés foi completamente obediente ao abade e aos irmãos, e derramou muitas lágrimas, lamentando sua vida pecaminosa. 
Depois de um certo tempo, o Monge Moisés retirou-se para uma cela solitária, onde passava o tempo em oração e no mais estrito jejum em um estilo de vida muito austero. Certa vez, 4 dos ladrões de seu antigo bando desceram sobre a cela do Monge Moisés e ele, não tendo perdido sua grande força física, amarrou todos e, pondo-os ao ombro, levou-os ao mosteiro, onde perguntou aos mais velhos o que fazer com eles. Os mais velhos ordenaram que fossem libertados. Os ladrões, ao saberem que tinham encontrado o seu antigo líder, e que ele os tratara gentilmente, - eles próprios seguiram o seu exemplo: arrependeram-se e tornaram-se monges. E mais tarde, quando o resto do bando de ladrões ouviu falar do arrependimento do Monge Moisés, eles também desistiram do banditismo e se tornaram monges fervorosos. 
O Monge Moisés não se libertou rapidamente das paixões. Ele ia frequentemente ao abade do mosteiro, Abba Isidor, em busca de conselhos sobre como se livrar das paixões da libertinagem. Tendo experiência na luta espiritual, o ancião ensinou-o a nunca comer demais, a ter fome parcial e ao mesmo tempo observar a mais estrita moderação. Mas as paixões não cessariam para o Monge Moisés em seus sonhos. Então Abba Isidor lhe ensinou a vigília noturna. O monge ficou a noite toda em oração, sem ficar de joelhos para não cair no sono. Após suas prolongadas lutas, o Monge Moisés caiu em desânimo, e quando surgiram pensamentos sobre deixar sua cela solitária, Abba Isidor, em vez disso, fortaleceu a determinação de seu aluno. Numa visão ele lhe mostrou muitos demônios no Ocidente, preparados para a batalha, e no Oriente uma quantidade ainda maior de anjos santos, igualmente preparados para a luta. Abba Isidor explicou ao Monge Moisés que o poder dos Anjos prevaleceria sobre o poder dos demônios, e na longa luta contra as paixões era necessário que ele ficasse completamente purificado de seus pecados anteriores. 
O Monge Moisés empreendeu um novo esforço. Percorrendo à noite as celas do deserto, levava água do poço para cada irmão. Ele fazia isso especialmente pelos mais velhos, que viviam longe do poço e que não tinham facilidade para carregar a própria água. Certa vez, ajoelhado sobre o poço, o Monge Moisés sentiu um forte golpe nas costas e caiu no poço como um morto, ficando ali naquela posição até o amanhecer. Assim os demônios se vingaram do monge por sua vitória sobre eles. De manhã, os irmãos o levaram para sua cela, e ele ficou lá um ano inteiro, aleijado. Depois de se recuperar, o monge confessou com firmeza ao abade que continuaria a luta ascética. Mas o próprio Senhor colocou limites a esta luta de muitos anos: Abba Isidor abençoou seu aluno e disse-lhe que as paixões devassas já haviam desaparecido dele. O mais velho ordenou-lhe que comungasse os Santos Mistérios e que fosse em paz para sua própria cela. E desde então o Monge Moisés recebeu do Senhor o poder sobre os demônios. 
Relatos sobre suas façanhas se espalharam entre os monges e até mesmo além dos limites do deserto. O Governador da região queria ver o santo. Ao saber disso, o Monge Moisés decidiu se esconder de qualquer visitante e saiu de sua cela. Ao longo do caminho ele encontrou servos do Governador, que lhe perguntaram como chegar à cela do morador do deserto Moisés. O monge respondeu-lhes: “Não procurem este monge falso e indigno”. Os servos voltaram ao mosteiro, onde o Governador o esperava, e transmitiram-lhe as palavras do ancião que encontraram. Os irmãos, ouvindo uma descrição da aparência do ancião, reconheceram que haviam encontrado o próprio Monge Moisés. 
Após muitos anos em façanhas monásticas, o Monge Moisés foi ordenado diácono. No entanto, em sua humildade, o santo considerou-se indigno de aceitar a dignidade de diácono. Certa vez, o bispo decidiu testá-lo e pediu aos clérigos que o expulsasse do altar, ao mesmo tempo que o insultavam por ser um negro etíope indigno. Com total humildade o monge aceitou o abuso. Depois de colocá-lo à prova, o bispo ordenou então o monge presbítero. E nesta dignidade o Monge Moisés trabalhou durante 15 anos e reuniu ao seu redor 75 discípulos. 
Quando o monge atingiu a idade de 75 anos, ele avisou aos seus monges de que logo bandidos atacariam o mosteiro e assassinariam todos os que estivessem lá. O santo abençoou seus monges para que partissem a tempo, para evitar a morte violenta. Seus discípulos começaram a suplicar ao monge que partisse junto com eles, mas ele respondeu: 
"Há muitos anos já espero o tempo, quando sobre mim deveriam ser cumpridas as palavras que meu Mestre, o Senhor Jesus Cristo, disse: Todos os que empunharem a espada, à espada perecerão" (Mt 26: 52). 
Depois disso sete dos irmãos permaneceram com o monge, e um deles se escondeu não muito longe durante a chegada dos ladrões, Os ladrões mataram o Monge Moisés e os seis monges que permaneceram com ele. Sua morte ocorreu por volta do ano 400. 
Comemoração de São Jó de Pochaev 
O Monge Jó de Pochaev morreu em 28 de outubro de 1651.
 
Em 28 de agosto de 1833, as relíquias do Monge Job foram solenemente abertas para veneração geral. 
No ano de 1902, o Santo Sínodo decretou neste dia que as relíquias sagradas do Monge Jó deveriam ser transportadas após a Divina Liturgia, para a Catedral da Dormição que fica na Lavra do Mosteiro de Pochaev.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

2 Coríntios 5:15-21

Fragmento 180 - Irmãos, Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criação é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou Consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que n’Ele fôssemos feitos justiça de Deus.

Marcos 1:16-22

Fragmento 3 - Naquela ocasião, passando pela costa do Mar da Galileia, Jesus viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após Mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, O seguiram. E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após Ele. Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo Ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário