11 de Setembro de 2024 (CC) / 29 de Agosto (CE)
Decapitação do Venerável e Ilustre, Profeta e Precursor do Senhor, João Batista;
Santa Monja Teodora de Tessalônica (892)
Decapitação do Venerável e Ilustre, Profeta e Precursor do Senhor, João Batista;
Santa Monja Teodora de Tessalônica (892)
Tom 2
Os Evangelistas Mateus (Mt. 14:1-12) e Marcos (Mc. 6:14-29) fornecem relatos sobre o fim do Mártir de João Batista no ano 32 após o nascimento de Cristo.
Após o Batismo do Senhor, São João Batista foi trancado na prisão por Herodes Antipas, mantendo um quarto do governo da Terra Santa como governador da Galiléia. (Depois da morte do rei Herodes, o Grande, os romanos dividiram o território da Palestina em quatro partes, e em cada parte colocaram um governador. Herodes Antipas recebeu do Imperador Augusto o governo da Galiléia). O profeta de Deus João denunciou abertamente Herodes por ter deixado sua legítima esposa – a filha do rei árabe Aretas, e depois coabitar com Herodias – a esposa de seu irmão Filipe (Lc 3, 19-20).
Em seu aniversário, Herodes fez um banquete para os dignitários, os anciãos e mil cidadãos principais. A filha de Herodes, Salomé, dançou diante dos convidados e encantou Herodes. Em gratidão à garota, ele jurou lhe dar qualquer coisa, qualquer coisa que ela pedisse, qualquer coisa até metade de seu reino. A vil menina, a conselho de sua perversa mãe Herodias, pediu que lhe fosse dada imediatamente a cabeça de João Batista em um prato. Herodes ficou apreensivo, pois temia a ira de Deus pelo assassinato de um profeta, a quem antes ele havia atendido. Ele temia também as pessoas, que amavam o santo Precursor. Mas por causa dos convidados e seu juramento descuidado, ele deu ordens para cortar a cabeça de São João e entregá-la a Salomé. Por tradição, a boca da cabeça morta do pregador do arrependimento mais uma vez se abriu e proclamou:
"Herodes, você não deve ter a esposa de seu irmão Filipe".
Salomé pegou o prato com a cabeça de São João e deu à mãe. A frenética Herodias repetidamente esfaqueou a língua do profeta com uma agulha e enterrou sua cabeça sagrada em um lugar impuro. Mas a piedosa Joana, esposa do administrador de Herodes, Chuza, enterrou a cabeça de João Batista em um vaso de barro no Monte das Oliveiras, onde Herodes era possuidor de uma parcela de terra (o Descobrimento da Venerável Cabeça é comemorado em 24 de fevereiro). O corpo santo de João Batista foi levado naquela noite por seus discípulos e sepultado em Sebasteia, lá onde o mal foi feito. Após o assassinato de São João Batista, Herodes continuou a governar por um certo tempo. Pôncio Pilatos, governador da Judéia, mais tarde lhe enviou Jesus Cristo amarrado, de quem escarnece (Lc. 23: 7-12).
O julgamento de Deus veio sobre Herodes, Herodias e Salomé, ainda durante sua vida terrena. Salomé, atravessando o rio Sikoris no inverno, caiu no gelo. O gelo cedeu tanto que seu corpo ficou na água, mas sua cabeça ficou presa embaixo do gelo. Era semelhante a como uma vez ela dançou com os pés no chão, mas agora se debatendo impotente na água gelada. Assim ela ficou presa até aquele momento em que o gelo afiado cortou seu pescoço. O cadáver não foi encontrado, mas trouxeram a cabeça a Herodes e Herodias, como outrora lhes trouxeram a cabeça de São João Batista. O rei árabe Aretas em vingança pelo desrespeito demonstrado a sua filha fez guerra contra Herodes. Tendo sofrido a derrota, Herodes sofreu a ira do imperador romano Caio Caligua (37-41) e foi exilado com Herodias primeiro para a Gália e depois para a Espanha. E lá estavam eles à vista.
Em memória da decapitação de São João Batista, a festa instituída pela Igreja é também um dia estrito de jejum – como expressão da dor dos cristãos pela morte violenta do santo. Neste dia, a Igreja faz memória dos soldados mortos no campo de batalha, conforme estabelecido em 1769, na época de uma guerra da Rússia com os turcos e os poloneses.
Leituras ComemorativasMarcos 14:1-13 (Matinas)Atos 13:25-32Marcos 6:14-30
A Venerável Theodora de TessalônicaTheodora e seu marido, um homem rico e devoto, viveram na ilha de Egina. Quando os árabes ameaçaram Egina, eles se estabeleceram em Tessalônica. Lá entregaram a sua única filha para um mosteiro, e seu nome monástico foi Theopista.
O marido de Theodora morreu logo depois disso, e, então, Theodora também se tornou uma monja. Santa Teodora tornou-se uma grande asceta. Muitas vezes ouvia o canto angelical, e muitas vezes dizia para as irmãs:
"Não ouves como belamente os anjos cantam no santuário celestial?"
Santa Theodora morreu com a idade de 75 anos, no ano 879 dC. De suas relíquias fluía mirra, que curava e beneficiava a muitos.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
2 Coríntios 6:11-16
Fragmento 182A - Irmãos, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse:
“Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo”.
Marcos 1:23-28
Fragmento 4 - Naquela hora, certo homem que estava na sinagoga, com um espírito impuro, imediatamente gritou: Ah! que temos Contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem És: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele. E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles Lhe obedecem! E logo correu a Sua fama por toda a província da Galileia.
† † †
REFLEXÃO
O sucesso do início do ministério de nosso Senhor Deus e Salvador, Jesus Cristo, não condiz com o seu fim: traído por um apóstolo, negado por Pedro, abandonado pelos demais Discípulos (exceto João) e execrado pelas multidões.
Os aplausos e os reconhecimentos do mundo são inebriantes, e geralmente tem como recompensa a desilusão e a dor. O cristão que guia a sua vida e se avalia pelos elogios recebidos, é um tolo. Cristo nunca perdeu o foco da Sua cruz: para isto nascera, para isto viera ao mundo. Sua paixão estava sempre diante dos seus olhos e frequentemente a profetizava aos seus Discípulos, para que quando ela acontecesse, eles não se escandalizassem.
Também ele profetizou a nossa própria paixão, por amor do Seu Nome. Inumeráveis santos selaram o seu testemunho com a dor e não se apegaram às coisas deste mundo. Nós que vivemos na sociedade do luxo e da prosperidade, das falas de sucesso e possibilidades, vigiemos o nosso coração, para que não andarmos por este caminho, mas, por aquele em que carregamos a cruz, revelando-nos, assim, discípulos do Crucificado, que por isto foi "justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória" (1 Timóteo 3:16).
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário