quinta-feira, 11 de julho de 2019

4ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

11 de Julho de 2019 (CC) / 28 de Junho (CE)
Ss. Ciro de Alexandria e João de Edessa († 292)
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 2


A transferência das relíquias dos Santos Mártires, filantropos e milagrosos, Ciro e João, da cidade de Konopa, perto de Alexandria (onde estes Santos padeceram no ano de 311) para a aldeia vizinha de Manuphin, se deu no ano 412. Esta aldeia egípcia era tida por todos como mal-assombrada, já que antigamente havia ali um templo pagão que era residência de espíritos malignos. O Patriarca Theophilos (385-412) quisera purificar aquele lugar de demônios, mas ele morreu. Seu desejo foi cumprido por seu sucessor na Cátedra Alexandrina, o Santo Patriarca Cirilo (412-444). São Cirilo orou fervorosamente pela realização deste projeto. Um Anjo do Senhor lhe apareceu em uma visão e ordenou que as relíquias veneráveis ​​dos Santos Ciro e João fossem transferidas para Manuphin. Sua Santidade, o Patriarca Cirilo, fez o Anjo lhe dissera e construiu em Manuphin uma igreja em nome dos Santos Mártires. Desde, então, o lugar fora purificado dos poderes do inimigo, e pelas orações dos santos mártires Ciro e João começaram a ocorrer muitos milagres, curas de males e enfermidades.
O Santo Imperador Ciro era um notável médico na cidade de Alexandria, onde nasceu e cresceu. Ele era um cristão, e tratava todos os doentes de graça, não apenas oferecendo ajuda para doenças corporais, mas curando também enfermidades da alma, tais como causas de doenças corporais. Pregando o ensinamento do Evangelho, o santo médico converteu muitos pagãos a Cristo. Durante o tempo da perseguição por Diocleciano (284-305), São Ciro se retirou para o deserto da Arábia, onde assumiu a vida monástica, e continuou lá também para medicar as pessoas por sua oração, tendo recebido de Deus o dom para curar cada doença. 
Na cidade de Edessa nessa época vivia o soldado João, um cristão piedoso. Quando a perseguição teve início, João foi a Jerusalém e lá, ouvindo falar de São Ciro, começou a procurá-lo, indo primeiro a Alexandria e depois à Arábia. Tendo finalmente encontrado São Ciro, João de todo o coração se apegou a ele e tornou-se seu fiel seguidor. Eles tomaram conhecimento que no Egito, na cidade de Canopis, Atanásia Cristã e suas três filhas jovens haviam sido presas: Theoktista - 15 anos, Theodotia - 13 anos e Eudoxia - 11 anos. Os Santos Ciro e João apressaram-se em ajudá-las, temendo que o medo diante da tortura pudesse impeli-las a renunciar a Cristo. Eles as visitaram na prisão e as encorajaram a suportar o que estava diante delas. Sabendo disso, o Governador da cidade prendeu os santos Ciro e João e, convencendo-se de sua firme e destemida confissão de fé em Cristo, entregou-os a terríveis torturas diante dos olhos de Atanásia e suas filhas, que por sua vez bravamente suportaram todas as torturas e foram decapitadas. Depois deles, no mesmo lugar, foram executados os santos filantropos, Ciro e João (†311). 
Cristãos enterraram seus corpos na Igreja do Santo Discípulo e Evangelista MarkMarcos. No século V, as relíquias dos santos Ciro e João foram transferidas de Canopis para Manuphin. Mais tarde, suas relíquias foram transferidas para Roma, e de lá para Munchen (Munique).



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 11:13-24

13 Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14 para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha raça e salvar alguns deles. 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são. 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; 21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. 23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente. 24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!


Mateus 11:27-30


27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.


† † †

COMENTÁRIO

“Vinde a Mim!”

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso para as vossas almas. Vistes maior superabundância de bondade? Percebes a generosidade do convite? Vinde a mim – diz – todos vós que estais cansados e fatigados. Amoroso o convite! Inefável a bondade!


Vinde a mim todos: não somente os que ordenam, mas também os que obedecem; não somente os livres, mas também os escravos; não somente os homens, mas também as mulheres; não somente os jovens, mas também os anciãos; não somente os de corpo são, mas também os aleijados e entrevados, todos – diz – vinde. Tais são, realmente, os dons do Senhor: não conhece diferença entre escravo e livre, nem entre rico e pobre, mas toda esta desigualdade está rejeitada: Vinde – diz – todos vós que estais cansados e fatigados.


Observa a quem ele chama: aos que se esgotaram completamente nas iniquidades, aos que estão oprimidos pelos pecados, aos que nem sequer podem mais levantar a cabeça, aos que estão mortos de vergonha, aos que mais estão privados de confiança para falar. E por que os chama? Não para pedir-lhes conta, nem para estabelecer um tribunal. Então, para quê? Para fazer-lhes descansar de seu cansaço, para tirar-lhes a sua carga pesada.


E será que poderia acontecer algo mais pesado do que o pecado? Este, na realidade, por mais que tantas vezes não o sintamos ou queiramos ocultá-lo das pessoas comuns, é aquele que desperta contra nós o juiz incorruptível que é a nossa consciência, e ela, sempre alerta, vai tornando nossa dor contínua, como um carrasco que dilacera e sufoca a mente, mostrando desta forma a enormidade do pecado. “Aos que estão, pois, oprimidos pelo pecado – diz –, e como sobrecarregados por uma carga, a estes aliviarei agraciando-lhes com o perdão de seus pecados. Unicamente, vinde a mim! Quem será tão de pedra, quem tão teimoso que não obedeça a um convite tão bondoso?


Em seguida, para ensinar-nos também de que modo alivia, acrescenta: Tomai sobre vós o meu jugo. “Entrai, diz, sob o meu jugo. Porém não vos assusteis ao ouvir ‘jugo’, porque este ‘jugo’ nem roça o pescoço nem faz abaixar a cabeça; ao contrário, ensina a pensar nas coisas do alto e forma na verdadeira filosofia.”

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei: “Unicamente, entrai sob o jugo e aprendei. Aprendei, ou seja: aplicai o ouvido, para poder aprender de mim”. De fato, não vou exigir de vós nada pesado: vós, meus escravos, imitai a mim, vosso amo; vós que sois terra e pó, imitai a mim, feitor do céu e da terra, vosso Criador: Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.

Vês a condescendência do Senhor? Vês sua inconcebível bondade? Não nos exigiu algo pesado ou odioso. Realmente, ele não disse: “Aprendei de mim que realizei prodígios, que ressuscitei mortos, que fiz milagres”. Tudo isso era unicamente próprio de seu poder. Então, o quê? Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso para as vossas almas. Percebes como são grandes os benefícios e a utilidade deste jugo?


Portanto, o que foi considerado digno de entrar sob este jugo e é capaz de aprender do Senhor a ser manso e humilde de coração, obterá para a sua alma todo o alívio. Este é, realmente, o ponto capital de nossa salvação: quem é possuidor desta virtude, mesmo que esteja unido ao corpo, poderá rivalizar com os poderes incorpóreos e já não ter nada em comum com o presente.


São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (séc. V)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário