terça-feira, 9 de julho de 2019

4ª Terça-feira Depois de Pentecostes

09 de Julho de 2019 (CC) / 26 de Junho (CE)
Aparição em Tikhvin do Ícone da Santíssima Mãe de Deus
São Davi de Tessalônica; São João, bispo de Goths; 
Dionisio, Arcebispo de Suzdal;  João, Paulo e Galicanus de Roma; Brannock de Braiton; 
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 2

 
O Ícone da Mãe de Deus de Tikhvin, segundo a tradição, é um dos ícones escritos pelo Santo Discípulo e Evangelista Lucas. No século V, foi transferido de Jerusalém para Constantinopla, onde a igreja de Blakhernae foi construída para isso. 
No ano de 1383, 70 anos antes da tomada de Constantinopla pelos turcos, o ícone desapareceu da Igreja e reapareceu em meio a uma luz radiante sobre as águas do Lago Ladoga. Milagrosamente tomado de um lugar para outro, permaneceu perto da cidade de Tikhvin. No local da aparição do ícone foi construída uma igreja de madeira em homenagem à Dormição (Uspenie) da Mãe de Deus. Através do zelo do Grande Príncipe Vasilii Ivanovich (1505-1533), no lugar da igreja de madeira foi construída uma igreja de pedra. Em 1560, por ordem do czar Ivan, o Terrível, um mosteiro masculino foi estabelecido perto da igreja e cercado por um muro de pedra. 
Durante os anos 1613-1614, o exército sueco, tendo conquistado Novgorod, mais de uma vez tentou destruir o mosteiro, mas pela intercessão da Mãe de Deus o mosteiro foi salvo. Assim, uma vez, quando o exército sueco se aproximava, sendo já visível, os monges decidiram fugir do mosteiro levando consigo o ícone milagroso, mas não conseguiram retirá-lo do seu lugar. Este milagre os deixou desanimados e eles permaneceram no mosteiro, esperando a intercessão da Mãe de Deus. Um número insignificante de defensores do mosteiro repeliu com sucesso o inimigo numericamente maior. Os suecos invasores encontraram então um numeroso exército russo, vindo de Moscou, como algum exército celestial, e eles fugiram. Emissários imperiais chegaram ao mosteiro depois da vitória milagrosa sobre os suecos. Levando uma cópia do ícone milagroso, partiram para a aldeia de Stolbovo, a 50 verstes (pouco mais de 50 km) de Tikhvin, onde em 10 de fevereiro de 1617 a paz foi concluída com os suecos. A principal promessa de paz do lado russo estava na cópia transferida do ícone milagroso. Posteriormente, essa cópia foi levada para Moscou e colocada na catedral de Uspensk e, a pedido do povo de Novgorod, envolvido na guerra com os suecos, foi enviada para Novgorod e colocada na catedral de Sophia. 
A festa do Ícone da Mãe de Deus de Tikhvin, glorificada por inumeráveis ​​milagres em toda a Rússia, foi estabelecida pela Igreja em memória de sua aparição milagrosa e a derrota de inimigos pela intercessão da Mãe de Deus. 
Comemoração de São Davi
São Davi de Tessalônica iniciou sua vida ascética no mosteiro dos Santos Mártires Theodoro e Mercurius. Inspirado pelo exemplo do Estilita, vivia em uma amendoeira em oração constante, mantendo rigoroso jejum mesmo sob intenso calor ou frio. E assim permaneceu por três anos, até que um anjo lhe disse para vir para baixo.

São Davi recebeu de Deus o dom de operar prodígios, e, assim, curou a muitos enfermos.

Um dia, durante a celebração da Divina Liturgia, o Imperador percebeu que Davi não usava o turíbulo, mas que trazia as brasas acessas em suas mãos e que as brasas não lhe causavam dano algum. Espantado, o Imperador deixou seu lugar e se prostrou perante Davi.

Este santo asceta também dava conselhos espirituais a todos os que vinham ter com ele. Tendo atingido a “apathéia” (a vida sem passionalidade), dormiu pacificamente no Senhor, no ano 540. 
São João, Bispo de Goths 
São João é venerado nas igrejas do Oriente, mais que no Ocidente, devido à sua corajosa oposição aos iconoclastas. Era natural da região norte do Mar Negro, que compreendia a Criméia, e seu avô era um legionário armênio, Em 761, o então Bispo de Goths, uma importante cidade da região, aderiu à iconoclastia para ficar bem aos olhos do Imperador Constantino Coprônimo, que apoiava estas idéias e se dispunha a abolir as santas imagens.  
A adesão do bispo ao movimento iconoclasta foi recompensada com uma promoção ao posto mais elevado de Heraclea. Seus diocesanos, porém, mais ortodoxos que seu bispo, passaram a ignorá-lo como tal e, para o seu lugar, elegeram o bispo João, As autoridades aprovaram a eleição, mas os moradores de Goths tiveram de esperar pelo retorno do novo bispo que se encontrava em Jerusalém onde passou por três anos.  
Ao assumir a Sede, ele escreveu uma defesa da veneração que se dispensava às imagens e relíquias sagradas, bem como, sobre a prática de invocar aos santos, Sob a regência da Imperatriz Irene, foi suspensa a proibição contra as imagens sagradas e o bispo João pode então ir a Constantinopla para assistir ao Sínodo convocado por São Tarásios.  
Ao retornar para a sua diocese, o trabalho do bispo João foi interrompido pela súbita invasão do «khazars», após a denúncia de um traidor, o prelado foi capturado e levado prisioneiro para o acampamento do inimigo guerreiro.  
Não obstante, escapou ao ser informado de que o chefe dos invasores «khazars» havia morrido na cidade subjugada, voltou-se para os seus amigos e lhes disse: «Eu também vou deixar este mundo em quarenta dias, e colocarei diante de Deus a minha causa contra o guerreiro que nos subjugou».  
A primeira parte de sua profecia se cumpriu à letra: quarenta dias depois, expirou tranquilamente. Seu corpo foi levado para o seu país de origem, pelo bispo Jorge de Amastris, e depositado no monastério de Partenite na Crimeia.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 10:11-11:2

11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será desapontado. 12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. 18 Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo. 19 Mas pergunto ainda: Porventura Israel não o soube? Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo insensato vos provocarei à ira. 20 E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam. 21 Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente. 1 Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; porque eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel...

Mateus 11:16-20

16 Mas, a quem compararei esta geração? É semelhante aos meninos que, sentados nas praças, clamam aos seus companheiros: 17 Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes. 18 Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. 19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras. 20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário