quinta-feira, 25 de julho de 2019

6ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

25 de Julho de 2019 (CC) / 12 de Julho (CE)
Santos Mártires Proclus e Hilário; Verônica, da Santa Face;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Três Mãos
Tom 4


Os santos mártires Proclus e Hilário nasceram em Kallippi na Ásia, e Proclus era o tio de Hilário. Eles foram martirizados durante o reinado de Trajano.

"Qual é a sua linhagem?" o juiz perguntou a Proclus. Proclus respondeu:

"Minha linhagem é Cristo e minha esperança é meu Deus."

Quando o juiz o ameaçou com torturas, Proclus disse:

"Se tu tens medo de transgredir as ordens do imperador para não cair em sofrimentos temporais, quanto mais nós, que somos cristãos, temeremos transgredir o mandamento de Deus para que não padeçamos sofrimentos eternos! "

Enquanto Proclus era torturado, Hilário veio perante o juiz e disse:

"Eu também sou um cristão"

Depois de padecerem muitos sofrimentos, esses dois santos foram condenados à morte: Proclus foi crucificado e Hilário decapitado. Ambos entraram no gozo do seu Senhor.  
O Santo Ícone da Mãe de Deus Chamado de "Virgem de Três Mãos". 
“Eu não venero a matéria, mas o criador da matéria, que se fez matéria por mim e se dignou habitar na matéria e realizar minha salvação através da matéria”. (São João Damasceno) 
A bela cidade de Damasco (Síria) pelo ano de 675 tornou-se o berço natalício de um de seus mais ilustres filhos, o qual levaria o seu nome a todos os continentes: João Damasceno (de Damasco).  
Seu nome de batismo era João Mansur. Seus pais eram árabes-cristãos, e gozavam de muito prestigio na cidade, alem de uma confortável situação financeira. O pai de João era muito estimado entre os Sarracenos, que naquela época eram senhores do país, e tal estima se estendia também ao filho. 
Por muito tempo pai e filho serviram como ecônomos do califa de Damasco e por ocuparem cargos tão importantes desfrutavam de inúmeros privilégios. Nessa época Damasco já estava dominada pelos árabes-mulçumanos, e que acabavam de conquistar também a Palestina. Nessa época, o convívio entre as duas religiões era pacifico.  
João Mansur, jovem e brilhante, com sua inteligência e lealdade tornou-se o conselheiro e amigo do califa. Com o passar do tempo o coração de João Mansur inquietou-se e o nosso jovem trocou o alto posto em Damasco pela vida monástica da comunidade religiosa de São Sabas, na Palestina. Foi ordenado sacerdote e desde então se dedicou a penitência e aos estudos das sagradas escrituras, no recolhimento e no silêncio. As únicas vezes que saia do mosteiro, era para pregar na Igreja do Santo Sepulcro. Suas homilias, sempre repassadas em defesa da fé e da doutrina, eram depois distribuídas para outras dioceses. 
Tornou-se muito respeitado entre o clero e o povo, e foi a convite do bispo de Jerusalém, João V que ele participou do Concilio Ecumênico de Nicéia. Foi durante o concilio, um defensor da posição da Igreja contra os hereges iconoclastas. Escritor incansável, reconhecido por sua humildade e simplicidade, tornava-se um leão em defender a verdade, suas obras mais importantes são: “A Fonte da Ciência”, “A Fé Ortodoxa”, “Sacra Paralela”, e “Orações sobre as Imagens Sagradas”, onde defende o culto das imagens nas Igrejas, contra o conceito dos iconoclásticas.  
Foi por causa deste último livro que João Damasceno foi perseguido e preso pelos hereges. Seus inimigos conseguiram lançar dúvidas no coração do Califa a respeito da lealdade de João para com ele.  
O Califa de Damasco cheio de ódio, por achar-se traído, ordena que a mão de João Damasceno seja decepada e exposta ao público. Impedido de escrever, João Damasceno, em lagrimas e súplicas, implora a intercessão da Virgem Maria para que tenha sua mão restituída e assim continuar defendendo a Sã Doutrina, através de seus escritos. 
João Damasceno adormece e no seu sono profundo é acordado por uma voz feminina a dizer-lhe:  
“Meu filho tua mão está curada, faze dela o uso conforme prometestes”.  
Quando olhou, encheu-se de espanto e entre hinos e louvores exaltava a misericórdia de Deus e a bondade da Ssma. Virgem Mãe de Deus.

Em reconhecimento e gratidão à Virgem Maria, João Damasceno comprou prata, com a qual mandou esculpir a mão em posição de súplica e agradecimento. Colocou-a na parte inferior de um ícone da Virgem Mãe, que passou a ser chamada de a "Virgem das Três Mãos". É a padroeira dos injustamente acusados e condenados e é uma devoção conhecia na Estônia.  
Tão logo o Califa soube do acontecido, reconhecendo a intervenção divina na defesa de João Damasceno, pediu-lhe perdão e a paz voltou a reinar.Veronica justa

Santa Verônica
A Justa Verônica era, segundo a tradição, aquela mulher com fluxo de sangue, que recebeu cura ao tocar na orla da veste de Cristo (Mt. 9: 20-22). 
Verônica deu ao Senhor um véu, com o qual o Senhor enxugou o rosto, por ocasião da crucificação. No véu ficou impressa a Imagem o Rosto do Senhor, por isto em seu ícone, ela aparece segurando um tecido no qual está a Face do Senhor.
A palavra «verônica» significa «verdadeira imagem» («vero» = verdadeira; «ícone» = imagem).


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 3:18-23

18 Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; 20 e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs. 21 Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; 22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, 23 e vós de Cristo, e Cristo de Deus.

Mateus 13:36-43

36 Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.  44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. 45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; 46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.
  
† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário