sábado, 13 de julho de 2019

4º Sábado Depois de Pentecostes

13 de Julho de 2019 (CC) / 30 de Junho (CE)
Sinaxis dos Santos Apóstolos
Tom 2



Mesmo que cada um dos Doze Grandes Apóstolos tenham seu próprio dia especial de celebração ao longo do ano, no entanto, a Igreja reservou este dia para comemorar todos os apóstolos, incluindo, além dos doze, Paulo. Estes são os nomes e os dias separados das celebrações dos Santos Grandes Apóstolos:

São Pedro, 29 de junho e 16 de janeiro

Santo André, 30 de novembro

São Tiago, o Filho de Zebedeu, 30 de abril

São João, o Teólogo, 26 de setembro e 08 de maio

São Filipe, 14 de novembro

São Bartolomeu, 11 de junho e 25 de agosto

São Tomé, 06 de outubro

São Mateus Evangelista, 16 de novembro

São Tiago, o filho de Alfeu, 09 de outubro

São Tadeu ou Judas, irmão de Tiago, 19 de junho

São Simão, o Zelote, 10 de maio

São Matias, 09 de agosto

São Paulo, 29 de junho

Vamos mencionar também a forma como cada um desses homens mais santos e mais benéfico na história do mundo terminou sua vida terrena.Faremos agora um resumo de como estes homens, os mais santos e úteis que o mundo conheceu, terminaram suas vidas:

São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo;

Santo André foi crucificado;

São Tiago, o filho de Zebedeu, foi decapitado;

São João, o Teólogo, morreu de uma maneira milagrosa;

São Filipe foi crucificado,

São Bartolomeu foi crucificado, esfolado e degolado;

São Tomé foi ferido com cinco lanças;

São Mateus Evangelista foi queimado vivo;

São Tiago, o filho de Alfeu, foi crucificado;

São Tadeu ou Judas, irmão de Tiago, foi crucificado,

São Simão, o Zelote, foi crucificado;

São Matias foi apedrejado e, em seguida, foi decapitado após a morte;

São Paulo foi decapitado.

Tropário Dos Apóstolos Modo 4
Príncipes dos divinos Apóstolos e doutores do Universo,
intercedeis junto do Mestre Universal
para que ao mundo Ele dê a Paz
e que conceda às nossas almas a graça da salvação.

Kondákion Dos Apóstolos Modo 2
Os infalíveis pregadores da palavra de Deus,
os Corifeus dos teus Apóstolos, Senhor,
encontraram junto de ti o lugar do seu repouso, no usufruto dos Teus bens,
pois Tu acolheste os seus sofrimentos e suas mortes
melhor que outra oferenda das primícias da terra,
Tu, O único que pode ler o coração dos homens.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Leituras Comemorativas dos Santos Apóstolos

1 Coríntios 4:9-16

Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.vNós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.vAté esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,vE nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;vSomos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.vNão escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados.vPorque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.

Marcos 3:13-19

E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita, E a Judas Iscariotes, o que o entregou.

Leituras Ordinárias

Romanos 6:11-17

11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues...

Mateus 8:14-23

14 Ora, tendo Jesus entrado na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama; e com febre. 15 E tocou-lhe a mão, e a febre a deixou; então ela se levantou, e o servia. 16 Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos; 17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. 18 Vendo Jesus uma multidão ao redor de si, deu ordem de partir para o outro lado do mar. 19 E, aproximando-se um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te- ei para onde quer que fores. 20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 21 E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 22 Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos. 23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário