segunda-feira, 15 de julho de 2019

5ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

15 de Julho de 2019 (CC) / 02 de Julho (CE)
Deposição da Preciosa Veste da Ss. Mãe de Deus em Blaquerne (458);
Fócio, Metropolita de Kiev; Juvenal Patriarca de Jerusalén; 
Juvenal, Protomártir de América e Alaska; João Maximovich de Shangai e São Francisco; Synaxis da Mãe de Deus dos Órfãos.
Tom 3



Na época do Imperador Leão I (457-474), dois irmãos empreenderam uma peregrinação à Terra Santa, hospedando-se na casa de uma viúva de idade já avançada. Nesta casa havia um pequeno altar improvisado e os dois irmãos tomaram conhecimento de que ali muitos milagres aconteciam. Insistiram, então, com a mulher para que lhes contasse como isso acontecia. A mulher, por fim, revelou que guardava num cofre um presente da Santa Mãe de Deus (Theotókos).

Nossa Senhora, disse ela, no transcurso de sua existência, era assistida por duas mulheres virgens que a ajudavam. Antes da sua Dormição, a Mãe de Deus ofereceu a cada uma delas um presente como bênção. Ela, a viúva, como fazia parte da família de uma destas duas virgens, tinha recebido este presente como herança, depois do mesmo ter atravessado gerações. Este presente (veste) da Theotókos foi, mais tarde, trasladado dentro de um cofre de ouro pelo então Patriarca Juvenal de Jerusalém à Igreja de Vlajerna (Blaquerne), localizada no subúrbio da área nordeste de Constantinopla, construída pela Rainha Pulquéria, filha do Imperador Arcádio e esposa do Imperador Markiano (451-457). A Igreja de Vlajerna sofreu um incêndio no ano 1070, tendo sido reconstruída anos mais tarde. Por descuido, um segundo incêndio atingiu a Igreja em 19 de janeiro de 1434. Após estes incidentes, foi conservada como um lugar de oração. 
 
A Colocação do Venerável Veste da Santíssima Mãe de Deus em Blakhernae:

Comemorado em 2 de julho

Durante os anos do reinado do Imperador bizantino Leão, o Grande, o macedônio (457-474), os irmãos Galbius e Candidus, associados do Imperador, partiram de Constantinopla para a Palestina para adorar nos lugares sagrados. Em um pequeno povoado perto de Nazaré, eles pararam para pernoitar na hospedaria de uma certa judia muito idosa. Em sua casa, a queima de velas e o incenso fumegante chamaram a atenção dos peregrinos. Para suas perguntas, sobre que tipo de coisa sagrada havia em sua casa, a mulher piedosa por um longo tempo não quis dar uma resposta, mas, depois de pedidos persistentes, ela respondeu, que com ela estava um item sagrado muito precioso - o Robe da Mãe de Deus, do qual ocorreram muitos milagres e curas. A Virgem Santíssima, antes do tempo de Sua Dormição ("Repouso"), legou uma de suas vestes a uma piedosa donzela judia da linhagem familiar desta casa, depois de instruí-la a entregá-la após a morte a outra virgem. Assim, de geração em geração, o manto da Mãe de Deus foi preservado nesta família. 
O baú de jóias, contendo o manto sagrado, foi transferido para Constantinopla. São Genádios, Patriarca de Constantinopla (+471), e o Imperador Leão, tendo aprendido da descoberta sagrada, convenceram-se da incorruptibilidade do santo manto e, com tremor, confirmaram sua autenticidade. Em Blakerne, perto do litoral, foi erguida uma nova igreja em honra da Mãe de Deus. Em 2 de junho de 458, São Genádios, em grande solenidade,  transferiu o manto sagrado para a igreja de Blakerne, colocando-o dentro de um novo relicário. 
Posteriormente, no relicário, juntamente com o manto da Mãe de Deus, foi colocado também Seu omofórion (um sobre-manto) e parte de sua faixa de cinto. Esta circunstância também estabeleceu seu selo sobre a iconografia Ortodoxa da festa, em conjugar os dois eventos: a Colocação da Túnica e a Colocação da Faixa-Cinturão da Mãe de Deus em Blakerne. O peregrino russo Stefan Novgorodets, visitando Tsar'grad por volta do ano de 1350, testemunha: 
"Chegamos a Blakerne, onde jaz o manto sobre um altar-trono em um relicário impresso". 
Mais de uma vez, durante a invasão de inimigos, a Santíssima Mãe de Deus salvou a cidade, à qual Ela entregou seu santo manto. Assim aconteceu durante o tempo do cerco de Constantinopla pelos ávaros em 626, pelos persas - em 677 e pelos árabes - no ano 717 e em 860 pelos russos, que anos mais tarde, vieram a se converter, sendo batizada a nação inteira em grande evento, o qual entrou para a história com o nome de "O Batismo de Kiev", ou "Batismo da Rússia".
Leituras Comemorativas 
Hebreus 9:1-7 
Lucas 10:38-42; 11:27-28 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 12:4-5, 15-21

4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Mateus 12:9-13

9 Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles. 10 E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? 12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados. 13 Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra.    

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário