terça-feira, 2 de julho de 2019

3ª Terça-feira Depois de Pentecostes

02 de Julho de 2019 (CC) / 19 de Junho (CE)
Santo Apóstolo Judas, o irmão do Senhor (Séc I) e São Paísius, o Grande (400 dC)
Jejum dos Apóstolos 

(peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 1


O Santo Apóstolo Judas 
São Judas foi um dos Doze Apóstolos. Ele era filho de São José e Salomé e irmão de Tiago, o irmão do Senhor. Com Salomé, a filha de Angeja, o filho de Varahina e irmão de Zacarias, José, o carpinteiro, teve quatro filhos: Tiago, Hoséas, Simão e Judas. Este Judas também é as vezes chamado: “Judas, o irmão de Tiago” por causa de seu irmão mais famoso (Lc 6,16. At 1,14).  
São Judas começa sua epístola desta maneira: “Judas, o servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Judas 1,1). Mesmo apesar de que ele também pudesse ser chamado de "irmão do Senhor" tanto quanto Tiago, ele assim não o fizera por humildade e vergonha, porque, no inicio, não crera que seu irmão, Jesus, Fosse o Cristo, o Senhor. 
Quando o ancião José, antes de sua morte, quis deixar uma porção de sua propriedade para Jesus, assim como também para seus outros filhos, todos eles protestaram por isso, até mesmo Judas. Apenas Tiago voluntariamente deixou de lado uma parte de sua porção e a intencionou para Jesus.  
Judas é também chamado de Levi ou Tadeu. Existe um outro Tadeu dos Setenta Apóstolos (21 de agosto), mas este Tadeu ou Judas foi um dos Grandes Apóstolos. Judas pregou o Evangelho através da Judéia, Samaria, Galileia, Iduméia, Síria, Arábia, Mesopotâmia e Armênia. Em Edessa, na cidade de Abgar, ampliou o ensinamento do outro Tadeu. Quando Judas pregou pelas regiões do Ararat, foi capturado pelos pagãos, crucificado numa cruz e morto através de flechas e entrou no reino eterno de Cristo.

O Venerável Paisius o Grande 
 
Paisius era Egípcio de nascimento e nacionalidade. Depois de uma visão em um sonho, sua mãe o dedicou ao serviço de Deus. Como jovem, Paisius veio ao Venerável Pambo, que o recebeu como um dos seus discípulo. Pambo foi um co-discípulo do Venerável João Kolovos (O baixo) que escreveu a biografia de Paisius. 
Para a alegria de seu pai espiritual, Paisius se empenhavam em trabalho após trabalho e mortificação após mortificação. Muitas vezes o Profeta Jeremias, a quem ele especialmente amava e lia frequentemente, lhe aparecera. Os anjos de Deus também frequentemente lhe apareceram; mesmo o Próprio Senhor Cristo apareceu a ele: “A Paz seja contigo meu escolhido amado!” dissera-lhe o Senhor Cristo. 
Pela grande graça de Deus, Paisius possuía o dom especial de abstinência de comida. Frequentemente não comia pão por quinze dias, mais frequentemente por uma semana e uma vez, no testemunho de São João o Baixo, ele passou setenta dias sem tomar nada. Ele empreendeu uma grande luta contra os espíritos malignos, que apareciam a ele as vezes exatamente como eles são e, as vezes na forma de anjos radiantes. Mas o abençoado servo de Deus não permitiu a si mesmo ser enganado ou fascinado. Paisius era famoso por todo o Egito por sua capacidade discernir os espíritos e operar milagres. Ele tomou habitação na eternidade no ano 400. O Venerável Isidoro de Pelusium transladou as relíquias de Paisius para seu mosteiro e o sepultou com honras. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 7:14-8:2

14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

7:14-17 - As paixões que nos levam ao pecado tornam-se ainda mais fortes quando contra elas lutamos por conta própria, e a clareza do certo e do errado que encontramos na Lei, aumenta ainda mais as paixões. Somente o poder de Cristo pode nos salvar nesta batalha. 
7:17O homem não é pecador por natureza. A Igreja Ortodoxa rejeita qualquer ensinamento de que o homem tenha uma "natureza pecaminosa" ou que a natureza do homem seja depravada até o âmago. Esta passagem mostra claramente que o pecado é algo distinto da nossa natureza. Porque somos criados à imagem de Deus (Gn 1:26), há uma bondade indelével em nossa natureza que nunca pode ser desfeita. Enquanto podemos nos tornar imersos no pecado, sabemos que ainda não faz parte de nossa natureza, mas uma força estrangeira que habita em nós. Assim, o pecado é o que fazemos, não o que somos. Leia o v. 20. 
7: 18-23 - Paulo esclarece a distinção entre a vontade da alma e a vontade da carne. 
7:24  - Porque a alma renasce no batismo, então, ela pode se esforçar para seguir a lei de Deus (v. 22). No entanto, nossa carne continua corrupta neste mundo, e muitas vezes luta contra a nossa vontade de fazer o bem. Esta questão é respondida em:
8: 1-2 O termo corpo da morte refere-se ao nosso estado corrompido neste mundo; isso não implica que o corpo é mau, pois o corpo é bom. Neste mundo, no entanto, continua a necessitar de redenção final. 

Mateus 10:9-15

9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. 11 Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. 12 E, ao entrardes na casa, saudai-a; 13 se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário