sexta-feira, 26 de julho de 2019

6ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

26 de Julho de 2019 (CC) / 13 de Julho (CE)
Sinaxe do Arcanjo Gabriel;
Santo Estêvão, do Mosteiro de São Savas (724), 
Juliano, Bispo de Cenomanis (Le Mans), na Gália. (Séc. I)
Jejum (Azeite permitido)
Tom 4



Este grande arcanjo de Deus é celebrado em 26 de março. Neste dia, porém, ele é celebrado e homenageado por suas aparições e milagres em toda a história da salvação do homem. Acredita-se que esta celebração foi estabelecida pela primeira vez no Monte Athos, no século IX, durante o reinado do Imperador e da Imperatriz Basílio Constantino Porphyrogenitus e do Patriarca Nicholas Chrysoverges, por ocasião do aparecimento do arcanjo Gabriel em uma célula perto de Karyes, onde ele escreveu em uma tabuleta de pedra com o dedo, o hino à Parturiente de Deus: "Digno é justo," (Jest Dostojno Axion Estin). Como resultado disso, ainda hoje, esta célula é chamado a célula do "Axion Estin".

Tal como essa, outras aparições do Arcanjo Gabriel também são comemoradas:

1.     O aparecimento a Moisés enquanto estava cuidando do rebanho de Jetro,

2.     Intermediando as relações de Moisés com Deus, como por exemplo no relato da Criação que Moisés registrou no Gênesis;

3.     Sua aparição ao profeta Daniel revelando-lhe o mistério dos reinos futuros e da vinda do Salvador;

4.     Sua aparição a Santa Ana e a promessa de que ela vai dar à luz uma filha, a Bem-aventurada e Toda Pura e Santa Virgem Maria;

5.   A aparição muito breve à Virgem Santa, enquanto esta vivia no Templo de Jerusalém;

6.     Sua aparição a Zacarias, o Sumo Sacerdote e as notícias sobre o nascimento de João, o Precursor, e da severa punição de Zacarias tornando-o surdo-mudo, porque não creu nas suas palavras;

7.     O aparecimento à Virgem Santa de Nazaré anunciando-a da boa notícia da concepção e do nascimento do Senhor Jesus Cristo;

8.     A aparição ao Justo José;

9.     A aparição aos pastores perto de Belém;

10.  A aparição ao próprio Senhor no Jardim do Getsêmane, fortalecendo a natureza humana de nosso Senhor antes de sua paixão;

11.  A aparição às mulheres portadoras de mirra e assim por diante.

Os Anjos são superiores ao homem em sua força espiritual, sendo, porém, limitados em sua sabedoria – só Deus é onipotente e onisciente. Nosso Senhor Jesus Cristo falou muitas vezes sobre dos Anjos. Segundo ele, os Anjos levaram a alma do mendigo Lázaro ao seio de Abraão (Lc 16,22).  
Nas Escrituras Sagradas alguns Anjos possuem nomes próprios:  
O nome Gabriel significa «Força de Deus». É mencionado pelo Profeta Daniel e também pelo Evangelista São Lucas (Dn 8,16; 9,21 e Lc 1,19-26). O nome do Arcanjo Miguel é mencionado pelo profeta Daniel, pelo apóstolo Judas e pelo Apocalipse (Js 5,13; 12,1, Jd 7-8). 
O nome Miguel, em hebraico, significa «Quem, senão Deus?» Nas Escrituras ele é chamado de «Chefe do Exército do Senhor» e é representado como o principal guerreiro contra o diabo e seus servidores, portando, normalmente, uma espada de fogo na mão. 
O Arcanjo Gabriel é representado nas Sagradas Escrituras como o Mensageiro do mistério divino, portando um ramo do paraíso em sua mão. 

São nomeados ainda, nas Sagradas Escrituras, três Anjos: Rafael, que significa “Ajuda de Deus” (Tb 3,16; 12,12-15); Uriel – “Fogo de Deus” (3Esd 4,1; 5,20); Selafiel – “O que ora a Deus” (3 Esd 5,16).

Tropárion - Modo 4
Gabriel, comandante das Hostes Celestes,
nós que somos indignos te pedimos
que por tuas orações encontremos proteção sob as asas de tua glória imaterial,
e preserva-nos na fé, a nós que clamamos:
"Livra-nos de todo mal, pois tu és o Comandante das Forças do Alto!"

Kondákion - Modo 2
Tu contemplas a glória de Deus no céu,
e trazes a graça do alto para terra,
ó sábio Gabriel, Líder dos Anjos, 
Ministro da Glória de Deus, e Defensor Divino do mundo,
salva e protege aqueles que a ti clamam:
"Defende-nos, para que nada se levante contra nós! 

Santo Estêvão, Comemorado em 13 de julho e 28 de outubro 
O Monge Estêvão Sabates,  sobrinho de São João de Damasco (4 de Dezembro), nasceu no ano de 725. Com apenas 10 anos de idade ingressou na Lavra de São Savas e passou toda a sua vida neste mosteiro, por vezes, saía para o deserto para para praticar a ascese em solidão. Ao monge Estêvão foi concedido os dons de operar maravilhas e da perspicácia: curava os expelia os demônios dos doentes, e discernia os pensamentos daqueles que vinha até ele em busca de conselho. Estêvão morreu no ano 724, prevendo antecipadamente o dia da sua morte. A vida do monge foi compilada por seu aluno Leôncio.

Comemoração de São Juliano  
Alguns pensam que este santo não é outro senão Simão, o leproso, que foi curado pelo Senhor. 

O Apóstolo Pedro o consagrou bispo e o enviou para a Gália pagã, onde São Juliano suportou grandes misérias, mas conseguiu converter muitas pessoas à fé de Cristo. 
Juliano também batizou o Príncipe Defenson, o qual se converteu de tal modo, que tratava todos os negócios do seu reino à luz da verdadeira fé.
Tropárion
São Juliano, tu que operaste maravilhas,
Intercede junto ao Deus Misericordioso
Para que Ele nos conceda o perdão
E a salvação de nossas almas.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 4:5-8
5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor. 6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro. 7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 8 Já estais fartos! já estais ricos! sem nós já chegastes a reinar! e oxalá reinásseis de fato, para que também nós reinássemos convosco!   

Mateus 13:44-54

44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. 45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; 46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. 47 Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. 48 E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. 49 Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, 50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 51 Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Entendemos. 52 E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. 53 E Jesus, tendo concluído estas parábolas, se retirou dali. 54 E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos?

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário