sábado, 20 de julho de 2019

5º Sábado Depois de Pentecostes

20 de Julho de 2019 (CC) / 07 de Julho (CE)
São Tomás de Milão (Séc. 10); 
Santo Acácio, citado na Santa Escala (Séc. 6)
Tom 3



Primeiramente, Thomas era um comandante que se distinguia por sua bravura e riqueza. Sua personalidade imprimia muito temor aos inimigos. Mas quando Thomas descobriu o amor de Cristo, deixou tudo e se retirou para o deserto, onde foi tonsurado monge, e se entregou a uma vida de estrito ascetismo.

Uma vez, Santo Elias, o profeta lhe aparecera e o levara a uma montanha chamada Malea ao lado de Athos, a Montanha Sagrada. Lá, viveu só e isolado, porém tendo a Deus como companhia, pois Thomas orava constantemente, dia e de noite. Mesmo estando escondido do mundo, não pudera permanecer oculto. Ouvindo falar de sua vida santa, as pessoas começaram a procurá-lo,  trazendo os seus enfermos para que ele os curasse. São Thomas curava os homens de todas as enfermidades e aflições. Quando se apresentou ao Senhor no século X, as suas relíquias continuaram a ajudar todos aqueles que delas se aproximavam com fé.

Ss. Acácio e Epitectus, mon. (séc. VI) 
Acácio era filho único e foi convertido ao amor de Cristo pelo Padre Epitectus que o batizou e o tonsurou monge.

Depois que eles se mudaram de algum lugar nas regiões orientais da Cítia e se estabeleceram na cidade de Scythian Almirida (agora Ramzina) na boca do Danúbio, no Mar Negro, foram torturados e degolados cerca de 290 dC por causa da fé em Cristo.  Após suas mortes, apareceram em grande esplendor para os pais de Acácio, Alexandre e Marcellina, os quais se converteram a Cristo e foram batizados pelo bispo Evangelus que, em seguida, foi decapitado por amor Cristo.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 8:14-21

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Mateus 9:9-13

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário