domingo, 14 de julho de 2019

4º Domingo Depois de Pentecostes

4º DOMINGO DE SÃO MATEUS
14 de Julho de 2019 (CC) / 01 de Julho (CE)
Santos e Anárgiros Cosme e Damião († 284)
Tom 3



Os Santos Anárgiros (que não aceitam dinheiro) eram irmãos e originários de Roma. Estudaram medicina, não como uma profissão lucrativa, mas como uma missão filantrópica. Estes santos não aceitavam dinheiro, de pobres ou ricos, como pagamento por seu trabalho. Mas dedicavam-se, preferencialmente, ao atendimento aos pobres, pois, como diziam, «uma cabana tem mais necessidades que um palácio». Mas, quando curavam algum rico enfermo e este insistia em lhes retribuir com algum dinheiro, os santos indicavam um pobre que estivesse enfermo para que o dinheiro fosse levado a ele. E Deus abençoava o ofício destes santos médicos com extraordinária e milagrosa força. Isso, no entanto, despertou à inveja de outros médicos, especialmente no próprio mestre deles, que os detestava por serem cristãos.
O invejoso professor dos santos irmãos, sob o pretexto de recolher ervas curativas, levou-os para a montanha, onde foram apedrejado até a morte. Os Santos Cosme e Damião glorificaram a Deus com seus martírios no ano 284 dC. Suas memórias permanecem eterna na Igreja na terra e suas foram para o Reino do Senhor, onde vivem eternamente na glória e na alegria.

Tropárion
Ó Santos anárgiros e taumaturgos Cosme e Damião,
visita-nos em nossas enfermidades.
Porque gratuitamente recebeste a Graça do Alto,
nós vos suplicamos que intercedam ante Cristo Deus para que nos envie Sua Graça. 
Leituras Comemorativas 
1 Coríntios 12:27-13:8 
Mateus 10:1,5-8 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (IV)

Lucas 24:1-12

1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado. 2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro. 3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 E, estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes; 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galileia. 7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. 8 Lembraram-se, então, das suas palavras; 9 e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. 11 E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito. 12 Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido.   

LITURGIA

Tropárion Da Ressurreição
Alegrem-se os Céus / e exulte a terra, / pois o Senhor mostrou a força de Seu braço, / vencendo a morte pela morte. / Ele Que é o Primogênito dentre os mortos / arrancou-nos das profundezas do Inferno, / e concedeu ao mundo // a Sua infinita misericórdia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kondákion da Ressurreição
Hoje, Tu, ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo, / e nos conduziste para fora dos portões da morte. / Hoje Adão dança de alegria e Eva rejubila, / e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar // o divino poder de Tua autoridade.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotókion
Ó Admirável Protetora dos Cristãos...

Prokímenon

Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores! / Cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores! (Sl. 46, 6) 

Aplaudi com as mãos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46, 1)

Romanos 6:18-23

18 tendo sido libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniquidade para iniquidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. 20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? pois o fim delas é a morte. 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Aleluia


Aleluia, aleluia, aleluia!
É Deus Quem me reveste de fortaleza,
E Quem atrai os povos para Mim.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Ele fortalece a Davi, Seu ungido,
E à sua descendência para sempre.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 8:5-13


5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo: 6 Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado. 7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei. 8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar. 9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. 10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé. 11 Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus; 12 mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. 13 Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou.


† † †


HOMILIA


“A Humilde Fé do Centurião”

Enquanto nos era lido o Evangelho, ouvimos o elogio de nossa fé tendo por base sua humildade. Tendo o Senhor prometido ir à casa do centurião para curar ao seu criado, ele respondeu: Eu não sou digno de que entres em minha morada, mas dizei uma só palavra e ficará curado. Confessando-se indigno, tornou-se digno de que Jesus entrasse, não entre as quatro paredes de sua casa, mas em seu coração. Pois não tivesse falado com tanta fé e humildade, se já não abrigasse em seu coração Àquele a Quem não se cria digno de receber em sua casa. Pequena teria sido a felicidade se o Senhor Jesus tivesse entrado em suas quatro paredes, e não estivesse hospedado em seu coração. Realmente, Jesus, mestre de humildade de palavra e com seu exemplo, também se recostou à mesa na casa de um soberbo fariseu, chamado Simão. Mas, ainda estando recostado em sua casa, o Filho do Homem não encontrava em seu coração onde reclinar Sua cabeça. Estava, pois, o Senhor recostado na casa do fariseu soberbo. Estava em sua casa, como acabo de dizer, porém não estava em seu coração. 

No entanto, não entrou na casa deste centurião, mas se apossou de seu coração. O elogio de sua fé tem como base a humildade. Disse, de fato: Eu não sou digno de que entres em minha morada. E o Senhor: Eu vos digo que nem em Israel encontrei tanta fé (este Israel a que se refere é o segundo a carne). Porque, segundo o espírito, este centurião já era israelita. 

O Senhor veio a Israel segundo a carne, ou seja, aos judeus, para buscar primeiramente ali as ovelhas perdidas. Em cujo povo e de cujo povo ele também tinha assumido o corpo: nem em Israel encontrei tanta fé, afirma Jesus. Nós podemos medir a fé dos homens, porém enquanto homens; Ele que enxergava o interior do homem, Ele a Quem ninguém podia enganar, deu testemunho ao coração daquele homem, ouvindo as palavras de humildade e pronunciando uma sentença de cura.

E o que foi que o levou a semelhante conclusão? Ele disse: 

“Porque eu também estou debaixo da autoridade e tenho soldados às minhas ordens, e digo para um: vai, e ele vai; a outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faz isto, e ele o faz. Sou uma autoridade com súditos às minhas ordens, mas submetido à outra autoridade superior a mim.”

Portanto – ele reflete –, “se eu, um homem submetido ao poder de outro, tenho o poder de mandar, o que não poderás Tu de Quem depende todo o poder?” E aquele que isto dizia era um pagão, centurião, para ser mais exato. Ali ele se comportava como um soldado, como um soldado com graduação de centurião; submetido à autoridade e constituído em autoridade; obediente como súdito e dando ordens aos seus subordinados. E se bem que o Senhor estava incorporado ao povo judeu, já anunciava que a Igreja haveria de propagar-se por todo o orbe da terra, para a qual mais tarde enviaria aos apóstolos: Ele, apesar de não Ser visto, foi crido pelos pagãos; no entanto, porém visto pelos judeus, por eles foi assassinado.

E assim como o Senhor, sem entrar fisicamente na casa do centurião – ausente com o corpo, Presente com Sua majestade – curou não obstante sua fé e sua família; assim também o Senhor em Pessoa somente esteve corporalmente no povo judeu. Entre os demais povos nem nasceu de uma virgem, nem padeceu, nem percorreu os seus caminhos, nem suportou as penalidades humanas, nem realiza as maravilhas divinas. Nada disto nos outros povos. Contudo, a propósito de Jesus se cumpriu o que se foi dito: Um povo estranho foi meu servo. Mas como, se é um povo estranho? Escutavam-me e me obedeciam. O mundo inteiro ouviu e creu.


Agostinho, Bispo de Hipona

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário