quarta-feira, 3 de julho de 2019

3ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

03 de Julho de 2019 (CC) / 20 de Junho (CE)
São Metódio, Patriarca de Constantinopla († 312 d.C)
Traslado das Santas Relíquias e Vestes dos Santos Apóstolos
André Tomé, João, o Teólogo, Discípulo Lucas,
Profeta Eliseu e Mártir Lázaro 
Para a Igreja dos Apóstolos
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 1

O Sacerdote e mártir Metódio, bispo de Patara (região da Lícia na Ásia Menor), se destacou por sua genuína humildade monástica. Calma e serenamente, ele instruía seu rebanho, e ao mesmo  tempo usava de grande firmeza quando se tratava de defender a pureza da Ortodoxia. Metódio combateu energicamente  as heresias, especialmente as que eram muito difundidas, como a heresia dos origenistas. Deixou para trás um rico legado literário: Obras em defesa do cristianismo contra o paganismo, explicações dis dogmas Ortodoxos contra a heresia de Orígenes, discursos morais e explicações da Sagrada Escritura. 
São Metódio foi preso pelos pagãos, confessou com firmeza a sua fé em Cristo, e no ano de 312 foi condenado à morte por decapitação.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 8:2-13

2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; 8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.  

Mateus 10:16-22

16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. 21 Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário