terça-feira, 23 de julho de 2019

6ª Terça-feira Depois de Pentecostes

23 de Julho de 2019 (CC) / 10 de Julho (CE)
Santos 45 Mártires de Nicópolis, na Armênia, entre eles,
Leôncio, Maurício, Daniel, Antônio, Alexandre, 
Aniceto, Sisinius, Meneus e Belerad (†319)
Antônio de Pechersk; 
Deposição da Preciosa Túnica de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Moscou; 
Siloan de Pechersk; Mártires Ianor e Apolônio; 
10.000 Mártires do Egito; Partênios e Eumênios, de Kudumas; 
Santo Ícone da Mãe de Deus, de Konevsk.

Tom 4




Estes santos foram martirizados no início do século 4º, na época do imperador Licínio, na cidade de Nikópolis, na Armênia.  Após tomarem conhecimento de um decreto contra os cristãos publicados por ordem do imperador Licínio, os Santos Mártires se apresentaram diante do imperador e confessaram sua fé. Licínio, depois de escutá-los, interrogou-lhes por que não adoravam aos deuses (pagãos), ao que responderam: «Cristo nos ensinou a não prestarmos adoração a deuses que não existem», Ouvindo a resposta, Licínio ordenou que amarrassem pés e mãos e conduzissem todos à prisão, privando-os de água e pão. Os Santos passaram a noite em oração. 
Na manhã seguinte, Licínio ordenou que fossem trazidos à sua presença, Perguntou-lhes, então, se haviam se arrependido de sua posição de não adorar aos deuses pagãos. Eles, num só coração e a uma só voz responderam: «Somos cristãos», Movido de ódio o imperador ordenou que lhes cortassem as mãos e os pés e, depois, foram todos lançados ao fogo. Assim, unidos pela mesma fé no mesmo sentimento, foram dignos de receber o título de Mártires de nossa Santa Igreja. 
Venerável Antônio, do Mosteiro das Cavernas, em Kiev

O fundador e pai do monaquismo na Rússia, Antônio, nasceu na pequena cidade de Lyubech, perto de Chernigov. Em idade já adiantada, deixou sua casa e foi a Athos, a Santa Montanha, onde foi tonsurado monge e viveu asceticamente no Mosteiro de Esphigmenou. Em obediência a uma aparição celestial, o Abade enviou Antônio à Rússia para estabelecer o monaquismo lá. Antônio escolheu uma caverna perto de Kiev. Quando aqueles que desejavam a vida monástica se reuniram ao seu redor, Antônio nomeou seu discípulo Theodosius como Abade, mas, ele mesmo permaneceu na caverna como um hesicasta (silencioso). Pela benção de Deus, o mosteiro cresceu e tornou-se a mãe do monaquismo russo. Antônio suportou muitos males dos homens e dos demônios, mas, triunfou sobre todos por sua humildade. Ele possuía o grande dom da clarividência e da cura dos doentes. Antônio repousou no Senhor no ano 1073 dC, com a idade de noventa anos, deixando sua semente espiritual (berçário), a qual ao longo dos tempos, veio a produzir bons frutos para os Ortodoxos da Rússia.

Deposição da Honorável Túnica de Nosso Senhor Jesus Cristo

No momento do sofrimento de nosso Senhor Jesus pela humanidade, havia entre as fileiras do Exército Romano em Jerusalém, um georgiano chamado Elioz, da cidade de Mtskheta. Sua mãe tinha ouvido falar de Cristo, e n'Ele cria em seu coração. Ao ver seu filho ir para o exército na Palestina, ela o aconselhou a não fazer nada contra Cristo. Quando o Senhor foi pregado na Cruz, o som do martelo no Gólgota chegou aos ouvidos da mãe de Elioz na cidade de Mtskheta. Ao ouvir esse som, ela gritou: 
«Ai de mim, que eu não morri antes disto. A morte teria me resgatado desse som terrível!» E, dizendo isso, caiu morta. 
Naquele instante, Elioz estava em baixo da cruz, e com os outros soldados lançava sortes para obter a túnica de Cristo. Elioz ganhou a vestimenta, e trouxe para Mtskheta, dando-a como presente a sua irmã Sidônia. Ouvindo sobre a morte do Senhor, e que seu irmão participou do derramamento de sangue inocente, ela morreu, segurando firme a túnica do Senhor em suas mãos, de modo que ninguém conseguiu arrancá-la, e eles foram obrigados a enterrar a túnica com ela. Uma árvore de cedro brotou de seu túmulo e derramou uma mirra curativa, muito aromática. Com o tempo, a árvore de cedro foi cortada e esculpida em um pilar. Nas orações de Santa Nina, um anjo levantou esta coluna, que ardia como uma coluna de fogo, plena de graça, e veio a descansar no pedestal esculpido sobre o toco da árvore. O rei Miro, ao ser batizado, erigiu uma igreja lá, dedicando-a aos Santos Apóstolos. E ficou em repouso no pedestal esculpido no coto. O rei Mirian, ao ser batizado, erigiu uma igreja lá, dedicando-a aos Santos Apóstolos. No ano de 1625, d.C., Shah Abbas pegou a túnica e enviou-a a Moscou, como presente para o Príncipe Michael Fiodorovich e para o Patriarca Philaret, a qual foi posta na  Catedral da Dormição da Santíssima Virgem, em Moscou.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 1:1-9

Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Mateus 13:24-30

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.


† † †

COMENTÁRIOS

Epístola

1: 2 Apesar da desordem, desunião, e erro entre os coríntios, o Apóstolo ainda os chama de "Igreja de Deus, santificados em Cristo e de santos" (separados para Deus).Batizados em Cristo, unidos com Ele, esta Igreja, por Sua misericórdia, é uma com os fiéis que estão em todos os lugares.

1: 3 A Graça é ilimitada, incondicional, é o amor incriado de Deus, dado livremente para aqueles que não o merecem. Paz é a nossa reconciliação com Deus e uns com os outros. A expressão "A paz esteja convosco", encontra-se repetidas vezes na Antigo Testamento, e é a saudação diária comum em todo o Oriente Médio. "A paz esteja convosco" na Divina Liturgia Ortodoxa está ligada à leitura do Evangelho, ao beijo da paz, e a oração do Senhor. Jesus deu aos discípulos o dom da paz, que é a presença do Espírito Santo (Jo 14:27; 20:19).

1: 4 Nada é tão agradável a Deus como a nossa gratidão por Sua graça, tanto para nós e para os outros.

1: 7 O Livro do Apocalipse mostra que, embora não sendo visto, o Senhor Jesus Cristo está presente até agora, e então aparecerá em glória. A segunda vinda
 de Cristo é um ponto principal no ensino de Paulo, pois que neste Seu Segundo Advento, a nossa salvação será claramente revelada e totalmente conhecida.

1: 4-9 Embora ele vai depois repreender severamente esta igreja, a garantia de Paulo sobre os seus dons e a vocação é sincero. Pela graça de Deus é dado à Igreja em todos os lugares, mesmo em Corinto.

Evangelho

13: 24-30 Esta parábola se baseia na anterior Parábola do Semeador. Aqui Cristo dá atenção para o inimigo que semeou a sua descendência entre a semente de Cristo. Como falsidade veio depois da verdade e falsos profetas vieram após os verdadeiros profetas, assim é que o Anticristo virá depois do Cristo. Assim como o joio à primeira vista é semelhante ao trigo, também as modas do diabo e suas mentiras assemelham-se à verdade. A narrativa de que o diabo semeou enquanto os homens dormiam, indica que as heresias e mentiras brotam quando as pessoas estão apáticas.

†††

Nenhum comentário:

Postar um comentário