quarta-feira, 10 de julho de 2019

4ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

10 de Julho de 2019 (CC) / 27 de Junho (CE)
São Sansão, o Hospitaleiro (530 d.C)
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 2



São Sansão, o Hospitaleiro foi filho de pais romanos, ricos e ilustres, que lhe deram uma educação excelente que o fizeram médico. Depois da morte do pais, ele distribuiu os bens herdados entre os pobres e liberou os escravos. Logo depois se dirigiu para Constantinopla onde se estabeleceu numa pequena casa onde alojava viajantes, pobres e doentes. Pela sua vida ascética e de entrega ao próximo, Deus lhe deu o poder da cura, não só pelo conhecimento médico mas por suas virtudes. Sua fama se espalhou e o Patriarca resolveu ordená-lo presbítero.

Quando o Imperador Justiniano (527-565) ficou doente, pediu que São Sansão o curasse. O Santo impôs suas mãos sobre a área afetada e imediatamente ele se curou. Em gratidão o Imperador ofereceu ouro e prata, mas o santo recusou e pediu a Justiniano que construísse uma casa para pobres. O imperador cumpriu o pedido prontamente.

São Sansão dedicou o resto de sua vida a servir o próximo. Ele sobreviveu até idade avançada e partiu pacificamente para Deus. 
Tropárion de São Sansão Modo 8
Em tua paciência, ó venerável Pai, alcançaste a tua recompensa; / perseveraste incessantemente na oração, amaste os pobres e os acolheste.// Roga a Cristo, O misericordioso Deus, bendito Sansão, que salve as nossas almas.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 11:2-12

Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição; Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.

Mateus 11:20-26

20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: 21 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. 22 Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. 24 Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. 25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.

† † †

REFLEXÃO

A preocupação com o bem de todas as pessoas! Essa preocupação encheu os espíritos e corações dos nobres, exaltados e santos apóstolos. Escrevendo sobre o Apóstolo Paulo, São João Crisóstomo o chama: "O pai universal do mundo." "Pois, ele", diz Crisóstomo, "deu luz ao mundo inteiro, pelo qual ansiosamente trabalhou, dando tudo de si para a edificação do Reino."

Na verdade, muitos exaltado é este título: “Pai Universal do Mundo”, pois tal título não poderia ser atribuído a ninguém, além de Deus, a não ser aos Apóstolos de Cristo, pois, por seus cuidados paternais para com todos os homens, na verdade, se tornaram “pais universais do mundo." Há muitas mães no mundo que pouco se importam com seus próprios filhos, no entanto, os Apóstolos se preocupavam com o bem até de seus perseguidores e adversários. O apóstolo Pedro por duas vezes salvou seu adversário mais amargo, Simão o Mago, da morte: uma vez que quando o povo queria queimá-lo vivo e outra vez quando um cão queria rasgá-lo em pedaços. Basta pensar, como o mundo recompensou esses seus benfeitores: Como se fossem os maiores ladrões e criminosos.

Ó, como são verdadeiras as palavras de São Cirilo, que diz:

"Enquanto estamos no corpo, o mesmo ocorre para nós, cristãos como para os pagãos, a diferença é apenas no espírito."

†††

Nenhum comentário:

Postar um comentário