terça-feira, 16 de julho de 2019

5ª Terça-feira Depois de Pentecostes

16 de Julho de 2019 (CC) / 03 de Julho (CE)
São Jacinto de Cesárea († 108); 
Santos Mártires, Anatolio Arcebispo de Constantinopla († 458)
Traslado da Santas Relíquias de São Felipe, Metropolita de Moscou; 
Anatólio, Patriarca de Constantinopla; Anatólio de Pechersk; 
Hierarca Germano; Basílio, Bispo de Ryazan; João de Moscou, Louco por Cristo; 
Nicodemos de Kozheezersk; Moquios e Marco; 
Alexander, 1º Decapitado do Mosteiro da Incesante Vigilia; 
Gerásimo de Karenesi.

Tom 3



O Santo Mártir Jacinto, natural de Cesaréia da Capadócia, cresceu em uma família cristã. O Imperador Romano Trajano fez dele seu "cubicularius" (camareiro). 
Certa ocasião, durante uma festa pagã, o Imperador Trajano se banqueteava em um templo pagão junto com seus companheiros, comendo a comida oferecida pelos ídolos, mas o jovem Jacinto, tendo permanecido no palácio, trancou-se em uma pequena sala e orou fervorosamente ao Senhor Jesus Cristo. Um dos servos ouviu as palavras de oração. Ele fez uma denúncia ao Imperador, que Jacinto, deixando a prática imperial, não honrava os deuses romanos, mas estava secretamente orando a Cristo. 
Eles imediatamente prenderam São Jacinto e o levaram para Trajano. O Imperador exigiu que ele comesse da carne oferecida aos ídolos, mas o santo bravamente recusou e declarou ser cristão. Por ordem de Trajano, trancaram o santo mártir na prisão depois de ferozes torturas, e o esgotaram com fome e sede, para forçá-lo a comer comida idólatra. No dia 38, um dos guardas, trazendo a carne que oferecia ídolos, viu Anjos ao lado do mártir, vestindo-o com trajes brilhantes e colocando em sua cabeça uma coroa. 
Os torturadores decidiram continuar com o julgamento sobre o santo, mas encontraram-no na prisão já morto. Jacinthus, de doze anos de idade, morreu no ano 108 na cidade de Roma. Eles, depois, transferiram as relíquias do santo para Cesaréia. 
Santo Anatólio, Patriarca de Constantinopla 
Santo Anatólio, Patriarca de Constantinopla, nasceu em Alexandria na 2ª metade do século IV, durante um tempo, quando muitos representantes de ilustres famílias bizantinas despertaram ardentemente na fé e no conhecimento da sabedoria filosófica grega, eles se esforçaram para servir a Igreja de Cristo. Tendo recebido uma educação filosófica, Santo Anatólio aceitou a dignidade sacerdotal como diácono sob o comando de São Cirilo de Alexandria (comemorado em 18 de janeiro). Juntamente com São Cirilo, Anatólio estava presente no Terceiro Concílio Ecumênico em Éfeso, no ano 431 (Comm. 9 de setembro), no qual os santos padres condenavam o falso ensinamento de Nestório. 
Santo Anatólio permaneceu diácono em Alexandria, e depois da morte de São Cirilo (†444), quando a cátedra do Arcebispo de Constantinopla foi ocupada por Dióskoros, que apoiou outra heresia difundida por Eutykhios, afirmando que a natureza Divina em Cristo tinha engolido completamente e absorvido Sua natureza humana, não deixando nada disso para trás. Este falso ensino minou a própria base do ensinamento da Igreja sobre a salvação e redenção da humanidade•.  No ano 449 Dioskoros, juntamente com seus adeptos, convocou em Éfeso um concílio herético, que ficou conhecido como "Concílio de Ladrões", e obteve o apoio do Imperador. O defensor da Ortodoxia, São Flaviano,  Patriarca de Constantinopla, foi deposto e privado de sua dignidade patriarcal. 
Escolhido, então, para o assento da Cátedra de Constantinopla, São Anatolios zelosamente começou a restauração da pureza da Ortodoxia. São Anatolios já no ano 450, no Concilho Local em Constantinopla, empreendeu uma condenação da heresia de Eutykhios e Dioskoros. Tendo morrido no exílio, o Patriarca-confessor, Flaviano, foi enumerado nas fileiras dos santos e suas relíquias foram transferidas para a capital. 
No ano seguinte, 451, com a participação ativa do Patriarca Anatólio, o Quarto Concílio Ecumênico foi convocado em Calcedônia. Os pais do Concílio de Calcedônia afirmaram o dogma sobre a adoração do Senhor Jesus Cristo, "Perfeito na divindade e Perfeito na humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, tornado conhecido em duas naturezas - sem misturar-se, sem mudança, indivisível, inseparavelmente" (Grego: "asugkhutos, atreptos, adiairetos, akhoristos"; eslavo: "neslitno, neizmenno, nerazdel'no, nerazluchno"). 
Mas as heresias há muito incomodavam o mundo eclesial. Em luta incessante com falsos ensinamentos e ardente pela verdade, o Patriarca Anatólio morreu no ano de 458. 
Entre as deliberações tomadas quanto à regra canônica, estava o 28º Cânon do Quarto Concílio Ecumênico, que rezava sobre a igual honra do Trono Patriarcal de Constantinopla ao Trono da Roma Antiga; e também uma declaração deste trono canônico a São Leão, Papa de Roma (440-461). Dentro da jurisdição do Patriarca de Constantinopla, de acordo com o 28º Cânon, foram colocadas as Igrejas da Ásia Menor, a Grécia e a região do Mar Negro, e igualmente todas as novas Igrejas, que poderiam surgir entre as nações dessas regiões. E por isso também a Igreja Russa foi deliberadamente incluída na enumeração eclesial das Igrejas Ortodoxas. 
Santo Anatólio, também, fez uma grande contribuição para o tesouro literário da Igreja Ortodoxa. Por sua inspiração de oração e profundidade teológica, há nos stikhis versos dos serviços divinos aos domingos, para certas festas do Senhor (a Natividade e a Teofania de Cristo), e dias de mártir (para São Pantaleão, o Sanador, para São Jorge, o Portador da vitória, para São Demétrio de Tessalônica. Nos livros do serviço Divino eles são designados simplesmente como versos "Anatoliev". 
•[Nota do Tradutor: uma vez que "o que não é assumido não é salvo", se Cristo é por natureza divino e não humano por natureza, então Cristo-Deus terá morrido e ressuscitado em vão pela salvação da humanidade em sua natureza humana, e mesmo a Encarnação de Cristo seria tornada hereticamente docética]. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 14:9-18

9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. 15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. 16 Não seja pois censurado o vosso bem; 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. 18 Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.

Mateus 12:14-16, 22-30

14 Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem. 15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos, 16 e advertiu-lhes que não o dessem a conhecer; 22 Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mudo falava e via. 23 E toda a multidão, maravilhada, dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? 24 Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. 25 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. 26 Ora, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seus reino? 27 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 28 Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus. 29 Ou, como pode alguém entrar na casa do valente, e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente? e então lhe saquear a casa. 30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário