sábado, 6 de julho de 2019

3º Sábado Depois de Pentecostes

06 de Julho de 2019 (CC) / 23 de Junho (CE)
O Encontro do Ícone da Santíssima Theotókos de  Vladimir Ícone da Santíssima Theotokos, em memória do Livramento de Moscou da Invasão de Khan Achmed.
Sinaxe de Todos os Santos de Vladimir.
Mártir , Agripina de Roma († 253-260).
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 2

A Festa da Mãe de Deus em honra de seu Santo Ícone de Vladimir é celebrada em ação de graças pela libertação de Moscou de uma invasão do khan Akhmat. Em 1480, durante o tempo do Grande Príncipe Ivan III Vasilevich (1462-1505), o Khan Akhmat da Horda de Ouro, aproximou-se com uma vasta tropa até o Rio Ugra, que aqueles que guardavam o domínio de Moscou chamavam de "Cinturão" (Poyas) da Mãe de Deus". Durante um dia inteiro, o exército do cã e o do príncipe de Moscou estiveram frente a frente, cada um em uma das margens do Ugra, no entanto não se atacaram. Toda Moscou rezava à sua Patrona, a Santíssima Mãe de Deus, pela segurança da capital Ortodoxa. 
O Metropolita Gerontii (1473-1489) e o Padre-Confessor do príncipe, o Arcebispo Vassion de Rostov, orando, fortaleceram o exército russo com bênçãos e conselhos. O Metropolita escreveu ao príncipe uma missiva da catedral, na qual ele pedia que ele resistisse bravamente contra o inimigo, confiando na ajuda da Mãe de Deus. 
A Santíssima Mãe de Deus intercedeu pela terra russa. O príncipe ordenou a seu exército que recuasse do Ugra, para aguardar a passagem dos tártaros. Oinimigo decidiu, no entanto, que os russos estavam atraindo-os para uma armadilha, e assim começaram a recuar, a princípio devagar, mas à noite eles fugiram, movidos pelo medo. Em ação de graças pela libertação da Rússia dos tártaros, esta festa foi estabelecida em honra da Mãe de Deus. (A Antologia sobre o ícone de Vladimir é narrada em sua Festa em 26 de agosto). 
Comemoração de Santa Agripina 
Santa Agripina, virgem e mártir, é muito venerada na Sicília e, em menor medida, na Grécia. Sabe-se que era uma jovem de nascimento nobre e que, por causa de sua fé cristã teria morrido, ou por decapitação ou depois de duros açoites, durante o reinado de Valeriano, ou na perseguição de Diocleciano. Após o martírio, três mulheres cristãs de nomes, Bassa, Paula e Agatônice recolheram o corpo da jovem Agripina e levaram-no para Mineo, na Sicília, para ali sepultá-lo. 
Parece que, em seu túmulo, muitos milagres foram operados, incluindo curas de males irremediáveis e de pessoas possessas. Sabe-se que as relíquias da santa foram trasladadas de Sicília para Constantinopla, presumivelmente, para evitar a profanação pelos infiéis. 


Romanos 3:28-4:3

28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, 30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. 1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.  

Mateus 7:24-8:4

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.    25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda. 28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; 29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. 1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. 2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. 4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.   


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário