quarta-feira, 27 de março de 2024

2ª Quarta-feira da Grande Quaresma


27 de Março de2024 (CC) / 14 de Março (CE)
São Bento de Núrsia, mon. († c. 543)
Jejum (Pães, vegetais e frutas)
Tom 1

 

São Bento nasceu no ano 480, no ducado de Espoleto, próximo à cidade de Núrsia, Itália. Deus o predestinou a ser o precursor e pai de um grande número de santos. Desde menino, Deus o conduziu à solidão onde viveu por três anos, desconhecido de todos os homens, exceto de um monge chamado Romano que lhe levava um pouco de pão. Mesmo tendo o cuidado para manter-se escondido, a fama de sua santidade espalhou-se e em pouco tempo tornando-o conhecido entre os monges que desejavam fazê-lo seu abade. Bento resistiu por muito tempo em aceitar tal função, pois dizia que sua maneira de viver não se ajustava àquele cargo. Por fim, deu-se por vencido e se encarregou do governo do monastério. Contudo, muitos se arrependeram de tê-lo eleito seu superior. Descontentes por sua rigidez tentaram tirar-lhe a vida, colocando veneno em sua bebida. Quando o abade Bento abençoou aquela bebida, a taça se despedaçou e ele então compreendeu qual era a intenção. Reuniu todos os monges e declarou que lhes perdoava por aquele delito; renunciou ao cargo de abade e voltou a viver na solidão. Não passou muito tempo e a fama de sua santidade e de seus milagres se espalhou por toda a parte. Muitos se sentiam atraídos e tinham o desejo de serem dirigidos por ele. Bento fundou 12 monastérios com 12 monges em cada um, sendo um o superior. Profetizou o dia de sua morte e, seis dias antes, iniciou a preparação de sua sepultura. Naquele dia predito uma febre alta o tomou aumentando a cada dia. No dia de sua morte foi levado à Igreja por seus discípulos onde recebeu o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois disso levantou os olhos e as mãos para o céu entregando a sua alma nas mãos do Criador. Era o mês março de 543 e ele estava então com 62 anos.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 5:16-25

Contudo o Senhor dos exércitos será exaltado em juízo, e o Deus santíssimo glorificado em justiça. Os que tiverem sido espoliados serão alimentados como touros, e os cordeiros pastarão nos lugares desertos dos que forem tirados. Ai daqueles que puxam os pecados para si mesmos com uma corda comprida, e iniquidades como com um tirante do jugo da bezerra, e que dizem: Que ele faça, de uma vez, o que tem de fazer, a fim de que possamos vê-lo; e que venha o conselho do Santo de Israel, para que possamos conhecê-lo! Ai dos que chamam ao mal bem, e ao bem mal; que fazem as trevas serem como a luz, e a luz como as trevas; que fazem o amargo ser doce, e o doce amargo. Ai dos que são sábios em seu próprio conceito, e conhecedores em sua própria visão. Ai dos fortes, entre vós, para beber vinho, e dos poderosos que misturam bebida forte, que justificam ao ímpio por causa de recompensas, tirando a justiça do justo. Portanto, assim como a palha deverá ser queimada pela brasa ardente, sendo consumida por uma chama violenta, também a sua raiz será como o refugo e a sua flor subirá como poeira, porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos e insultaram a palavra do Santo de Israel. Por este motivo o Senhor dos Exércitos ficou muito irritado contra o seu povo e estendeu a sua mão contra eles, ferindo-os. Então, as montanhas se abalaram e os seus cadáveres tornaram-se como lixo no meio do caminho. Com tudo isto a sua ira não se aplaca, mas, ainda assim, a sua mão continua erguida.

VÉSPERAS

Gênesis 4:16-26

Então, Caim saiu da presença de Deus e habitou na terra de Node, defronte do Éden. Caim conheceu a sua mulher, e ela, tendo concebido, deu à luz a Enoque. Estava ele edificando uma cidade, e nomeou-a conforme o nome de seu filho, Enoque. A Enoque nasceu Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque. Lameque tomou para si duas esposas; o nome de uma era Ada, e o nome da outra Zilá. Ada teve Jabal; ele foi o pai dos que habitam em tendas, alimentando o gado. O nome de seu irmão era Jubal, que foi quem inventou o saltério e a harpa. Zilá também gerou a Tubalcaim; ele era ferreiro, fabricante tanto em bronze como em ferro. E a irmã de Tubalcaim foi Naamá. Disse Lameque às suas esposas, Ada e Zilá: Ouvi a minha voz, mulheres de Lameque! Considerai as minhas palavras, porquanto matei um homem, para minha tristeza; e um jovem, para minha dor. Pois vingança foi exigida sete vezes em nome de Caim; no de Lameque será setenta vezes sete! Adão tornou a conhecer Eva, sua mulher, e ela, havendo concebido, deu à luz um filho; e chamou o seu nome Sete, dizendo: Porquanto Deus levantou para mim uma outra semente a fim de substituir Abel, que Caim matou. Sete teve um filho, e chamou o seu nome Enos. Esse tinha esperança em invocar o nome do Senhor Deus.

Provérbios 5:15-6:3

Bebe a água dos teus próprios vasos e dos poços que te pertencem. Não deixes que as águas da tua fonte fluam para longe de ti; porém que as tuas águas se escoem nas tuas próprias ruas. Sejam para ti só, e que nenhum estranho delas participe, contigo. Que a tua fonte de águas seja realmente tua, e regozija-te com a mulher da tua mocidade. Que a tua amorosa  corça e graciosa gazela seja uma companhia para ti; seja ela, verdadeiramente, tua e esteja contigo em todos os momentos. Pois com a abundância do seu amor serás engrandecido. Não tenhas intimidades com a mulher estranha, nem te aconchegues nos braços de uma mulher que não a tua. Porque os caminhos do homem estão perante os olhos de Deus, e ele perscruta a todas as suas veredas. As iniquidades seduzem o homem, e cada um é preso nos grilhões de seus próprios pecados. Tal homem morre com os que não tem instrução, e é lançado para fora da abundância de sua própria substância, perecendo por causa da loucura. Meu filho, se te tornares fiador do teu amigo darás a tua mão a um inimigo.  Pois os lábios de um homem tornam-se para ele um forte laço, e é apanhado pelas palavras de sua própria boca. Meu filho, faze tu o que te ordeno, e livra-te; pois, em favor de teu amigo caíste no poder dos maus; não desanimes, mas anima também ao teu amigo por quem te fizestes fiador.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário