quarta-feira, 6 de março de 2024

Quarta-feira do Filho Pródigo

  
06 de Março de 2024 (CC) / 22 de Fevereiro (CE)
Descoberta das Santas Relíquias dos Santos Mártires de Eugênius, em Constantinopla: Maurício e 70 soldados com ele; Fotinos, Teodoro, Felipe e outros; 
Monges Talásios, Límios e Baradatus, na Síria; 
Atanásio, o Confessor; Antusa, a Mártir e seus 12 servos.
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 6


Durante as perseguições contra os cristãos as relíquias dos santos mártires eram normalmente enterradas pelos fiéis em lugares escondidos. Então, em Constantinopla, perto dos portões e da torre no bairro Eugênius, foram encontrados os corpos de vários mártires. Seus nomes permanecem desconhecidos pela Igreja. Quando milagres de cura começaram a ocorrer neste local, as relíquias dos santos foram descobertas e transferidas para uma igreja com grande honra. Foi revelado a um clérigo piedoso, Nicholas Kalligraphia, que entre as relíquias descobertas em Eugênius estavam as relíquias do Santo Apóstolo Andrônico, dos Setenta, e sua ajudante Júnia (17 de maio), a quem o apóstolo Paulo menciona na Epístola aos Romanos (Rm 16: 7). No século XII, uma grande igreja foi construída no local onde foram descobertas as relíquias dos santos mártires. Este trabalho foi realizado pelo imperador Andrônico (1183-1185), cujo patrono era o Santo Apóstolo Andrônico.

Comemoração de Santo Atanásio, o Confessor 
Santo Atanásio nasceu em Constantinopla de pais muito piedosos e ricos. Desde jovem se distinguia por sua humildade e compaixão, decidindo mais tarde tornar-se monge no monastério Pavlopetros, em Nicomédia.  
Sua notoriedade foi tanta que chegou ao conhecimento dos reis. Era dirigido espiritualmente por São Teodoro, o estudita e São João, abade do monastério dos Puros. Com eles cultivava a devoção aos santos ícones e, por causa disso, foi acusado e sofreu torturas na época do governo de Leôncio, o iconoclasta. Por permanecer firme em sua Fé Ortodoxa, morreu martirizado, entregando sua alma nos braços de nosso Senhor Jesus Cristo.

 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 João 3:21-4:6

21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 5 Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Marcos 14:43 - 15:1

43 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos. 44 Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o e levai-o com segurança. 45 E, logo que chegou, aproximando-se de Jesus, disse: Rabi! E o beijou. 46 Ao que eles lhes lançaram as mãos, e o prenderam. 47 Mas um dos que ali estavam, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe uma orelha. 48 Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador? 49 Todos os dias estava convosco no templo, a ensinar, e não me prendestes; mas isto é para que se cumpram as Escrituras. 50 Nisto, todos o deixaram e fugiram. 51 Ora, seguia-o certo jovem envolto em um lençol sobre o corpo nu; e o agarraram. 52 Mas ele, largando o lençol, fugiu despido. 53 Levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas. 54 E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava sentado com os guardas, aquentando-se ao fogo. 55 Os principais sacerdotes procuravam testemunho contra Jesus para o matar, e não o achavam. 56 Porque contra ele muitos depunham falsamente, mas os testemunhos não concordavam. 57 Levantaram-se por fim alguns que depunham falsamente contra ele, dizendo: 58 Nós o ouvimos dizer: Eu destruirei este santuário, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens. 59 E nem assim concordava o seu testemunho. 60 Levantou-se então o sumo sacerdote no meio e perguntou a Jesus: Não respondes coisa alguma? Que é que estes depõem conta ti?  61 Ele, porém, permaneceu calado, e nada respondeu. Tornou o sumo sacerdote a interrogá-lo, perguntando-lhe: És tu o Cristo, o Filho do Deus bendito?  62 Respondeu Jesus: Eu o sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu. 63 Então o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que precisamos ainda de testemunhas? 64 Acabais de ouvir a blasfêmia; que vos parece? E todos o condenaram como réu de morte. 65 E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas. 66 Ora, estando Pedro em baixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote 67 e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. 68 Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. 69 E a criada, vendo-o, começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. 70 Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu. 71 Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. 72 Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar. 
E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Teófano, o Recluso
Você questiona se de fato existe uma ajuda, pois, você diz "eu a pedi e não me foi dada". Mas então, como é que ela foi dada aos outros? Com o Senhor,não há acepção de pessoas; não sem motivo Ele concede a um e a outro não. Ele está pronto para socorrer a todos, pois, Lhe É Próprio o donativo. Se Ele não doar a alguém, a razão não está nEle, mas unicamente em quem está pedindo ajuda. Entre essas razões pode haver algumas que não podemos sequer imaginar. Mas existem razões conhecidas e visíveis para qualquer pessoa. Uma dessas razões (e não seria esta a principal razão?) é apontada por São João como sendo a ausência de confiança, e a causa desta ausência de confiança vem da condenação do coração ou da consciência.

"Amados," diz ele, "se o nosso coração não nos condena, então temos confiança para com Deus. E tudo o que Lhe pedirmos, dEle receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável à Sua vista (I João 3:21) . 

Não há nada mais a acrescentar a estas palavras. Tudo está claro em si e por si. O mestre vai ajudar um servo infiel, um esbanjador e perdulário? Será que o Senhor realmente está em nós quando nós não queremos agradar a Deus e cumprir Seus mandamentos; se nós só nos doamos à oração quando surge uma necessidade extrema ?!

† † †

São Cirilo
Patriarca de Alexandria
Eis que um rei reinará com justiça e seus chefes governarão conforme o direito. O Verbo, unigênito de Deus, era o Rei universal juntamente com Deus Pai e, ao vir a nós, toda criatura visível e invisível submeteu-se a ele. E embora o homem terreno, apartando-se e desvinculando-se de seu reino, fez pouco caso de seus mandamentos até o ponto de deixar-se enredar pela tirânica mão do diabo com os laços do pecado, ele, administrador e dispensador de toda justiça, novamente voltou a submeter-lhe ao seu jugo. São verdadeiramente retos os caminhos do Senhor.

Chamamos caminhos de Cristo aos oráculos evangélicos, por meio dos quais, atentos a todo tipo de virtude e ornando nossas cabeças com as insígnias da piedade, alcançamos o prêmio de nossa vocação celestial. Estes caminhos são realmente retos, sem curva ou perversidade alguma. Os chamaríamos retos e transitáveis. De fato, está escrito: Os caminhos do justo são retos, aplainas as sendas do justo. Pois a senda da lei é áspera, arrasta-se entre símbolos e figuras, e é de uma intolerável dificuldade. Por outro lado, o caminho dos oráculos evangélicos é plano, em nada áspero ou pedregoso.

Assim, os caminhos de Cristo são retos. Ele edificou a cidade santa, isto é, a Igreja, na qual ele mesmo estabeleceu sua morada. Ele realmente habita nos santos e nós nos convertemos em templo de Deus vivo, pois, pela participação do Espírito Santo, temos Cristo em nosso interior. Fundou, pois, a Igreja, e ele é o fundamento sobre o qual também nós, como pedras esplêndidas e preciosas, nos vamos integrando na construção do templo santo, para ser morada de Deus, pelo Espírito.

Absolutamente inalterável é a Igreja que tem a Cristo por fundamento e base inabalável. Vede, diz, eu coloco em Sião uma pedra provada, angular, preciosa, de fundamento: quem se apoia nela não vacila. Portanto, uma vez fundada a Igreja, ele mesmo alterou a sorte de seu povo. E a nós, derrubado por terra o tirano, nos salvou e libertou do pecado, e nos submeteu ao seu jugo, não porque fosse-lhe pago um preço ou à base de regalias. Um de seus discípulos o diz claramente: Resgataram-nos deste proceder inútil recebido de nossos pais: não com bens efêmeros, com ouro e prata, mas ao preço do sangue de Cristo, o cordeiro sem defeito e sem mancha. Ele deu por nós o seu próprio sangue: portanto, não nos pertencemos, mas somos daquele que nos comprou e nos salvou.

Com razão, pois, todos aqueles que desprezam a reta norma da verdadeira fé se veem acusados pela boca dos santos como negadores do Deus que os redimiu.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário