sábado, 2 de março de 2024

Sábado do Publicano e do Fariseu

 


03 de Março de 2023 (CC) - 20 de Fevereiro (CE)
São Leão, o Grande, Patriarca de Roma (461I)
Tom 5


São Leão I, o Grande, Patriarca de Roma (440-461), recebeu uma boa e diversificada educação, que se abriu para ele a possibilidade de uma excelente carreira mundana. Leão, no entanto, ansiava pela vida espiritual, e por isso ele escolheu o caminho de se tornar um arquidiácono sob o santo Papa Sisto III (432-440), depois de cuja morte São Leão foi escolhido como Bispo de Roma, em Setembro de 440.

Eram tempos difíceis para a Igreja, quando os hereges agrediam a Ortodoxia com seus falsos ensinamentos. São Leão, combinado solicitude pastoral e de bondade com uma firmeza inabalável na confissão da fé. Ele era especialmente um dos defensores básicos da ortodoxia contra as heresias de Eutiques e Dioscorus, que ensinavam que não havia uma só natureza no Senhor Jesus Cristo. Ele também foi um defensor contra a heresia de Nestório.

Leão exerceu toda a sua influência para pôr fim à agitação pelos hereges na Igreja, e por suas cartas ao santo imperadores Teodósio II (408-450) e Marciano (450-457), promoveu ativamente a convocação do Quarta Concílio Ecumênico, em Calcedônia, em 451, para condenar a heresia dos monofisitas.

No Concílio de Calcedônia, em que 630 bispos estavam presentes, uma carta de São Leão ao falecido São Flaviano, Patriarca de Constantinopla (447-449) foi lida. São Flaviano tinha padecido pelaz Ortodoxia no âmbito do " Concílio de Ladrões" (como ficou conhecido o Concílio de Éfeso realizado no ano de 449). Na carta São Leão defendia o ensino ortodoxo sobre as duas naturezas [a divina e a humana] presentes na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Todos os bispos presentes no Concílio ficaram de acordo com esta doutrina, e por isso os hereges Eutiques e Dióscoro foram excomungados da Igreja.

São Leão também foi um defensor de seu país contra as incursões dos bárbaros. Em 452, pelo poder de persuasão de suas palavras, ele impediu Átila, o Huno de saquear a Itália. Mais uma vez, no ano 455, quando o líder dos vândalos [a tribo germânica], Henzerich, virou-se para Roma, ele persuadiu a não pilhar a cidade, queimar edifícios, nem derramar sangue.

A Leão fora revelado antecipadamente o tempo de sua morte, e, assim, 40 dias antes de sua passagem deste mundo para a eternidade, permaneceu todo este tempo em jejum e oração.

São Leão morreu no ano de 461 e foi sepultado em Roma. Seu legado literário e teológico é composta de 96 sermões e 143 cartas, das quais a mais conhecida é a sua Epístola a São Flaviano.

Tropárion, Tom 8
Guia da Ortodoxia, mestre de piedade e de santidade, / luminar do Universo, ornamento dos Pontífices, inspirado de Deus, / sapiente Leão, pelos teus ensinamentos / iluminaste o mundo inteiro,  ó Lira do Espírito. // Roga a Cristo nosso Deus que salve as nossas almas.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Timóteo 3:1-9

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

Lucas 20:46-21:1-4

Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas; e amam as saudações nas praças, e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes; que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, largas orações. Estes receberão maior condenação. E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; e viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“Aquele que se compadece do pobre empresta a Deus”

Não temas que teu patrimônio diminua se dá grandes esmolas, e, como poderia ocorrer que falte ao justo o necessário para a vida, sendo que assim está escrito: O Senhor não deixa o justo passar fome? Elias foi alimentado por um corvo; Daniel, na cova dos leões, e até as avezinhas do céu e os lírios recebem os cuidados de Deus. E tu crês que pode faltar ao cristão, ao servo de Deus, ao que se entregou à prática das boas obras, ao amante de seu Senhor? Ou pensas que aquele que alimenta a Cristo não será alimentado por Cristo, ou que faltarão as coisas da terra àquele que lhe são concedidas as celestiais e divinas? Qual a origem de um pensamento tão incrédulo, de onde uma ideia tão ímpia e sacrílega? O que faz um coração tão pérfido na casa da fé? Como pode chamar-se e dizer-se cristão aquele que não confia em Cristo? Devia chamar-se fariseu, porque, quando o Senhor falava sobre as esmolas e nos dizia que com as riquezas terrenas e um trabalho cuidadoso ganhássemos amigos que depois nos recebessem nos tabernáculos eternos, os fariseus, que eram muito avaros, ouviam tudo isso e zombavam dele...

Por que aplaudes semelhantes conselhos tolos e néscios, e te afastas das obras com a preocupação e solicitude do futuro? Por que te envolves em sombras e fantasmas de desculpas vãs? Confessa a verdade; a nós que te conhecemos não pode enganar-nos. Abre os segredos de teu pensamento. As trevas da esterilidade cercaram a tua alma, e, afastando-te da luz da verdade, uma funda nuvem de avareza escureceu um peito de carne. És um cativo e um servo de teu dinheiro, estás preso com as cadeias de tua avareza, e aquele a quem Cristo desatou voltou-se a atar. Guardas um dinheiro que, guardado, não guardará a ti; acumulas um patrimônio cujo peso te oprime, e não te recordas de que Deus repreendeu aquele que se vangloriava com alegria estúpida da abundância exuberante de seus frutos: Tolo, esta noite pedirei a tua alma, e tudo o que reunistes, de quem será?... Divide tuas rendas com o Senhor teu Deus; reparte teus frutos com Cristo, torna-o partícipe de tuas posses terrenas, para que Ele faça a ti participante do Reino dos Céus.

Erras e te equivocas se te crês rico neste século. Ouve a voz de teu Senhor no Apocalipse, e como repreende com justa reprovação a esta classe de homens: Pois dizes: sou rico, faço bons negócios, de nada necessito – e não sabes que é infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claramente.

Portanto, se és opulento e rico, compra de Cristo o ouro provado pelo fogo, para que, abrasado por esta luz imensa, sejas ouro limpo purificado pelas esmolas e obras justas. Compra-te um vestido branco, para que, se fostes desnudo em Adão, envergonhado de tua fealdade, te vista com o vestuário cândido de Cristo. E tu, que és senhora abastada e rica na Igreja de Cristo, unges teus olhos não com os enfeites do diabo, mas com o colírio de Cristo, para que possas chegar a ver a Deus, merecendo-o dele com tuas obras e bons costumes. Mas agora, enquanto és assim, não podes atuar na Igreja, porque teus olhos, cheios da escuridão das trevas e preocupados pela noite, não veem ao pobre e ao necessitado. És abastado e rico e crês que podes celebrar o sacrifício do Senhor, tu que não olhas o sacrifício dos pobres; tu que vens ao sacrifício sem sacrificar-te a ti; tu que participas de um sacrifício que o pobre oferece. Confirma o exemplo da viúva que deu duas moedas de esmola no gazofilácio. Aquele que se compadece do pobre empresta a Deus.

São Cipriano, bispo e mártir (séc. III)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário