quarta-feira, 20 de março de 2024

1ª Quarta-feira da Grande Quaresma

20 de Março de 2024 (CC) / 07 de Março (CE)
Santos Hieromártires de Quersoneso, na Grécia:
Basílio, Eugênio, Agatodoro, Elpídio, Etério, Capito e Efrém (Séc. IV).
Paulo, o Simples (Séc. IV)
Jejum Estrito (Pão, vegetais e frutas)
Tom 8


Nos tempos de Diocleciano, Hérmon, bispo de Jerusalém, enviou missionários para Quersoneso para anunciar o Evangelho. Os primeiros missionários foram Efrém e Basilio, depois Agatodoro, Elpídio, etc. Efrém foi para a Cítia; Basílio para Quersoneso, de onde foi expulso; porém depois foi chamado de volta. Lá se diz ter ressuscitado um morto e convertido uma família inteira, mas os judeus provocaram uma revolta e foi martirizado. Outros sofreram o mesmo destino no ano seguinte. Isto foi em 6 de março, porém há dúvida sobre o ano exato; possivelmente no ano 300. 
Anos se passaram, e Etério veio de Jerusalém e se deparou com a obstinação daquela população. Foi para Bizâncio e obteve do imperador Constantino que todos os pagãos fossem expulsos de Quersoneso, mas quando voltou de uma segunda viagem para Bizâncio para agradecer ao Imperador, foi morto pelos ímpios. Os cristãos de Quersoneso obteram de Constantino um novo bispo na pessoa de Capito, que fez novas conversões e morreu pacificamente em 22 de dezembro. 
Comemoração de São Paulo, o Simples. 
Não se confunda São Paulo, o Simples (por sua simplicidade de menino) com São Paulo, o eremita, cuja festa se celebra em 15 de janeiro. São Paulo, o Simples, também era anacoreta e foi um dos mais célebres seguidores de Santo Antônio, no Egito. Até os 70 anos era um camponês quando surpreendeu sua esposa em flagrante delito o que ajudou a desprender-se das coisas do mundo. Abandonou sua mulher sem uma palavra de repreensão, iniciando uma viagem de oitenta dias pelo deserto a procura de Santo Antonio para lhe pedir que o aceitasse como discípulo e que lhe ensinasse o caminho da salvação. Santo Antônio, julgando-o já muito idoso para iniciar a vida de eremita, o aconselhou voltar para sua cidade e lá servir a Deus em outros trabalhos, ou que procurasse outro monastério onde pudessem acolhê-lo. E fechou as portas de seu monastério. Em vez de obedecer ao que Santo Antonio lhe disse, permaneceu às portas durante quatro dias, entregando-se ao jejum e à oração. 
Santo Antônio lhe disse: «Vá embora daqui! Por que és tão teimoso? Não podes ficar aqui por toda vida». São Paulo respondeu: «Daqui não saio e aqui vou morrer se preciso for». Vendo que Paulo não tinha alimentos e temendo que sua morte viesse a lhe pesar na consciência, Santo Antônio, contra a sua própria vontade, o admitiu no monastério. Disse a Santo Antonio: «A primeira coisa que deves aprender é a obediência. Se queres te salvar tens que ser obediente e fazer tudo o que peço». Paulo respondeu: «Farei tudo o que ordenares». Santo Antônio submeteu Paulo a um difícil noviciado que faria desistir qualquer novato. Primeiramente, ordenou que Paulo ficasse orando fora da cela, até sua nova ordem. Paulo assim o fez, sob forte sol e em jejum. Depois o Abade Antônio permitiu que Paulo entrasse na cela e fosse tecer esteiras, tal qual ele fazia. Assim fez o ancião, sem deixar de orar. 
Quando tinha feito 15 esteiras, o Abade lhe disse que estavam mal feitas e ordenou que as desmanchasse e refizesse todas. Paulo assim obedeceu sem murmurar. Quando terminou pela segunda vez, ainda em jejum, o Abade Antônio o submeteu a outra prova: pediu a Paulo que umedecesse os pães para depois serem comidos mais facilmente, pois estavam muito secos. Paulo assim o fez, sem comê-los, mesmo que sua fome fosse enorme. Depois desta tarefa, Santo Antônio sentou-se junto de Paulo e, sem tocar no alimento, cantaram salmos durante muito tempo, até o entardecer, antes de finalmente comer os pães. Após se alimentarem descansaram um pouco, e voltaram a rezar até o cair da tarde. No inicio da noite, o Abade perguntou a Paulo: «queres outro pedaço de pão?» Paulo respondeu: «Só se também quiseres». Antônio disse: «para mim já basta, pois sou um monge». Paulo respondeu: «também para mim já basta, pois quero ser também um monge». Quase todos os dias as provas se repetiam, ora com pão, ora com água;  costurando e descosturando as vestes etc. Por mais absurdos que pudessem parecer as ordens do Abade Antônio, Paulo obedecia prontamente. Certa vez, quando havia visitas no monastério, Paulo perguntou-lhe se os profetas  existiram antes de Jesus ou depois dele. O Abade envergonhado pela ignorância de seu discípulo, pediu que ele se retirasse  da sala e guardasse silêncio até segunda ordem. Paulo assim o fez. Alertado por outros monges, Santo Antônio que havia se esquecido do silêncio imposto a Paulo, permitiu que voltasse a falar. 
Compreendendo que Paulo já  tinha dado provas suficientes de sua obediência exclamou: «Este monge nos deixa atrás de todos, pois obedece sem reclamar às palavras humanas e as palavras que vem do céu, e nós, freqüentemente, fechamos nossos ouvidos  para elas». Assim, vendo que Paulo estava pronto, Santo Antônio, o Abade destinou-lhe uma cela monástica distante da sua uns cinco quilômetros e  lá o visitava com freqüência. Rapidamente descobriu que Paulo possuía dons espirituais e que curava e exorcizava muitas pessoas. Quando Santo Antônio não conseguia curar alguém, indicava que fosse procurar Paulo, e este o curava infalivelmente. Outro de seus dons era ler o que passava nos corações das pessoas. Ao ver uma pessoa, já sabia se suas intenções eram boas ou não.  Guiados pelos sinais de Deus na vida daquele monge ancião, Santo Antonio, o Abade, estimava Paulo mais do que os outros discípulos a ponto de sempre se referir a ele como modelo de obediência.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 2:3-11

Muitas nações irão, dizendo: Vinde, subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó. Ele irá mostrar-nos o seu caminho, e andaremos nele. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor virá de Jerusalém. Ele julgará entre as nações e repreenderá a muitos povos; moldarão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices; uma nação não tomará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. E agora, ó casa de Jacó, vinde e andemos na luz do Senhor. Porquanto ele abandonou o seu povo da casa de Israel, pois a sua terra está cheia, como no início, de adivinhações, tal como a terra dos filisteus, e muitos filhos de estranhas lhes nasceram; a sua terra está cheia de prata e de ouro, não havendo número de seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e não há fim de seus carros; também a sua terra está cheia de abominações, obras das suas mãos, e eles adoraram as obras que os seus dedos fizeram. O homem simples rebaixou-se e o grande homem foi humilhado, portanto não irei perdoá-los. Agora, pois, entrai nas rochas e escondei-vos na terra por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para atacar, terrivelmente, a terra. Porque os olhos do Senhor são altos, mas o homem é baixo, e a altivez dos varões será humilhada. Somente o Senhor será exaltado naquele dia.

VÉSPERAS

Gênesis 1:24-2:3

Disse Deus: "Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie: quadrúpedes e répteis e animais selvagens da terra conforme a sua espécie". E assim foi. Deus fez os animais selvagens da terra conforme a sua espécie, e os animais domésticos conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos e toda a terra; e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". E Deus fez o homem; segundo a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. Deus os abençoou, dizendo "Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar e criaturas voadoras dos céus, sobre todo o animal doméstico e toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". E disse Deus: "Eis que vos dei cada erva plantada e que semeia a sua semente, a qual está sobre a terra, e toda árvore que tem em si o fruto de semente que é semeada. Ser-vos-ão para mantimento". E a todas as feras da terra, e a todas as criaturas voadoras dos céus, e a todo réptil que rasteja sobre a terra, o qual tem em si o sopro da vida, deu todas as plantas verdes para serem o seu alimento. E assim foi. Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que tudo era muito bom. Houve tarde e houve manhã. O sexto dia. Os céus e a terra foram terminados, e todo o seu mundo. Completou Deus, no sexto dia, as obras que Ele fez; e cessou, no sétimo dia, de todas as Suas obras, as quais fizera. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele cessou de toda a Sua obra que Ele, Deus, começara a fazer.

Provérbios 2:1-22

Meu filho, se quiseres receber a exposição de meu mandamento e escondê-lo contigo, os teus ouvidos escutarão a sabedoria. Também aplicarás o teu coração ao entendimento, e lançarás mão dele para a instrução de teu filho. Porquanto, se chamares a sabedoria e proferires a tua voz invocando a compreensão; se a buscares como a prata, e procurares diligentemente por ela como a tesouros; então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua presença vem o conhecimento e o entendimento. Ele entesoura a salvação para os que andam na retidão. Irá proteger o seu caminho, a fim de guardar as veredas justas, e preservará o caminho dos que o temem. Então, entenderás a justiça e o juízo, e endireitarás o teu curso. Se, pois, a sabedoria estiver em teu entendimento, e o discernimento parecer agradável a tua alma, o bom conselho te guardará, e uma compreensão santa te manterá, para livrar-te do mau caminho e do homem que nada fala fielmente. Ai dos que abandonam o caminho justo para trilhar os caminhos das trevas, que se alegram em males, deleitando-se em ímpias perversidades; cujos caminhos são tortos e seus cursos tortuosos, afim de remover-te para longe do caminho reto, afastando-te de um propósito justo. Meu filho, não deixes alcançar-te o mau conselho, o conselho daquela que abandonou a instrução de sua juventude, esquecendo o pacto de Deus. Porque ela fixou a sua casa próxima da morte e guiou as suas veredas para perto do inferno, com os gigantes. Nenhum dos que vão após ela retornarão, nem se apegarão aos caminhos retos, pois não os apreenderam nos anos de sua vida. Porquanto, se tivessem andado em bons caminhos eles teriam encontrado as veredas da justiça, facilmente. Porque os retos habitarão a terra, e os santos serão deixados nela. Mas os caminhos dos ímpios desaparecerão da terra, e os transgressores serão conduzidos para longe dela.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário