segunda-feira, 18 de março de 2024

Início da Grande Quaresma

 
18 de Março de 2024 (CC) / 05 de Março (CE)
São Conon de Isáuria, Mártir (II Séc.)
Tom 8


ORAÇÃO QUARESMAL DE SANTO EFRÉM, O SÍRIO
"Ó Senhor e Mestre da minha vida, livra-me do espírito de preguiça, de desânimo, de desejo de poder e de falatório inútil. (Prostração)
Mas concede a mim, Teu servo, um espírito de pureza, humildade, paciência e amor.  (Prostração)
Sim, Senhor e Rei, concede-me enxergar as minhas próprias falhas e não condenar o meu irmão; pois, que Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.(Prostração)

A Quaresma é o momento em que nos preparamos para a festa da Ressurreição de Cristo. Sumariamente, é o símbolo de toda a vida humana, que será concluída em sua ressurreição dentre os mortos com Cristo. É um momento de devoção renovada: oração, jejum e ajudar os necessitados. É um momento de arrependimento, uma renovação real de nossas almas, corações e ações, em conformidade com Cristo e seus ensinamentos. Este é o tempo, acima de tudo, de retomar à prática dos grandes mandamentos de amar a Deus e ao próximo. 
Na Igreja Ortodoxa, a Grande Quaresma não é um período de morbidade e escuridão. Pelo contrário, é o tempo de purificação alegria. Nós somos chamados para "perfumar nossos rostos" e "purificar nossos corpos e nossas almas”. Já os primeiros hinos do Ofício de Vésperas que abre a Grande Quaresma nos mostram o caráter deste tempo: 
Comecemos a Quaresma com alegria ... 

jejuemos dos alimentos e toda a paixão, 

alegremo-nos nas virtudes do Espírito 
e nelas perseveremos com toda nossa força de vontade,
para que possamos ser dignos de contemplar a Santa paixão de Cristo, nosso Deus, e da espiritual alegria de Sua Santa Páscoa. 
Tua graça, ó Senhor, que é a iluminação de nossas almas, descerá sobre nós. 

Este é o tempo aceitável, eis que agora é o tempo para o arrependimento:

Rejeitar as obras das trevas, colocar a armadura da luz, 
para que, através do grande oceano do jejum 
possamos chegar à ressurreição ao terceiro dia 
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, 
Aquele que salva as nossas almas. 
Comemoração de São Conon 
São Conon era natural de Nazaré e viveu na época do imperador Décio. Ainda jovem, se retirou para Panfília, onde passou a cultivar um pequeno pomar. Depois do martírio de Papias, Diodoro e Claudiano, ocorrido durante as perseguições aos cristãos, o prefeito Públio foi a região e, chegando às portas da cidade, comunicou aos habitantes que faria uma reunião com todos. Todos responderam positivamente ao chamado. Naodoro, auxiliado por alguns cidadãos, foi em busca de pessoas que podiam estar escondidas. Organizou-se um grupo ao qual se juntou um tal de Orígenes que foi quem encontrou o sitio onde Conon cultivava suas plantas.
Depois de saudá-lo, disse-lhe Orígenes:
 
«O prefeito te chama». Conon indagou: «Que quer de mim o prefeito? Sou um estrangeiro nestas terras e, acima de tudo, sou um cristão. Que o prefeito vá em busca de seus concidadãos e daqueles que estão ao seu nível. Sou apenas um pobre homem que trabalha na terra».
 
Imediatamente Naodoro ordenou que amarrassem Conon a seu cavalo e o levaram à força, sem que ele pudesse ao menos impor qualquer resistência. Ainda no caminho disse Naodoro a Orígenes:
 
«Nossas buscas não foram em vão, pois conseguimos uma boa captura. Este terá que se justificar mais do que qualquer outro cristão».
 
E, ao chegar diante o prefeito, Naodoro mostrou seu prisioneiro dizendo em tom de ironia.
 
«Por vontade dos deuses e segundo a ordem do todo poderoso Imperador, e graças a sorte, descobrimos este homem, amado pelos deuses, submisso às leis e às ordens dos reis».
 
Conon, então, levantou-se e gritou com força:
 
«Errado! Eu obedeço somente ao Grande Rei, o Cristo».
 
Orígenes interveio e explicou ao prefeito que estava espantado:
 
«Excelência, depois de procurar em toda a cidade, encontramos somente este pobre homem em um bosque».
 
O prefeito dirigiu-se a Conon e lhe perguntou quem era, de onde vinha e quem era sua família. Conon respondeu:
 
«Sou de Nazaré, da Galileia. Minha família é a família de Cristo que, desde pequeno, eu o reconheço como Supremo Deus.
 
O prefeito indagou:
 
«Se reconheces Cristo como Deus, reconheces também nossos deuses e a eles rendes homenagens?»
 
Conon deixou escapar um suspiro e, elevando os olhos ao céu, disse:
 
«Ímpio! Como podes blasfemar assim contra o Deus Supremo? Podes estar certo que não farei o que me dizes!»
 
Então o Prefeito ordenou que colocassem cravos sob seus pés e que o forçassem a correr diante de seu carro. O santo atleta de Cristo assim o fez e começou a correr ao mesmo tempo em que entoava o salmo 38:
 
Ouve, SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque {sou} para contigo como um estranho, {e} peregrino como todos os meus pais. Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá e não seja {mais.}”
Este santo é comemorado no dia 02 de junho. Depois que o imperador Constantino IV e a imperatriz Irene restabeleceram a veneração das santas imagens, o jovem Nicéforo lhes foi apresentado e, de pronto, por suas grandes qualidades, conquistou-lhes a simpatia. Na corte, distinguiu-se por sua oposição aos iconoclastas, tendo sido secretário no Segundo Concílio de Nicéia e comissário imperial. Mesmo sendo em brilhante orador, filósofo, músico, com todas as qualidades de um estadista, sempre teve uma forte inclinação para a vida religiosa, isolada, e mesmo estando envolvido nos assuntos públicos, construiu um monastério num lugar isolado próximo ao Mar Negro. 
Após a morte de Tarasios, patriarca de Constantinopla, não foi encontrado ninguém mais apto a sucedê-lo que Nicéforo. Sendo leigo, houve algumas objeções à sua eleição, qualificando-a como contrária aos cânones, e só a pedido expresso do imperador, pode ser persuadido a ser ordenado sacerdote e a aceitar o cargo. Durante a sua consagração, realizada em 12 de Abril, no ano 802, manteve em mãos o tratado que ele havia escrito em defesa do veneração aos ícones e, no final da cerimônia, depositou-o ao lado do altar, como uma promessa de que seria sempre defensor da tradição da Igreja. Não demorou muito tempo até que o novo patriarca tivesse de enfrentar-se novamente com os que lhe eram hostis. 
Suas principais obras foram uma Apologia para o ensino ortodoxo em relação com os santos ícones e outro extenso tratado em duas partes: a primeira, uma defesa da Igreja contra a acusação de idolatria; e a segunda, conhecida como «Antiherética», uma refutação aos escritos de Constantino V sobre as imagens sagradas. Além de vários outros tratados, a maioria sobre a iconoclastia, deixou duas obras históricas conhecidas como Breviarium e Cronografia;  a primeira é uma breve história do reinado, de Mauricio à Constantino IV e Irene; a outra, uma crônica com os principais acontecimentos, desde o início do mundo. Na compilação dos concílios é possível ainda encontrar-se os dezessete cânones de Nicéforo, sendo que no segundo declara ilícito viajar aos domingo sem necessidade. 
Em 2 de junho do ano 828 o santo morreu, e em 13 de Março do  ano 846, por ordem da Imperatriz Teodora e do Patriarca São Metódio, os restos mortais de São Nicéforo foram transferidos da Ilha de Prokenesis para Constantinopla, tendo sido depositado Igreja dos Santos Apóstolos. 

 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 1:1-20

A visão que Isaías, filho de Amós, viu, a qual ele teve contra Judá e contra Jerusalém, no reinado de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, que reinaram em Judá.

Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porquanto o Senhor falou, dizendo: Eu gerei filhos e criei filhos, mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu dono, e o jumento a manjedoura do seu senhor, porém Israel não me conhece, e as pessoas não me levam em consideração.

Ah, nação pecadora, povo cheio de pecados, semente maligna, filhos sem lei! Tendes abandonado o Senhor e provocado ao Santo de Israel. Por que deveríeis ser feridos ainda mais, por transgredirdes cada vez mais?

Toda a cabeça está dolorida, e todo o coração triste. Dos pés à cabeça não há nada são neles. Nem ferida, nem machucado, nem úlcera supurada estão sarados; e não se pode aplicar um emplastro, óleo ou ataduras. A vossa terra está assolada, as vossas cidades abrasadas pelo fogo. Vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; ela está desolada, subvertida por nações estranhas. A filha de Sião será abandonada como uma tenda em um vinhedo, como um celeiro de frutos em um pepinal, como uma cidade sitiada.

Ainda, se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência teríamos sido como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra. Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; atendei à lei de Deus, vós povo de Gomorra!

De que vale para mim a abundância de vossos sacrifícios? diz o Senhor.

Estou farto de holocaustos de carneiros, e não me agrado da gordura dos cordeiros e do sangue de touros e bodes. Nem deveis vós aparecer com estas coisas diante de mim. Pois quem tem exigido estas coisas de vossas mãos? Não mais pisareis em meu tribunal. Ainda que trouxerdes flor de farinha será em vão. O incenso é para mim abominação; eu não suporto as vossas luas novas e os vossos sábados, nem o vosso grande dia; o vosso jejum, e descanso do trabalho, também as vossas luas novas e as vossas festas, a minha alma os odeia.

Tornastes-vos odiosos para mim. Não mais perdoarei os vossos pecados. Quando estenderdes as mãos eu irei desviar de vós os meus olhos, e quando fizerdes muitas súplicas não vos darei ouvidos; pois as vossas mãos estão cheias de sangue.

Lavai-vos, ficai limpos; removei as iniquidades de vossas almas, diante dos meus olhos; cessai de vossas maldades. Aprendei a fazer o bem; buscai o juízo, livrai o que está injustamente sofrendo, defendei a causa do órfão e obtende justiça para a viúva. Então, vinde, argui-me, diz o Senhor, e ainda que os vossos pecados sejam como a púrpura fá-los-ei brancos como a neve; embora eles sejam como a escarlata, irei fazê-los alvos como a lã. Se estiverdes dispostos, ouvindo-me, comereis o bem desta terra. Contudo, se não estiverdes dispostos nem me ouvirdes uma espada há de devorar-vos, porquanto a boca do Senhor o disse.

SPERAS

Gênesis 1:1-13

No princípio, Deus fez o céu e a terra. A terra, porém, não era visível e estava vazia; havia trevas sobre o abismo, e o Espírito de Deus era movido sobre as águas. Disse Deus:
"Haja luz". E houve luz.
Deus viu que a luz era boa, e então Deus fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus a luz, Dia, e as trevas chamou Noite. Houve tarde e houve manhã. Um dia. Disse Deus: 
"Haja firmamento no meio das águas, e que sirva como uma divisão entre águas e águas". E assim foi.
Deus fez o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo do firmamento e as águas que estavam acima do firmamento. Chamou Deus ao firmamento, Céus; e viu Deus que era bom. Houve tarde e houve manhã. O segundo dia. Disse Deus:
"A água que está debaixo do céu seja recolhida em um só ajuntamento, e a terra seca apareça". E assim foi.
A água que estava sob o céu foi recolhida em seus ajuntamentos e a terra seca apareceu. Chamou Deus ao elemento seco, Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e Deus viu que isso era bom. Disse Deus:
"Produza a terra a erva de grama carregando semente de acordo com seu tipo e de acordo com a sua semelhança, e árvores de fruto produzindo fruto cuja semente está nele conforme a sua espécie sobre a terra". E assim foi.
A terra produziu a erva de grama produzindo sementes de acordo com seu gênero e de acordo com a sua semelhança, e as árvores de fruto produzindo fruto cuja semente está nele conforme o seu gênero sobre a terra; e Deus viu que isso era bom. Houve tarde e houve manhã. O terceiro dia.

Provérbios 1:1-20

Provérbios de Salomão, filho de Davi, que reinou em Israel. Para conhecer a sabedoria e a instrução, e discernir as palavras de inteligência; para assimilar, também, ditos difíceis; para entender a verdadeira justiça, e como julgar; para que aos simples seja dada a sutileza, e, ao jovem, discernimento e compreensão. Porquanto, pelo seu ouvir um homem sábio tornar-se-á mais sábio, e o homem de entendimento ganhará uma direção, podendo discernir uma parábola ou um discurso obscuro, o ditado dos sábios e os enigmas. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e há uma boa compreensão para todos que o praticam. A piedade para com Deus é o princípio do discernimento, contudo os ímpios irão considerar como nada a sabedoria e a instrução.
Ouve, meu filho, a instrução de teu pai, e não rejeites os ensinamentos de tua mãe. Pois receberás para a tua cabeça uma coroa de graças, e uma corrente de ouro estará ao redor do teu pescoço. Filho meu, não deixes que homens ímpios conduzam-te ao erro, nem consintas com eles. Se te exortarem, dizendo: 
'Vem conosco, participar dos crimes de sangue, e escondamos, injustamente, o homem justo na terra; trague-mo-lo vivo, como o próprio inferno o faria, e removamos da terra o seu memorial. Vamos apossar-nos de sua propriedade valiosa, enchendo as nossas casas de despojos! E tu, lança a tua sorte conosco; pois iremos ter, todos, uma bolsa comum e um só bolso!' 
Não entres no caminho com eles, mas desvia o teu pé das suas veredas. Porque não são, sem causa, estendidas as redes para as aves. Porquanto os que estão concentrados em assassinatos ajuntam males para si mesmos, e a derrubada dos transgressores é deveras ruim. Estes são os caminhos de todos os que praticam maldades, pois pela impiedade destroem a sua própria vida.
A sabedoria canta em voz alta nas vielas, e nas praças fala com ousadia.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário