segunda-feira, 11 de março de 2024

Segunda-feira do Juízo Final

Semana de Abstinência de Carne (Maslenitsa)
11 de Março de 2024 (CC) - 27 de Fevereiro (CE)
São Procópio Decapolita (séc. VIII)
Tom 7



São Procópio viveu no século VIII, na época do imperador Leão III (717-741). Notabilizou-se pela sua nobreza e coragem na defesa da fé cristã. Procópio não se isolou na solidão de sua cela, ao contrário, foi à combate naqueles tempos críticos de perseguição aos cristãos, tornando-se, com muito valor, um guia da fé ortodoxa, sempre animado pela Palavra de Deus que diz: 
"Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor" (1Cr 22:13).  
Estas palavras o motivavam a avançar sempre, com muita coragem e determinação. Procópio destacou-se, em particular, por sua posição contra os hereges monofisitas e também apoiou a veneração aos ícones. O imperador Leão era um selvagem iconoclasta que perseguiu e torturou muitos que defendiam a posição de São Procópio, o mesmo acontecendo ao santo. Procópio, com a ajuda de Deus e ainda com mais coragem e determinação, seguiu proclamando a verdadeira fé ortodoxa até o final de seus dias.  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

3 João 1:1-15

1 O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade. 2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. 3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 4 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, especialmente para com os estranhos, 6 os quais diante da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se os encaminhares na sua viagem de um modo digno de Deus, bem farás; 7 porque por amor do Nome saíram, sem nada aceitar dos gentios.  8 Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade.  9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. 10 Pelo que, se eu aí for, trarei à memoria as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja. 11 Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 12 De Demétrio, porém, todos, e até a própria verdade, dão testemunho; e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro. 13 Tinha eu muitas coisas que te escrever, mas não o quero fazer com tinta e pena. 14 Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. 15 Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos nominalmente.

Lucas 19:29-40; 22:7-39

Fragmento 96 - Naquela época, chegando Ele a Betfagé e a Betânia, ao Monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos Seus discípulos, dizendo: “Vão até a aldeia que está à vossa frende, onde, ao entrar, encontrareis amarrado um jumentinho, no qual ninguém jamais montou. Solte-o e traga-o aqui. E se alguém lhe perguntar: ‘Por que estais fazendo isso?’, assim lhe dirás: ‘Porque o Senhor precisa dele’”. Então os que foram enviados foram e encontraram tudo exatamente como Ele lhes havia dito. Mas, quando eles estavam soltando o jumentinho, os donos dele lhes disseram: “Por que vós estais soltando o jumentinho?” E eles disseram: “O Senhor precisa dele”. Então o levaram até Jesus. E lançaram as suas próprias vestes sobre o jumentinho e puseram Jesus sobre ele. E enquanto Ele ia, muitos estendiam as suas roupas pelo caminho. Então, quando Ele já estava próximo da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a regozijar-se e a louvar a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo:

“Bendito o Rei que vem em Nome do Senhor!
Paz no céu e glória nas alturas!”

E alguns dos fariseus, do meio da multidão, gritaram-Lhe: “Mestre, repreende os teus discípulos”. Mas Ele lhes respondeu: “Digo-vos que, se estes se calassem, imediatamente as próprias pedras clamariam”. Então chegou o Dia dos Pães Ázimos, quando a Páscoa deveria ser morta. E enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa, para que comamos. Então eles Lhe perguntaram: “Onde queres que a preparemos?” E Ele lhes disse: “Eis que, quando tiverdes entrado na cidade, um homem vos encontrará, carregando um cântaro de água; sigam-no até a casa em que ele entrar. Então dirás ao dono da casa: ‘O Mestre te pergunta: “Onde fica o quarto de hóspedes onde poderei comer a Páscoa com os Meus discípulos?” ' Então ele lhe mostrará um amplo cenáculo mobiliado; fazei preparativo. Foram, pois, e encontraram tudo como lhes tinha dito, e prepararam a Páscoa. Chegada a hora, Jesus sentou-Se e os doze apóstolos com Ele. Então Ele lhes disse: “Desejei ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de padecer; pois Eu vos digo que não comerei mais dela até que ela se cumpra no Reino de Deus”. Então Ele tomou o cálice, deu graças e disse: “Tomai isto e compartilhai-o entre vós; pois eu vos digo que não beberei do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”. E tomando o pão, deu graças, o partiu e o deu, dizendo: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isso em memória de Mim.” Da mesma forma, depois da ceia, Ele também tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança no Meu sangue, que é derramado por vós. Mas eis que a mão do Meu traidor está comigo sobre a mesa. E, na verdade, o Filho do Homem vai conforme está determinado, mas ai daquele homem por quem Ele é traído!” Então começaram a questionar entre si qual deles seria o que faria tal coisa. Ora, havia também uma disputa entre eles sobre qual deles deveria ser considerado o maior. E Ele lhes disse: “Os reis dos gentios exercem domínio sobre eles, e aqueles que exercem autoridade sobre eles são chamados de ‘benfeitores’. Mas não é assim entre vós; pelo contrário, aquele que for o maior entre vós seja como o mais jovem, e quem governa como quem serve. Pois quem é maior: Aquele que está sentado à mesa ou aquele que serve? Não é o está sentado à mesa? No entanto, Eu estou entre vós como Aquele que serve. “Mas vós sois aqueles que permaneceram Comigo nas Minhas provações. E eu vos concedo um reino, assim como Meu Pai Me concedeu um, para que comais e bebais à Minha mesa no Meu Reino, e vos assenteis em tronos, julgando as doze tribos de Israel.” E o Senhor disse: “Simão, Simão! Na verdade, Satanás te requereu, para que ele possa peneirar-te como trigo. Mas eu orei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e quando voltares para Mim, fortaleça teus irmãos”. Mas ele lhe disse: “Senhor, estou pronto para ir Contigo, tanto para a prisão como para a morte”. Então Ele disse: “Eu te digo, Pedro, o galo não cantará hoje antes que você negue três vezes que me conheces”. E Ele lhes disse: “Quando vos enviei sem bolsa, mochila e sandálias, faltou-vos alguma coisa?” Então eles disseram: “Nada.” Então Ele lhes disse: “Mas agora, quem tiver uma bolsa de dinheiro, leve-a, e também uma mochila; e quem não tem espada, venda a sua capa e compre uma. Porque eu vos digo que ainda é necessário que se cumpra em Mim o que está escrito: 

‘E Ele foi contado com os transgressores’.

Então eles disseram: “Senhor, eis aqui duas espadas”. E Ele lhes disse: “Basta”. E saindo, dirigiu-Se ao Monte das Oliveiras, como estava acostumado, e também os Seus discípulos O seguiram.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário