sexta-feira, 1 de março de 2024

Sexta-feira do Publicano e do Fariseu

 

01 de Março de 2024 (CC) - 17 de Fevereiro (CE)
São Teodoro de Tiro, Megalomártir (†319)
São Hermógenes, Patriarca de Moscou (1612)
Tom 5

Na cidade de Amasea, província de Panonia, na época das perseguições aos cristãos, no governo de Maximiano (286-305), um guerreiro, de nome Teodoro, juntamente com outros seus companheiros, foram forçados a abjurar a fé em Cristo e a oferecer sacrifícios aos ídolos. Negando-se a faze-lo, Teodoro foi submetido a cruéis torturas e, posteriormente, conduzido à prisão. No cárcere, enquanto orava, Cristo lhe apareceu milagrosamente. Tempos depois, tiraram-no da prisão, torturaram-no e, novamente, persuadiram-no a abjurar sua fé. Diante de sua firmeza, o Governador o condenou à fogueira. Destemido, Teodoro submeteu-se ao martírio e entregou a sua alma a Deus em oração. Isto aconteceu aproximadamente no ano 305. Seu corpo foi sepultado em uma região onde hoje é a Ásia Menor. Posteriormente, suas relíquias foram trasladadas para uma Igreja em Constantinopla edificada em sua honra. Sua cabeça , porém, está guardada numa Igreja na Itália. 
Cinquenta anos depois da morte de Teodoro, o imperador Juliano, o apóstata (361-363), querendo profanar a Grande Quaresma Cristã, ordenou que o Governador da cidade de Constantinopla desse uma ordem para que o sangue dos animais sacrificados para o culto aos ídolos fossem aspergido sobre os alimentos vendidos nas feiras, na primeira semana da Quaresma Cristã. Numa visão, São Teodoro apareceu ao Arcebispo de Constantinopla informando-lhe disto. Imediatamente o Arcebispo pediu a todos os cristãos que não comprassem alimentos naquela semana, pois haviam sido profanados, e que comessem apenas o «Kutiá» (trigo cozido com mel). O Megalomártir Teodoro é comemorado pela Igreja Ortodoxa nesta data e a cada primeiro sábado da Grande Quaresma.
Comemoração de São Hermógenes, Patriarca de Moscou e Toda Rússia
O Padre Mártir Ermogen, Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, era descendente dos Don Cossacks. Segundo depoimento do próprio Patriarca, ele era sacerdote na cidade de Kazan em uma igreja, perto do bazar de Kazan, em nome de São Nicolau (Comm. 6 de dezembro e 9 de maio). Logo ele se tornou monge e a partir de 1582 foi arquimandrita do mosteiro do Salvador-Transfiguração em Kazan. Em 13 de maio de 1589 foi ordenado bispo e se tornou o primeiro metropolita de Kazan.
Durante o serviço de Sua Santidade o Patriarca em Kazan, ocorreu o aparecimento e descoberta do Ícone Milagroso da Mãe de Deus em Kazan no ano de 1579. Sendo então ainda apenas um sacerdote, mas com a bênção do então arcebispo de Kazan Jeremii , ele carregou o ícone recém-surgido do local de sua descoberta para a Igreja de São Nicolau. Possuindo notável talento literário, o próprio santo em 1594 compilou um relato sobre o aparecimento do ícone milagroso e os milagres realizados por meio dele. Em 1591, o santo reuniu os tártaros recém-batizados na igreja catedral e durante vários dias os instruiu na fé.
Em 1592 houve a transferência das relíquias de Santo Alemão, o segundo arcebispo de Kazan (Comm. 25 de setembro, 6 de novembro e 23 de junho), que morreu em Moscou em 6 de novembro de 1567 durante a época de uma peste pestilenta, e enterrado na Igreja de São Nicolau. Com a bênção do Patriarca Jó (1589-1605), Santo Ermógenes fez o novo sepultamento no Mosteiro da Uspenia de Sviyazhsk. Em 9 de janeiro de 1592, Santo Ermógenes dirigiu uma carta ao Patriarca Jó, na qual afirmava que em Kazan não se celebrava nenhuma lembrança particular dos soldados ortodoxos, que deram a vida pela fé e pela pátria abaixo de Kazan, e solicitou o estabelecimento de uma dia de memória. Ao mesmo tempo, ele relatou sobre três mártires que sofreram em Kazan por sua fé em Cristo - um dos quais era um russo chamado John (Comm. 24 de janeiro) nascido em Nizhny Novgorod e capturado pelos tártaros, enquanto o outros dois, – Estêvão e Pedro (Comm. 24 de março) eram tártaros recém-convertidos. O santo lamentou que esses mártires não tenham sido inseridos no sínodo lido no Domingo da Ortodoxia, e que a memória eterna não tenha sido cantada para eles. Em resposta a Santo Ermogen, o Patriarca emitiu um ukaz (decreto) de 25 de fevereiro, que decretou: - "para todos os soldados ortodoxos, mortos em Kazan e arredores de Kazan, celebrarem em Kazan e em toda a metrópole de Kazan uma panikhida em no sábado seguinte à festa (1º de outubro) de Pokrov / Proteção da Santíssima Mãe de Deus, e inscrevê-los no grande sinódico lido no domingo da Ortodoxia", e ordenou inscrever no sinódico também os três mártires de Kazan, confiando a Santo Ermógenes a marcação do dia da sua memória. Santo Ermógenes distribuiu o ukaz patriarcal por toda a sua diocese, acrescentando que em todas as igrejas e mosteiros eles deveriam celebrar a liturgia e a panikhida pelos três mártires de Kazan e deveriam lembrá-los também na litya e na liturgia de 24 de janeiro. Santo Ermógenes demonstrou zelo na fé e firmeza na observância das tradições da igreja, e preocupou-se com a iluminação dos tártaros de Kazan pela fé em Cristo.
Em 1595, com a participação ativa do santo, ocorreu a descoberta e abertura das relíquias dos Wonderworkers de Kazan: Sainted Gurii, o primeiro arcebispo de Kazan (Comm. 4 de outubro, 5 de dezembro, 20 de junho), e Sainted Varsonophii bispo de Tver' (Com. 4 de outubro, 11 de abril). O czar Feodor Ioannovich (1584-1598) deu ordens para erguer no mosteiro do Salvador-Transfiguração de Kazan uma nova igreja de pedra no local da primeira, onde os santos foram sepultados. Quando os túmulos dos santos foram descobertos, Santo Ermógenes veio com uma reunião de clérigos, ordenou que os túmulos fossem abertos e, tendo visto as relíquias intactas e os trajes dos santos, notificou o Patriarca e o czar. Com a bênção do Patriarca Jó e por ordem do czar, as relíquias dos milagres recém-aparecidos foram colocadas na nova igreja. O próprio Santo Ermógeno compilou as vidas dos santos hierarcas Gurii e Varsonophii.
Tendo sido dignado a posição arquipastoral - o metropolita Ermogen foi escolhido para a cátedra arqui-hierárquica (cadeira), e em 3 de julho de 1606 foi elevado à assembléia / sobor de hierarcas santos no trono patriarcal em Moscou Uspensky (Dormição) catedral. O Metropolita Isidor entregou ao Patriarca o cajado do Santo Hierarca Pedro, Maravilhas de Moscou (Comm. 5 de outubro, 21 de dezembro, 24 de agosto), e o czar deu de presente ao novo Patriarca uma panagia, embelezada com pedras preciosas, um klobuk branco e pessoal. À maneira antiga, o Patriarca Ermogen fez sua entrada montado em um burro.
A atividade do Patriarca Ermogen coincidiu com um período difícil para o Estado russo – a incursão do impostor, o Falso-Dimitrii, e do rei polaco Sigismundo III. O arqui-hierarca dedicou todos os seus poderes ao serviço da Igreja e da Pátria. O Patriarca Ermogen não estava sozinho nesta façanha: os seus abnegados compatriotas copiaram o seu exemplo e ajudaram-no. Com uma inspiração especial, Sua Santidade o Patriarca levantou-se contra os traidores e inimigos da Pátria, que queriam instalar o Uniatismo e o Catolicismo Ocidental na Rússia e eliminar a Ortodoxia, enquanto escravizavam a nação Russa. Quando o impostor chegou a Moscou e se instalou em Tushino, o Patriarca Ermogen despachou duas cartas aos traidores russos. Em um deles ele escreveu: "...Vocês esqueceram os votos de nossa fé Ortodoxa, na qual nascemos, batizados, nutridos e criados, vocês violaram o juramento e o beijo da cruz de permanecer até a morte por a casa da Santíssima Mãe de Deus e pelo reino de Moscou, mas me apaixonei por seu falso pretenso czarzinho... Minha alma dói, meu coração está doente, tudo dentro de mim agoniza, e todo o meu corpo estremece; eu choro e lamento com soluços: tende piedade, tende piedade, irmãos e filhos, de vossas próprias almas e de vossos pais que partiram e vivem... Considerai como nossa Pátria é devastada e saqueada por estrangeiros, que insultam os ícones sagrados e igrejas, e como sangue inocente é derramado, clamando a Deus. Pensem, contra quem vocês pegam em armas: não é contra Deus, que vos criou? Não é contra seus próprios irmãos? Vocês não devastam sua própria Pátria ?... Conjuro-vos em Nome de Deus, desistam do seu empreendimento, ainda há tempo, para que não pereçam no final ”. No segundo gramota/documento, o Arqui-hierarca apela: "Pelo amor de Deus, recupere o juízo e volte-se, alegre seus pais, suas esposas e filhos; e nós nos levantamos para orar a Deus por você..."
Logo o justo julgamento de Deus foi realizado sobre o ladrão Tushino: um destino triste e inglório se abateu sobre ele, assim como aconteceu com seu antecessor [outro falso-Dimitrii]; – ele foi morto por seus próprios associados próximos em 11 de dezembro de 1610. Mas Moscou continuou em perigo, uma vez que nela estavam situados os poloneses e os boiardos traidores, tendo traído Sigismundo III. Os gramoti/documentos, enviados pelo Patriarca Ermogen pelas cidades e aldeias, exortavam a nação russa a libertar Moscovo dos inimigos e a escolher um czar russo legítimo. Os moscovitas levantaram uma rebelião, em resposta à qual os polacos incendiaram a cidade e fecharam-se no Kremlin. Juntamente com os traidores russos, eles capturaram à força o Patriarca Ermogen do trono patriarcal e o aprisionaram sob guarda no mosteiro de Chudov. Na segunda-feira brilhante de 1611, a milícia russa aproximou-se de Moscou e iniciou o cerco ao Kremlin, que continuou por vários meses. Assediados dentro do Kremlin, os polacos enviaram muitas vezes mensageiros ao Patriarca com a exigência de que ordenasse à milícia russa que abandonasse a cidade, ameaçando, em caso de recusa, morte por execução. O santo respondeu com firmeza: "Quais são as suas ameaças para mim? Só a Deus eu temo. Se todos vocês, povo lituano, saírem do reino de Moscou, abençoarei a milícia russa para sair de Moscou, mas se permanecerem aqui, Abençoarei todos para se oporem a você e morrerem pela fé ortodoxa". Ainda na prisão, o sacerdote mártir Ermogen dirigiu uma carta final à nação russa, abençoando o exército libertador contra os invasores. Os comandantes russos não conseguiram chegar a um acordo sobre uma forma de tomar o Kremlin e libertar o seu arqui-hierarca. Ele adoeceu por mais de nove meses em um terrível confinamento e, em 17 de fevereiro de 1612, morreu como mártir de fome.
A libertação da Rússia, pela qual Santo Ermógenes defendeu com valor tão indestrutível, foi concluída com sucesso pela nação russa. O corpo do sacerdote mártir Ermogen foi enterrado no mosteiro de Chudov, mas em 1654 foi transferido para a Catedral Uspenie de Moscou. A glorificação do Patriarca Ermogen no posto de Hierarcas Santos ocorreu em 12 de maio de 1913.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


1 João 2:7-17

Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno. Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

Marcos 14:3-9

Estando ele em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo. Mas alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício do bálsamo?  Pois podia ser vendido por mais de trezentos denários que se dariam aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou uma boa ação para comigo. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; a mim, porém, nem sempre me tendes. Ela fez o que pode; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todo o mundo, onde quer que for pregado o evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.

† † †

REFLEXÕES



"Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-Lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrância do perfume."Eis o fato histórico; procuremos o simbólico. Sejas tu quem fores, se quiseres ser uma alma fiel, unge com Maria os pés do Senhor com perfume. Esse perfume é a retidão. […] Deita perfume sobre os pés do Senhor. Segue as pegadas do Senhor com uma vida santa. Enxuga os seus pés com os teus cabelos: se tens coisas supérfluas, dá-as aos pobres e assim terás enxugado os pés do Senhor. […] Talvez os pés do Senhor na terra sejam os necessitados. Pois não é dos seus membros (Ef 5,30) que Ele dirá no fim do mundo: «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25,40)?

"A casa encheu-se com a fragrância do perfume." Quer dizer, o mundo encheu-se da boa reputação desta mulher, porque o bom odor é como a boa reputação. Aqueles que associam o nome de cristãos a uma vida desonesta injuriam a Cristo […]; se o nome de Deus é blasfemado por esses maus cristãos, ele é, pelo contrário, louvado e glorificado pelos bons: "somos em toda a parte o bom odor de Cristo" (2Cor 2,14-15). E diz também o Cântico dos Cânticos: "A tua fama é odor que se difunde" (1,3).

Bem-aventurado Agostinho, Bispo de Hypona (Séc, IV-V)



A esposa do Cântico dos Cânticos diz: "o meu nardo dá o seu perfume" (1,12) [...]; mas podemos ler também "o Seu perfume". [...] A esposa aproximou-se do Esposo, ungiu-O com os seus unguentos e, surpreendentemente, foi como se o nardo não tivesse dado perfume enquanto estava nas mãos da esposa, mas o desse ao entrar em contacto com o corpo do Esposo — de sorte que, segundo parece, não foi tanto Ele que recebeu o perfume do nardo mas foi antes o nardo que o recebeu, como se viesse d'Ele. [...]

Apresentamos aqui a esposa Igreja, na pessoa de Maria: diz-se que ela trazia uma libra de nardo de alto preço e que ungiu os pés de Jesus, enxugando-os depois com os cabelos e que, de certo modo, também ela recebeu, através dos cabelos, um perfume impregnado da qualidade e do poder do corpo de Jesus. [...] Ela impregnou a cabeça com um perfume requintado que vinha mais de Cristo que do nardo e disse [com a esposa]: «O meu nardo, derramado no corpo de Cristo, deu-me em troca o Seu aroma». [...]

"A casa encheu-se com a fragrância do perfume." Isso indica, seguramente, que a fragrância da doutrina que vem de Cristo e o agradável perfume do Espírito Santo encheram toda a casa deste mundo, ou a casa de toda a Igreja. Ou, pelo menos, encheram toda a casa através desta alma que recebeu a fragrância de Cristo, tendo-Lhe oferecido inicialmente o dom da sua fé como nardo puro, e recebendo, em retribuição, a graça do Espírito Santo e o agradável perfume da doutrina espiritual [...], para que também ela pudesse dizer: "Somos para Deus o bom odor de Cristo"(2Co 2,15). Ora, porque esse nardo foi cheio de fé e dum amor de grande valor, Jesus presta-lhe esta homenagem: "Praticou em Mim uma boa ação!" (Mc 14,6).

Orígenes, Presbítero de Alexandria (Séc II-III)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário