quinta-feira, 21 de março de 2024

1ª Quinta-feira da Grande Quaresma

 
21 de Março de 2024 (CC) / 08 de Março (CE)
São Teofilactos, bispo de Nicomédia, confessor († 845)
Jejum Estrito (Pão, vegetais e frutas)
Tom 8

  

Ainda menino, Teofilactos mudou-se da Ásia para Constantinopla, onde conheceu São Tarásios que por ele se afeiçoou e lhe deu uma boa formação, Observando que o jovem sentia-se chamado à vida religiosa, o enviou a outro de seus discípulos, Miguel, o confessor, que acabara de fundar um Monastério junto ao Bósforo. Alguns anos mais tarde, depois de seus dois discípulos haverem suportado difíceis provas, São Tarásios os elevou à dignidade episcopal: Teofilactos recebeu a sede de Nicomédia e Miguel à sede de Sínada. 
Quando o Imperador Leão V empreendeu nova guerra contra as imagens sagradas, São Nicéforo, sucessor de São Tarásios na sede de Constantinopla, convocou um Concilio para proteger a doutrina católica contra as heresias iconoclastas do imperador; São Teofilactos, juntamente com outros teólogos de renomado saber, defenderam com eloquência o ponto de vista da Igreja, mas o Imperador permanecia irredutível em suas posições, Quando todos já haviam falado, fez-se uma ligeira pausa na sala conciliar interrompida por São Teofilactos, que proferiu a seguinte profecia: 
"Já sei que fazes pouco caso da imensa paciência de Deus! Pois bem, eu te predigo: calamidades e mortes virão cair sobre ti como um furacão, não restando ninguém que te possa defender". 
Furioso ao ouvir aquelas palavras, o Imperador desterrou a todos os padres conciliares e encarcerou São Teofilactos em uma fortaleza em Caria, onde morreu trinta anos depois. Sua profecia, porém, se cumpriu à risca, No dia da Natividade do ano 820, estando o Imperador em sua capela privada, conspiradores caíram sobre ele e o assassinaram, antes que seus servidores o socorressem. 
Contam-se maravilhas sobre a grande liberalidade deste santo, de sua generosidade para com os pobres, da ajuda que prestava às viúvas, órfãos e doentes mentais; de sua predileção pelos cegos e enfermos em geral, Para estes e para os peregrinos, São Teofilactos fundou muitos hospitais.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 2:11-21

Porque os olhos do Senhor são altos, mas o homem é baixo, e a altivez dos varões será humilhada. Somente o Senhor será exaltado naquele dia. Porque o dia do Senhor dos Exércitos deverá vir sobre todo o que é orgulhoso e altivo, e sobre todo o que é alto e imponente, e eles serão deitados abaixo; sobre todo cedro do Líbano, dos que são altos e imponentes, e sobre todo carvalho de Basã, sobre toda montanha alta, e sobre todo outeiro alto, sobre toda torre alta, e sobre todo muro alto, sobre todos os navios do mar, e sobre toda a armada de belos navios. Então, todos os homens serão abatidos e a altivez dos varões desabará. Só o Senhor será exaltado naquele dia. E eles irão esconder todos os ídolos feitos por mãos humanas, levando-os para as cavernas e às fendas das rochas, para as entrâncias da terra, por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para atacar, terrivelmente, a terra. Pois, naquele dia, o homem lançará fora as as suas abominações de prata e de ouro, as quais fizeram a fim de adoração de vaidades e morcegos, para entrarem nas cavernas da rocha sólida e nas fendas das rochas, por temor do Senhor e por causa da glória do seu poder, quando ele se levantar para atacar, terrivelmente, a terra.

MEDITAÇÃO 

Assim como a nossa existência física um dia vai ter fim, também está sociedade será destruída. Deus não permitirá que as estruturas perversas que regem as nossas vidas, continuem a formatar a maneira como existimos e organizamos a vida em sociedade. 
Um novo mundo será criado. Não é uma sociedade transformada pela tomada de consciência, mas uma humanidade recriada. A atual situação nossa é irreversível, seremos destruídos e lançados no fogo que destruirá toda a nossa raça. 
Sendo assim, não há mais esperança para nós? Cristo veio ao mundo para salvar. Sua primeira mensagem pública foi: "O tempo chegou, e o Reino de Deus está próximo: Arrependei-vos e crede no Evangelho." 
Sim, Deus estabeleceu o caminho do arrependimento como estrada que conduz ao Reino dos Céus, como passaporte de entrada quando este Reino que já chegou de forma oculta se manifestar publicamente trazendo juízo sobre toda a humanidade. 
Arrependimento é muito mais do que um lamento ou pesar pelos pecados cometidos. É uma atitude de abertura do coração para Deus. O coração é a região secreta onde primeiro se estabelece ocultamente o Reino dos Céus, como uma semente plantada que fica escondida sob a terra, a qual, depois de passar por todas as metamorfoses necessárias no sítio da terra, no tempo próprio se manifesta na superfície e dá o seu fruto.

VÉSPERAS

Gênesis 2:4-19

Este é o livro da geração do Céu e da Terra quando foram feitos, no dia em que o Senhor Deus fez o Céu e a Terra, antes de que toda a erva do campo existisse na Terra e antes de toda a grama do campo brotar; pois Deus não tinha feito, ainda, chover na Terra e não havia um homem para cultivá-la. Mas surgiu uma fonte da Terra; e regava toda a face da Terra. Deus formou o homem do pó da Terra e soprou em seu rosto o Sopro da Vida. E o homem se tornou uma alma vivente. E Deus plantou um jardim no Éden, para o oriente, e colocou nele o homem que tinha formado. Deus fez surgir também, da Terra, toda a árvore bonita aos olhos e boa para ser comida, e a Árvore da Vida no meio do paraíso. E a árvore do conhecimento do bem e do mal. Um rio sai do Éden para regar o jardim; e a partir daí ele se divide em quatro braços. O nome de um deles é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. O ouro dessa terra é bom; há também carbúnculo e esmeralda. O nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra da Etiópia. O terceiro rio é o Tigre; este é o que flui diante dos assírios. E o quarto rio é o Eufrates. O Senhor Deus tomou o homem que tinha formado e colocou-o no Paraíso para o cultivar e guardar. E o Senhor Deus ordenou a Adão, dizendo: "De toda árvore que está no paraíso podes comer o alimento, mas da árvore de conhecer o bem e o mal, desta não comereis; porém, em qualquer dia que comerdes dela, certamente morrereis." O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só, façamos uma ajuda adequada para ele." E Deus formou ainda mais, da terra, todos os animais selvagens do campo e todas as aves do céu; e os trouxe a Adão para ver como ia chamá-los; e do que Adão chamou a qualquer alma vivente, este ficou sendo o seu nome.

Provérbios 3:1-18

Meu filho, não te esqueças dos meus mandamentos, contudo permite que o teu coração guarde as minhas palavras, pois tempo de existência, e anos de vida e paz, eles te acrescentarão. Não deixes a misericórdia e a verdade te desampararem, porém atá-as ao teu pescoço. Então, acharás favor. Age honestamente aos olhos do Senhor e dos homens, confia em Deus de todo o teu coração e não sejas exaltado na tua própria sabedoria. Em todos os teus caminhos familiariza-te com ela, a fim de que possa, corretamente, dirigir as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos, mas teme a Deus e aparta-te de todo mal. Desta forma, haverá saúde para o teu corpo, e os teus ossos serão bem conservados. Honra ao Senhor com o teu trabalho justo e dá-lhe das primícias dos teus frutos de justiça, a fim de que os teus celeiros possam ser completamente cheios com o trigo, e os teus lagares venham a transbordar com o vinho. Meu filho, não desprezes a correção do Senhor nem desanimes quando fores repreendido por ele; pois a quem o Senhor ama repreende, e açoita a todo o filho a quem recebe. Bem-aventurado o homem que encontrou a sabedoria, o mortal que conhece a prudência, porque é melhor negociar com ela do que com tesouros de ouro e prata. É ela mais valiosa do que pedras preciosas. Nenhum mal lhe resistirá, é bem conhecida de todos que se aproximam dela, e nenhuma coisa desejável é semelhante à ela em valor. Pois tempo de existência e anos de vida estão em sua mão direita, e, em sua mão esquerda, riquezas e glória. Da sua boca procede a justiça, e a lei e a misericórdia estão em sua língua. Os seus caminhos são bons, e todas as suas veredas pacíficas; é árvore de vida para todos os que se apegam a ela, e uma ajuda segura para os que permanecem nela, assim como no Senhor.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário