segunda-feira, 25 de março de 2024

2ª Segunda-Feira da Grande Quaresma

25 de Março de 2024 (CC) / 12 de Março (CE)
São Teófanes, o Confessor de Sigriana, monge († 817); 
São Gregório “Dialogador” , Patriarca de Roma (604 dC); 
Venerável Simeão, o Novo Teólogo (1022 dC)
Jejum (Pão, vegetais e frutas)
Tom 1



São Teófanes cresceu na corte do imperador Constantino V. Seu pai morreu quando ele ainda era muito jovem deixando-lhe por herança uma grande propriedade e à nomeação do imperador como seu tutor. Mais tarde, foi obrigado a se casar, mas por consentimento mútuo, o casal manteve a castidade, separando-se e retirando-se para a solidão. 
Consta que Teófanes tenha construído dois monastérios, um em Monte Sigriana, próximo de Cyzicus, e outro na Ilha de Kalonymos, que era parte de sua herança. Lá estabeleceu a sua residência, permanecendo por seis anos. Mais tarde,  retornou para o Monte Sigriana, onde exerceu o ofício de abade. No ano 787, Teófanes participou no Concílio de Nicéia que sancionou o restabelecimento do uso e  da veneração das imagens sagradas. Mais tarde, em 814, Leão, o armênio, tentou anular a decisão de seus predecessores e pediu para suprimir novamente o culto às imagens. Reconhecendo, no entanto, a reputação e  autoridade de São Teófanes, tentou conquistá-lo mediante cordiais e astutas cartas, mas o santo estava bem armado contra todas as artimanhas que pudessem ser utilizadas para ludibriá-lo. Aos 50 anos, começou a sofrer de graves  doenças, mas quando o imperador o chamou para Constantinopla, mesmo estando muito enfermo, obedeceu. Às ameaçadoras mensagens de Leão, o armênio, o santo respondeu desta maneira: 
«A minha avançada idade, a debilitação de minha saúde e a fraqueza de meu corpo já não me deixam inclinar-me para estas coisas que eu desprezei, pela graça de Deus, na minha juventude. Se pensas assustar-me ou seduzir-me para conseguir minha complacência, como acontece com uma criança a quem é mostrado o relho, perdes teu tempo». 
O imperador enviou ao seu encontro  vários emissários para tentar persuadi-lo, mas ele se  manteve inflexível. Foi condenado a receber 300 chicotadas e enviado depois, por dois anos, para um calabouço fedorento e solitário, onde recebia apenas o necessário para manter-se vivo. Sua doença se agravou e, quando ele finalmente foi libertado e deportado para a ilha de Samotrácia, morreu em 12 de março de 817, dezessete dias após sua chegada. Deixou uma Cronografia, ou seja, uma breve história do mundo até o ano 813, a partir de 284 dC, data em que terminava uma história escrita por seu amigo George Syncellus, auxiliar do Patriarca São Xarasius. 
São Gregório “Dialogador”, Patriarca de Roma 
São Gregório foi papa entre 3 de setembro de 590 e sua morte, em 12 de março de 604. Ele é conhecido principalmente por suas obras, mais numerosas que as de seus predecessores. Gregório é também conhecido  na Ortodoxia como Gregório, o Dialogador, por causa de seus "Diálogos" e é por isso que seu nome aparece em algumas obras listado como "Gregório Diálogo". 

Foi o primeiro papa a ter sido monge antes do pontificado. Gregório é reconhecido como um Doutor da Igreja e um dos Padres latinos. Foi canonizado assim que morreu por aclamação popular, como era o costume. Credita-se a Gregório a compilação da Divina Liturgia dos Dons Pré-santificados.
São Simeão, o Novo Teólogo

O Monge Simeão, o Novo Teólogo, nasceu no ano 946 na cidade de Galata (Paphlagonia), e recebeu a educação secular básica em Constantinopla. Seu pai o preparou para uma carreira na corte e, durante certo tempo, o jovem ocupou uma posição elevada na corte imperial. Mas aos 25 anos sentiu atraído pela vida monástica, e, então, fugiu de sua casa e retirou-se para o mosteiro Studita, onde se submeteu à orientação do conhecido Simeão, o Reverente. A ação ascética básica do monge foi a incessante Oração de Jesus em sua forma curta: "Senhor, tem piedade!" Para uma maior concentração da oração, ele constantemente buscava a solidão, e mesmo na liturgia, ficava separado dos irmãos, e geralmente permanecia sozinho à noite na igreja. A fim de se acostumar a atenção sobre a morte, passava noites no cemitério. O fruto de seu fervor era uma condição especial de êxtase: nesses momentos, o Espírito Santo, sob a forma de uma nuvem luminosa, descia sobre ele e o tornava inconsciente de sua visão ao redor. Com o tempo, ele alcançou uma constante consciência espiritual elevada, o que ficou especialmente evidente quando celebrava a Liturgia. Por volta do ano de 980, o Monge Simeão foi constituído higúmeno do mosteiro de São Mamant e nesta dignidade permaneceu por 25 anos. Ele corrigiu a gestão negligente que havia no mosteiro e restaurou a ordem na igreja.

O Monge Simeão combinava a bondade com o rigor e a firme observância das exigências do Evangelho.

Assim, por exemplo, quando seu discípulo favorito Arsênio matou corvos que estavam picando pão úmido, o Igumeno o fez amarrar os pássaros mortos a uma corda e usá-la como "colar" no pescoço. Também, um dia, ele foi procurado por certo bispo de Roma, que estava perturbado por não conseguir se arrepender de ter assassinado seu jovem sobrinho, e o Monge Simeão, paciente e exitosamente o ajudou.

A rigorosa disciplina monástica praticada por Simeão, provocou uma forte insatisfação entre os seus irmãos monges. Uma vez após a liturgia, alguns deles estavam tão irritados, que se precipitaram sobre ele e quase o mataram. Quando o Patriarca de Constantinopla os expulsou do mosteiro e quis entregá-los às autoridades da cidade, Simeão conseguiu que eles fossem perdoados e os ajudou a encontrarem trabalho na vida secular.

Cerca do ano 1005, o Monge Simeão entregou seu cargo de higumeno a Arsenios, e foi morar próximo ao mosteiro. Lá compôs suas obras teológicas, cujos fragmentos constam no 5º volume da "Filokalia" ("Dobrotoliubie"). O principal tema de suas obras é a atividade oculta de um aperfeiçoamento espiritual na luta contra as paixões e os pensamentos pecaminosos.

Ele também deixou alguns tratados direcionados aos monges: "Capítulos Teológicos Práticos", "Um Trato Sobre Três Formas de Orações" e "Um trato na fé". Além disso, o Monge Simeão era um excelente poeta da Igreja. A ele pertencem os "Hinos do Amor Divino”, no qual constam cerca de 70 poemas, cheios de profundas reflexões sobre a oração.

Os ensinamentos do Monge Simeão sobre o novo homem e sobre a "divinização da carne", com os quais ele queria substituir os ensinamentos sobre a "mortificação da carne" (pelo que também o chamaram de "Novo Teólogo"), eram de difícil assimilação para os seus contemporâneos. Muitos de seus ensinamentos pareciam inaceitáveis ​​e estranhos. Isso levou a conflitos com as autoridades da igreja de Constantinopla, e o Monge Simeão foi submetido ao exílio. Ele se retirou para as costas do Bósforo e fundou lá o mosteiro de Santa Marina.

O santo repousou pacificamente em Deus no ano 1021. Ainda em vida, ele foi agraciado com o dom de operar prodígios. Numerosos milagres ocorreram também após a sua morte. Um deles foi a descoberta milagrosa desceu ícone. Sua Vida foi escrita por seu secretário e discípulo, o Monge Nikita Stethatos.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 4:2-6; 5:1-7

Naquele dia, Deus resplandecerá gloriosamente no conselho, sobre a terra, para exaltar e glorificar ao restante de Israel. E será que o restante que for deixado em Sião, e aquele que for ficar em Jerusalém, todos os que são destinados para a vida em Jerusalém, serão chamados de santos; porque o Senhor lavará a imundícia dos filhos e das filhas de Sião, e irá alimpar o sangue do meio deles com o Espírito de justiça e com o Espírito de ardor.† Ele virá, e será que com respeito à cada local do Monte Sião, sim, por toda a sua circunvizinhança, uma nuvem o encobrirá de sombra durante o dia, e haverá como se fosse uma fumaça e luz de fogo queimando durante a noite. Sobre toda a glória estará um dossel, o qual será para uma sombra contra o calor e como um abrigo e esconderijo contra as intempéries do tempo e da chuva. Agora, cantarei ao meu amado um cântico do meu amado a respeito da minha vinha. O meu amado possuía uma vinha numa colina alta, em um lugar fértil. Fiz eu uma sebe em volta dela, cavei-lhe uma vala e plantei nela uma videira seleta; construí uma torre no seu meio, e escavei nela um lugar para o lagar. Então, esperei que ela me produzisse uvas; porém, produziu espinhos. E agora, ó moradores de Jerusalém e todos os homens de Judá, julgai entre mim e a minha vinha. O que devo fazer mais para a minha vinha, que eu não lhe tenha feito? Considerando que eu esperava que me produzisse uvas; porém, produziu-me espinhos. Portanto, dir-lhes-ei o que farei à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será por despojo; derrubarei os seus muros, e ela será deixada para ser pisada. Abandonarei a minha vinha: não será podada nem escavada, e crescerão espinhos sobre ela, como numa terra estéril. E às nuvens darei ordem para que não derramem chuva sobre ela. Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá a sua planta amada. Eu esperava que exercesse juizo, porém, produziu a iniquidade; não a justiça, mas um clamor.
† O Espírito de Juízo e o Espírito de Ardor: Deus enviará um dilúvio de aflição ao povo para o lavar; e o Espírito de Ardor, será como um fogo purificador para os purificar de sua culpa. Estas duas imagens de água e fogo também prefiguram a lavagem da regeneração no batismo (Mateus 3:11).
VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

O Senhor Deus fez para Adão e para a sua mulher túnicas de pele, vestindo-os. E disse Deus: Eis que Adão tornou-se como um de nós, no que diz respeito a conhecer o bem e o mal. Agora, pois, que ele não estenda a sua mão e tome, também, da árvore da Vida, e coma; e, por causa disso, viva para sempre. Então, o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das Delícias, a fim de cultivar o solo do qual fora tirado. Deus expulsou Adão, levando-o a morar defronte ao paraíso das Delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da árvore da Vida. Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu, dando à luz a Caim; e disse: Ganhei um homem, através de Deus. Ela gerou também ao seu irmão, Abel. Abel tornou-se um pastor de ovelhas; Caim, no entanto, tornou-se um lavrador da terra. E aconteceu, depois de algum tempo, que Caim trouxe, do fruto da terra, um sacrifício ao Senhor. Também Abel trouxe o seu sacrifício, dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e os seus presentes, mas a Caim e aos seus sacrifícios ele não considerou. Então, Caim ficou muito triste, descaindo-lhe o semblante. E o Senhor Deus disse a Caim: Por que ficaste tão triste, e por que descaiu o teu semblante? Porventura não pecas, se o trazes de forma justa, todavia não o divides justamente? Aquieta-te, pois para ti será a sua submissão, e tu o governarás.

Provérbios 3:34-4:22

O Senhor resiste aos soberbos; porém, dá graça aos humildes. Os sábios herdarão a glória; os ímpios, entretanto, têm exaltado a sua própria desonra. Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento; pois vos darei um bom presente. Nunca abandoneis a minha lei. Pois também eu era um filho obediente ao meu pai, e amado aos olhos de minha mãe, que falava e me instruía, dizendo: Que o nosso discurso seja fixado em teu coração; mantém os nossos mandamentos, não os esqueças, e não negligencies o discurso da minha boca. Jamais o abandones, e unir-se-á a ti; ama-o, e te guardará. 7, 8 Segura-o, e ele te exaltará; honra-o, para que possa abraçar-te, a fim de que possa dar, para a tua cabeça, um diadema de graças, cobrindo-te com uma coroa de alegria. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e os anos da tua vida serão aumentados, para que os seus recursos sejam abundantes. Porque eu te ensinarei os caminhos da sabedoria, fazendo-te andar em veredas retas. Pois quando andares os teus passos não serão embaraçados; e, se correres, não serás impedido. Toma posse da minha instrução; não permitas que se afaste de ti, porém guarda-a contigo por toda a tua vida. Não sigas as veredas dos ímpios nem cobices os caminhos dos transgressores. Em qualquer lugar no qual eles armarem a sua tenda não vás para lá; contudo, desvia-te deles, passando adiante. Pois não conseguem dormir a menos que façam o mal; o seu sono é levado embora, e eles não descansam. Porque estes alimentam as suas vidas com o pão da impiedade, e estão embriagados pelo vinho da transgressão. Mas os caminhos dos justos resplandecem como a luz; avançam e brilham, até o dia totalmente vir. Os caminhos do ímpio, no entanto, são escuros; eles nem sabem em que tropeçam. Filho meu, atenta para as minhas palavras; aplica os teus ouvidos à elas, a fim de que as tuas fontes não te faltem. Guarda-as no teu coração, porquanto são vida para os que as acham e saúde para todo o seu corpo.

† † †

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário