terça-feira, 19 de março de 2024

1ª Terça-feira da Grande Quaresma

19 de Março de 2024 (CC) / 06 de Março (CE)
Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848)
Descoberta da Venerável Cruz e dos Cravos 
pela Santa Imperatriz Helena em Jerusalém (326)
Jejum Estrito (Pães, vegetais e frutas)
Tom 8

Amórion é uma cidade na Frísia que no século VI foi um importante centro militar do Império Bizantino na Ásia Central.  Relata a tradição que no ano de 838, a cidade foi dominada pelo califa Mutasim e que, neste período, 70 mil cidadãos foram capturados e assassinados. Entre eles estavam 42 pessoas, membros de famílias nobres, e que seguiam carreira militar. Foram transferidos para Bagdá onde foram aprisionados em cárceres escuros e úmidos; não tinham água nem pão.  Nestas condições, passaram os dias, desejando que seu fim estivesse mais próximo possível. Num certo dia, tiraram os prisioneiros do cárcere e os levaram à presença do  califa. O califa então lhes prometeu restaurar suas posições na sociedade de na carreira militar, na condição de que se convertessem ao Islamismo. Responderam que tal coisa era impossível, mesmo em sonho. O califa então ordenou que fossem cruelmente executados e  imediatamente. O martírio desses 42 cristãos ratifica o que nos ensina o apóstolo Paulo: os que lutam pela pátria e pela fé, são duplamente fortes e somam-se a grande família dos santos de Deus. 
Descoberta da Venerável Cruz e Cravos pela Santa Imperatriz Helena em Jerusalém.
Quando teve início o reinado do Imperador Constantino, o Grande (306-337) - o primeiro dos imperadores romanos a reconhecer a religião cristã - ele, juntamente com sua piedosa mãe, a Imperatriz Helena, decidiram reconstruir a cidade de Jerusalém Também decidiram erigir um templo sobre o lugar doa paixão e da ressurreição do Senhor, bem como purificar dos imundos cultos pagãos, os lugares ligados à memória do Salvador e, novamente, consagrá-los. 
A nobre Imperatriz Helena viajou para Jerusalém com uma grande quantidade de ouro, e com uma carta escrita pelo Imperador Constantino, o Grande, destinada ao Patriarca Makarios I (313-323), na qual o Imperador lhe pedia para ajudar, de todas as formas possíveis, a tarefa da renovação dos lugares santos cristãos. 
Tendo chegado a Jerusalém, a santa Imperatriz Helena destruiu todos os templos pagãos idólatras, e os lugares profanados foram re-consagrados. Ela tinha grande ânsia por encontrar a Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por isto  deu ordens para cavar o lugar onde estava situado o templo de Vênus. Lá eles descobriram, soterrados, o Sepulcro do Senhor e o Calvário, não muito longe de onde eles encontraram três cruzes e cravos. A fim de determinar em qual das três cruzes estava o Salvador, o Patriarca Makarios deu ordens para, com as cruzes, tocar alternadamente o corpo de um recém-falecido. Assim que a Cruz de Cristo tocou o morto, ele imediatamente retornou à vida.  Exultantes, a nobre Imperatriz Helena e o Patriarca Makarios ergueram a Cruz Vivificante e a mostraram a todas as pessoas, as quais estavam todas em pé. 
A Comemoração deste evento também se dá nos dias 13 e 14 de setembro
ORAÇÃO QUARESMAL DE SANTO EFRÉM, O SÍRIO
"Ó Senhor e Mestre da minha vida, livra-me do espírito de preguiça, de desânimo, de desejo de poder e de falatório inútil. (Prostração)
Mas concede a mim, Teu servo, um espírito de pureza, humildade, paciência e amor.  (Prostração)
Sim, Senhor e Rei, concede-me enxergar as minhas próprias falhas e não condenar o meu irmão; pois, que Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.(Prostração) 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 1:19-2:3

19 Se estiverdes dispostos, ouvindo-me, comereis o bem desta terra. 20 Contudo, se não estiverdes dispostos nem me ouvirdes uma espada há de devorar-vos, porquanto a boca do Senhor o disse. 21 Como tem a cidade fiel, Sião, uma vez cheio de juízo, se tornado uma prostituta! Cidade na qual a justiça habitava, e onde há, agora, homicidas. 22 Tua prata nada vale; teus comerciantes de vinho misturam-no com água; 23 os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões, amando os subornos, indo atrás de recompensas, nunca pedindo pelos órfãos e não atendendo a causa das viúvas. 24 Portanto, assim diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos: Ai dos valentes de Israel! porquanto a minha ira não cessará contra os meus adversários, e executarei juízo sobre os meus inimigos. 25 Colocarei a minha mão sobre ti, limpar-te-ei completamente e irei destruir o rebelde, tirando de ti todos os transgressores. 26 Estabelecerei os teus juízes, como antes, e os teus conselheiros, como no princípio; então serás chamada cidade de justiça, cidade-mãe fiel de Sião, 27 porque os seus cativos serão salvos pela justiça, e com misericórdia. 28 Os transgressores e os pecadores serão esmagados juntamente, e os que deixarem ao Senhor totalmente consumidos. 29 Porquanto se envergonharão de seus ídolos, nos quais se deleitavam, e sentir-se-ão envergonhados dos jardins que cobiçavam. 30 Pois serão como a árvore de terebinto que perdeu as suas folhas, e como o jardim que não tem água. 31 A sua força será como um fio de estopa, e as suas obras como faíscas; os transgressores e os pecadores serão queimados juntos, não havendo quem os apague. 1 Palavra que veio a Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém. 2 Eis que nos últimos dias o monte do Senhor será glorioso, e a casa de Deus deverá estar no topo das montanhas, elevando-se por cima dos outeiros. E todas as nações virão à ela. 3 Muitas nações irão, dizendo: Vinde, subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó. Ele irá mostrar-nos o seu caminho, e andaremos nele. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor virá de Jerusalém.

VÉSPERAS

Gênesis 1:14-23

14 Disse Deus: "Haja luzeiros no firmamento do céu para alumiarem a terra e dividirem entre dia e noite, e sejam eles para sinais e para estações, para dias e para anos. 15 E que sejam para luz no firmamento do céu, para alumiarem a terra". E assim foi. 16 Fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para regular o dia, e o luminar menor para regular a noite e as estrelas. 17 E Deus os colocou no firmamento do céu para alumiarem a terra, 18 para regularem o dia e a noite e para fazerem separação entre a luz e as trevas; e Deus viu que isso era bom. 19 Houve tarde e houve manhã. O quarto dia. 20 Disse Deus: "Produzam as águas répteis de almas viventes e as criaturas aladas voando acima da terra no firmamento do Céu". E assim foi. 21 Então Deus fez as grandes baleias, e todos os répteis viventes que as águas produziram segundo a sua espécie, e toda criatura que voa com asas conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. 22 Deus os abençoou, dizendo: "Crescei e multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e que as criaturas que voam sejam multiplicadas na terra". 23 Houve tarde e houve manhã. O quinto dia.

Provérbios 1:20-33

20 A sabedoria canta em voz alta nas vielas, e nas praças fala com ousadia. 21 Faz ela uma proclamação do alto dos muros, e assenta-se pelas portas dos príncipes. Nas entradas da cidade ela diz, corajosamente: 22 Enquanto os simples se apegarem à justiça eles não serão confundidos; os tolos, entretanto, amantes da altivez, tornando-se ímpios tem odiado o conhecimento, ficando sujeitos à repreensões. 23 Eis que eu farei vir a vós o pronunciamento de meu espírito, e ensinar-vos-ei com o meu discurso. 24 Entretanto, clamei e não ouvistes; falei longamente, mas não prestastes atenção; 25 considerastes de nenhuma valia os meus conselhos e ignorastes as minhas repreensões. 26, Portanto, também eu me rirei da vossa destruição, e alegrar-me-ei quando a ruína vier sobre vós; 27 sim, quando o desânimo se abater, de repente, sobre vós, e a vossa derrubada chegar como uma tempestade; quando a tribulação e a angústia se derramarem sobre vós, e quando sobre vós vier a ruína. 28 Porque será que, quando me invocarem, não irei dar-vos ouvidos. Homens ímpios me buscarão, porém não me acharão. 29 Pois odiaram a sabedoria, e não escolheram a palavra do Senhor. 30 Nem iriam eles atender aos meus conselhos; entretanto, ridicularizaram as minhas reprovações. 31 Portanto, comerão os frutos de seu próprio caminho, e serão preenchidos com a sua própria impiedade. 32 Porque fizeram injustiça ao simples serão mortos. Uma inquisição deverá arruinar ao ímpio, 33 mas o que a mim obedecer habitará em confiança e descansará com segurança, livre de todo o mal.

ENSINO DOS SANTOS PADRES 

As leituras sugeridas são sobre a criação, o estado original da queda e da promessa de salvação em nosso Senhor Jesus Cristo. Acautelai-vos e aprendei! Agora é o tempo para a sua re-criação. Abrace o Senhor, e Ele lhe dará luz que irá iluminar sua escuridão pecadora. Ele irá estabelecer um firmamento no meio de seus pensamentos inquietos e dos desejos que nascem de um coração amante do pecado, e a boa intenção de firmemente trabalhar para Ele. Ele vai por uma terra seca e o mar em seu interior. Então você vai começar a brotar a primeira erva, a grama e as árvores - as primícias das virtudes, e depois virão obras espirituais agradável a Deus e criaturas perfeitas; até que finalmente à imagem e semelhança de Deus seja em ti restaurada, tal como foste criado no início (cf. Gn 1-26). Tudo isso o Senhor vai criar em ti nestes seis dias da criação espiritual, que é a tua preparação para a Sagrada Comunhão, se vivenciardes este tempo com atenção, respeito e contrição de coração.

REFLEXÃO

Se alguém perde sua fé em Deus, ele é recompensado com a estupidez. De todas as formas de estupidez, é difícil dizer se há uma maior do que esta: a de que alguém que chamando-se um cristão, se aproprie de ideias patéticas sobre Deus e a vida eterna de outras crenças e filosofias. Ele será aquele que não encontrando ouro entre os ricos pensa encontrá-lo entre os pobres? A revelação da vida eterna, os fatos, as provas, os sinais e as visões reais do mundo espiritual - todos estes não só constituem o fundamento da fé cristã, mas, também, constituem as paredes, os pisos, os ornamentos, todo o mobiliário, o telhado e as cúpulas do majestoso edifício da fé cristã. Um único raio do mundo espiritual brilha através de cada palavra dos Evangelhos, para não mencionar os acontecimentos milagrosos, tanto em tempos evangélicos e pós-evangélicos, em toda a história da Igreja de dois mil anos. O cristianismo tem aberto as portas deste mundo para um grande grau tal, que quase não deve ser chamado de religião, a fim de não confundi-lo com outros credos e religiões. É Revelação! Revelação de Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário