domingo, 10 de março de 2024

Domingo do Juízo Final

 

SEMANA DA ABSTINÊNCIA DE CARNE
11 de Março de 2024 (CC) / 26 de Fevereiro (CE)
Porfírios, Bispo de Gaza, (†420)
Santa Mégalomártir Photina, a Samaritana, suas irmãs e seus filhos:
Anatola, Phota, Photis, Paraskeva e kyriake, Photus e Joses 
com seus amigos mártires Sebastian, Victor e Cristodulus(† 66); 
Tom 7



Nascido por volta do ano de 353, em Tessalônica, Grécia, São Porfírio foi para o Egito aos vinte e cinco anos. Em seguida, foi à Palestina onde viveu por cinco anos numa gruta perto do rio Jordão, o que lhe gerou uma grave enfermidade. Foi lá também que conheceu Marcos, que se tornou seu fiel discípulo. O santo distribuiu tudo o que possuía aos pobres e, para manter-se, trabalhava arduamente em um curtume na Cidade Santa. Neste trabalho permaneceu por mais de quarenta anos, foi ordenado sacerdote e mais tarde bispo de Gaza pelo patriarca de Jerusalém. São Porfírio exerceu grande influência na política e na religião de seu tempo. Chegou a conseguir da Imperatriz Eudóxia um memorial que abolia os templos pagãos de Gaza e da redondeza. Morreu por volta do ano 420.


A família de Porfírio era de Tessalônica. Aos 25 anos de idade Porfírio deixou o mundo, abandonou seus amigos e seu país indo para o Egito, onde se consagrou a Deus em um monastério do deserto de Esquela. Cinco anos mais tarde, foi para Palestina passando a habitar uma cela monástica, próximo ao Jordão, onde permaneceu durante cinco anos, voltando à Jerusalém após ter adoecido. Em Jerusalém visitava constantemente os lugares santos. A debilidade de sua saúde fazia com que tivesse de caminhar apoiado por um bastão. Por mais debilitado que estivesse, Porfírio não deixava de visitar  diariamente os lugares santos de Jerusalém e de de receber a santa comunhão.

São Porfírio prosseguiu com sua vida de trabalho e penitências até seus 40 anos de idade. No ano 393, o bispo de Jerusalém o ordenou sacerdote e confiou aos seus cuidados a relíquia da santa cruz. Continuava a viver de forma austera, até sua morte, alimentando-se exclusivamente de raízes e de pão. Comia somente após o cair da noite. No mesmo ano, Porfírio foi eleito bispo de Gaza. O bispo de Cesárea escreveu ao bispo de Jerusalém pedindo que enviasse Porfírio para lhe consultar a respeito de uma passagem da Sagrada Escritura. O bispo de Jerusalém o enviou com a condição de que retornasse em oito dias. Depois de visitar os lugares santos, Porfírio e Marcos partiram para Cesárea. No dia seguinte, o bispo João ordenou que alguns cidadãos elegessem Porfírio bispo que ali mesmo foi consagrado. O servo de Deus Porfírio sofreu muito por ver-se em tão elevada dignidade. Os cidadãos de Gaza o confortavam e o acompanharam até a cidade. A viagem tinha sido cansativa, pois alguns pagãos, ao saberem da chegada do novo bispo à cidade, destruíram algumas estradas. Naquele mesmo ano, houve uma grande seca e os pagãos atribuíram a seca à chegada do novo bispo cristão ao lugar, pois o deus Mamas havia profetizado que Porfírio atrairia muitas calamidades sobre a cidade. Havia na cidade um famoso templo dedicado ao deus Mamas. O imperador Teodósio tinha ordenado fechá-lo para não destruí-lo, pois era uma obra de grande beleza arquitetônica. O governador, no entanto, tinha dado permissão para reabri-lo. Como a seca se agravava depois da chegada de Porfírio, alguns pagãos se reuniram no templo para implorar proteção ao deus Mamas. Os cristãos depois de um dia de jejum e uma noite de oração, se dirigiram em procissão a igreja de São Timóteo (que ficava fora dos muros), cantando hinos. Ao retornarem, encontraram as portas da cidade fechadas. Porfirio, então, com seus fiéis, pediu fervorosamente que Deus enviasse chuva. As nuvens começaram a se formar rapidamente e a chuva caiu em abundância. Os pagãos, diante daquele fato, abriram as portas da cidade e juntaram-se aos cristãos gritando: «Cristo é o único Deus verdadeiro, o único capaz de acabar coma seca». Diante disso, alguns pagãos excluíam os cristãos do comércio e dos ofícios públicos e os molestavam de muitas maneiras. Para proteger seu povo, Porfírio enviou seu discípulo Marcos ao imperador, e mais tarde também foi a Constantinopla acompanhado pelo bispo João. Graças à intercessão de São João Crisóstomo e da imperatriz Eudóxia, o imperador Acádio permitiu que destruíssem o templo dos pagãos na cidade de Gaza.

O imperador publicou um edito e encarregou que Sinésio executasse a ordem. Quando os dois bispos desembarcaram na Palestina, próximo à Gaza, os cristãos foram ao seu encontro cantando hinos de louvor. Ao passarem pela praça de Tetramfodos, onde havia uma estatua de Vênus (venerada por diziam que ajudava as moças a se casarem) o ídolo caiu do pedestal e se partiu em pedaços. Dez dias depois, chegou Sinésio com vários soldados para executar a ordem, conforme o edito do imperador , Após a destruição dos templos, os soldados revistaram as casas e os pátios, destruindo os ídolos e queimando os livros de magias. Muitos pagãos pediram o batismo, mas outros furiosos decidiram lutar, e Porfírio escapou com vida milagrosamente. Onde antes estava o templo dedicado a Mamas, foi construída uma igreja em forma de cruz. A imperatriz Eudóxia enviou de Constantinopla as colunas e os mármores. A igreja ficou conhecida como «a igreja eudoxiana». Ao iniciar a construção da Igreja, o bispo Porfírio saiu em procissão da igreja de Erin cantando salmos e o povo respondia «Aleluia!». Todos ajudaram na construção, carregando pedras nas escavações dos fundamentos sob a orientação do famoso arquiteto Rufino. A construção iniciou em 403 e durou cinco anos. São Porfírio consagrou a nova Igreja no dia de Páscoa do ano 408. Neste dia foram distribuídas muitas esmolas aos pobres, demonstrando sua generosidade. O santo bispo Porfírio passou o resto de sua vida cumprindo zelosamente seus deveres pastorais. Até a sua morte, a idolatria havia desaparecido quase que completamente. 
Tropárion de São Porfírio Tom 4
Adornado com a púrpura real de tuas virtudes, / tu foste glorioso Hierarca de resplandeceste fulgor, ó sábio Porfírio, / pois, sendo excelente em palavras e obras, / e a todos fortaleceste com a graça da piedade. / Assim como sempre serviste a Cristo, // não cesses de orar pelo mundo. 
Kondákion de São Porfírio Tom 2
Vestido da sagrada virtude, foste adornado com a veste sacerdotal, / Ó bendito e piedoso Porfírio. / Tu resplandeceste por teus milagres e curas; / e, agora, incessantemente, // intercedes por todos nós. 
Comemoração de Santa Photina, Suas 5 Irmãs e Seus 2 Filhos

Photina é a mulher samaritana que encontrou Cristo no poço de Jacó (João cap. 4). Ela se arrependeu e disse a seus concidadãos que havia conhecido o Cristo, pelo que às vezes é chamada a primeira a proclamar o Evangelho de Cristo. 
Ela converteu suas quatro irmãs (Phota, Photis, Parasceva e Cyriaca) e seus filhos (Victor e Joses), e todos eles se tornaram incansáveis evangelistas de Cristo. 
Depois do martírio dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, ela viajou para Cartago para ali anunciar o Evangelho. 
Photina, com suas irmãs e filhos cristãos, todos encontraram o martírio sob as perseguições de Nero. Ela também é comemorada no Domingo da Samaritana durante o tempo pascal.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (7)

João 20:1-10

1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.  2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. 3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro; 5 e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou. 6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados, 7 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu. 9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos. 10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Pela Cruz venceste a morte / e abriste o Paraíso ao ladrão arrependido. / Converteste em alegria a lamentação das mirróforas / e ordenaste a Teus Apóstolos que anunciassem a Tua Ressurreição, ó Cristo nosso Deus, // Tu Que concedes ao mundo a Tua infinita misericórdia.

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. / Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Kondákion da Ressurreição
O poder da morte não é mais suficientemente forte para manter presos os homens mortais. / Pois Cristo desceu, fazendo em pedaços e destruindo esse poder. / O inferno agora está atado, / e os Profetas, em uma só voz, rejubilam grandemente, / dizendo: “O Salvador veio, // ide todos, vós Fiéis, para Sua Ressurreição”.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo

Tom 4: Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Tom I: Quando Tu vieres à terra com glória, ó Deus, / e todas as coisas tremerem, / então um rio de fogo fluirá diante do Teu Juizado, / e os livros serão abertos, e as coisas ocultas tornadas públicas. / Livra-me do fogo inextinguível / e concede-me que fique à tua mão direita, // ó justo juiz.

Prokímenon, Tom 3

R. Grande é o nosso Senhor, e grande é a Sua força, 
e para o Seu entendimento não há medida.

V. Louvai ao Senhor, porque salmodiar é uma coisa boa; que o louvor seja agradável ao nosso Deus.

1 Coríntios 8:8-9:2

8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo. 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? 2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 

Aleluia


Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Vinde, alegremo-nos no Senhor, gritemos com júbilo a Deus nosso Salvador.

Aproximemo-nos do Seu rosto com ações de graças e com salmos gritemos em júbilo a Ele.

Mateus 25:31-46

31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?  39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Canto da Comunhão

Louvai ao Senhor nos Céus,
Louvai-O nas alturas.

Regozijai-vos no Senhor. ó Justos;
Aos retos convém o louvor.

Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

HOMILIA

A leitura do Evangelho designado para o Domingo da Abstinência de Carne vem do Evangelho de São Mateus e diz respeito ao Juízo Final. Cristo nos fala a respeito de como será o julgamento quando Ele voltar. Em vez de destacar que a assembleia dos justos será composta por aqueles que simplesmente "creram" em Deus e levaram uma vida confortável, ou mesmo aqueles que vão à igreja todos os domingos, Cristo nos diz que não é apenas a nossa fé, mas também as nossas ações que irá determinar o nosso destino final. Jesus está mais preocupado com a forma como agimos para com aqueles ao nosso redor, e em particular, para com os menos afortunados.

Uma das coisas importantes que Cristo nos ensina através da Sua mensagem é que tudo o que fazemos para o próximo, fazemos o mesmo a Cristo também. E isso traz à tona o fato importante de que o verdadeiro cristão é aquele que vê Cristo em todos. Todos são criados à imagem e semelhança de Deus; somos todos (ou pelo menos nos esforçamos para ser) ícones vivos de Cristo. E é quando reconhecemos que a imagem de Cristo está em todos (incluindo os nossos 'inimigos') que damos mais um passo rumo às mansões do Pai que foram preparadas para nós.

A próxima vez que você se propuser a destruir a reputação de alguém, quebrar o coração de alguém, mostrar indiferença e até a ignorância em relação a uma pessoa, ou maliciosamente fofocar sobre alguém, lembre-se que Cristo diz que você está fazendo isto com Ele também. E o que você faz de errado para com o próximo vai contar contra você quando o Justo Juiz retornar. Nós, cristãos, às vezes somos críticos para com os outros (tanto dentro como fora da Igreja), e ainda não paramos para pensar que isso vai refletir sobre o próprio Cristo. Usurpamos o lugar do Juiz e com isto julgamos o Salvador. Nós realmente precisamos ver esse ícone de Cristo em todos, não importa quem sejam eles.

Precisamos agir como cristãos, o que implica em derramar o coração e os recursos para os menos afortunados em torno de nós. A Grande e Santa Quaresma é um tempo para o arrependimento, mudança e renovação em nossas vidas. É também um tempo para avaliar o que temos feito em termos de cuidar de nosso vizinho. Use esse tempo que leva até a Santa Páscoa para fazer algo sobre o agir como um Cristão Ortodoxo, ao invés de meramente pensar como um.

Santo Mosteiro Axion

 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário