segunda-feira, 4 de março de 2024

Segunda-feira do Filho Pródigo

04 de Março de 2024 (CC) / 20 de Fevereiro (CE)
São Leo, Bispo de Catânia (780)
Tom 6

 

São Leão viveu entre os anos 836 e 912, Era natural da região de Ravena, na Itália, Seus pais buscavam lhe dar uma educação enciclopédica, em que fosse possível conciliar vários conhecimentos, Acreditavam que tanto a criança quanto sua educação só eram frutuosas se estivessem baseadas no que a Palavra de Deus dizia: 

«Criem vossos filhos, educando-os e aconselhando-os segundo os preceitos de Nosso Senhor Jesus Cristo».  

Assim Leão foi educado, Estudou ciências com esmero e dedicação e nelas sempre se destacava, Sua formação cristã o ajudou a conservar sua humildade, protegendo-o da vaidade e do orgulho, Tinha forte desejo de servir a Deus e a Igreja, decidindo-se, por isso ser ordenado sacerdote, Serviu a Igreja nos três graus do sacerdócio, e em cada etapa cumpriu perfeitamente suas obrigações religiosas, Suas preciosas virtudes o elevaram ao grau do episcopado, tornando-se bispo de Catânia. Em seu apostolado como bispo, trabalhou incansavelmente, ensinando e preocupando-se não só com as almas, mas acolhendo e alimentando os órfãos, Deus lhe deu a graças de operar milagres, Deixou serenamente este mundo e seu santo corpo foi sepultado na Igreja de Santa Lúcia que foi ele havia edificado. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 João 2:18-3:10

18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. 19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. 21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26 Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar. 27 E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei. 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.

Marcos 11:1-11

1 Ora, quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos 2 e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e logo que nela entrardes, encontrareis preso um jumentinho, em que ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. 3 E se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? respondei: O Senhor precisa dele, e logo tornará a enviá-lo para aqui. 4 Foram, pois, e acharam o jumentinho preso ao portão do lado de fora na rua, e o desprenderam. 5 E alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: Que fazeis, desprendendo o jumentinho? 6 Responderam como Jesus lhes tinha mandado; e lho deixaram levar. 7 Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou nele. 8 Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos. 9 E tanto os que o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! bendito o que vem em nome do Senhor! 10 Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas! 11 Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze.

† † †

ENSINO DOS SASNTOS PADRES

1 João 2:18-3:10

São Teófano, o Recluso

Ontem a parábola do filho pródigo nos convidou para retornar da dissipação ao bom caminho. Agora, o santo apóstolo João nos inspira a isto, dando a garantia de que, se assim procedermos, quando o Senhor aparecer, seremos semelhantes a Ele. O que se pode comparar com tal dignidade ? Eu penso que ao ouvir tal coisa, você deva ser tomado por um desejo de alcançar isso para si. E isto é bom, mais ainda, é sumamente necessário. Não tardará a ser alcançado; pois, todo aquele que tem esta esperança nele, purifica a si mesmo, assim como Ele é puro (I João 3: 3). Será que existe alguma coisa dentro de você que tenha necessidade de purificação? Certamente que não poucas coisas têm esta necessidade. Apressa-te, pois, onde o Senhor está, coisa alguma que seja impura se permite entrar (cf. Ap 21-27). Mas não desanime com a dificuldade de tal empreendimento. O Próprio Senhor será o seu ajudante em todas as coisas. Simplesmente deseje isto de todo o coração e busque o Senhor, tal como um mendigo pedindo por ajuda. Sua plena graça irá atuar com poder em teu esforço, e as coisas facilmente se sucederão e terás êxito. Assim como não há pecado que possa superar a misericórdia de Deus, também não há nenhuma impureza moral que possa resistir e não ser consumida pelo poder da plenitude de Sua graça; a não ser que de sua parte, haja falta de vontade para superar a impureza, um esforço sério para a repelir, refugiando-se com fé no Senhor.

Marcos 11:1-11


São João Crisóstomo nos diz que neste episódio Cristo realiza duas profecias: uma pelos seus atos e outra por suas palavras. Realiza a primeira ao montar num jumento, e a segunda cumprindo as palavras do profeta Zacarias que havia predito que o Rei viria montado em um asno. E ao cumprir esta antiga profecia, com seu gesto também prefigura uma nova era que mais se tarde haveria de ser instaurada, ou seja, Cristo aqui prefigura a vocação dos gentios, os quais, até àquele presente momento, viviam como animais impuros; no entanto, Ele junto aos gentios irá fazer Sua morada, estes O perceberão e Lhe seguirão. Deste modo, ao mesmo tempo que uma profecia se cumpre também anuncia outra.

“Tu montaste um jumentinho prefigurando a conversão dos indomáveis gentios da incredulidade para a Fé” - diz um dos hinos da Festa dos Ramos.

O asno representa o elemento passional do homem, uma vida voltada exclusivamente para o plano terrestre e dos sentidos carnais. Portanto, simbolicamente, o espírito deve montar [dominar] a matéria, assim como Cristo fez com o asno (o qual até àquele momento ainda não fora domado) . A teologia, assim, “monta” (se sobrepõe) a todo conhecimento humano.

Crisóstomo também diz que aquele “jumentinho” também representa a Igreja, o novo povo de Deus, povo que até então era impuro e foi purificado quando Cristo se assentou sobre ele. Os Apóstolos que desataram o animal, representam os que entre os judeus – assim como nós – foram chamados à Fé, e, assim, é por eles que fomos conduzidos a Cristo.

Extraído e adaptado do sitio “El Arca de Noé"por Padre Mateus


ORAÇÃO

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário