terça-feira, 26 de março de 2024

2ª Terça-Feira da Grande Quaresma


26 de Março de 2024 (CC) / 13 de Março (CE)
Traslado das relíquias de São Nicéforo, Patriarca de Constantinopla (847)
Jejum (Pães, vegetais e frutas)
Tom 1



Este santo é comemorado no dia 02 de junho. Depois que o imperador Constantino IV e a imperatriz Irene restabeleceram a veneração das santas imagens, o jovem Nicéforo lhes foi apresentado e, de pronto, por suas grandes qualidades, conquistou-lhes a simpatia. Na corte, distinguiu-se por sua oposição aos iconoclastas, tendo sido secretário no Segundo Concílio de Nicéia e comissário imperial. Mesmo sendo em brilhante orador, filósofo, músico, com todas as qualidades de um estadista, sempre teve uma forte inclinação para a vida religiosa, isolada, e mesmo estando envolvido nos assuntos públicos, construiu um monastério num lugar isolado próximo ao Mar Negro. 
Após a morte de Tarasios, patriarca de Constantinopla, não foi encontrado ninguém mais apto a sucedê-lo que Nicéforo. Sendo leigo, houve algumas objeções à sua eleição, qualificando-a como contrária aos cânones, e só a pedido expresso do imperador, pode ser persuadido a ser ordenado sacerdote e a aceitar o cargo. Durante a sua consagração, realizada em 12 de Abril, no ano 802, manteve em mãos o tratado que ele havia escrito em defesa do veneração aos ícones e, no final da cerimônia, depositou-o ao lado do altar, como uma promessa de que seria sempre defensor da tradição da Igreja. Não demorou muito tempo até que o novo patriarca tivesse de enfrentar-se novamente com os que lhe eram hostis. 
Suas principais obras foram uma Apologia para o ensino ortodoxo em relação com os santos ícones e outro extenso tratado em duas partes: a primeira, uma defesa da Igreja contra a acusação de idolatria; e a segunda, conhecida como «Antiherética», uma refutação aos escritos de Constantino V sobre as imagens sagradas. Além de vários outros tratados, a maioria sobre a iconoclastia, deixou duas obras históricas conhecidas como Breviarium e Cronografia;  a primeira é uma breve história do reinado, de Mauricio à Constantino IV e Irene; a outra, uma crônica com os principais acontecimentos, desde o início do mundo. Na compilação dos concílios é possível ainda encontrar-se os dezessete cânones de Nicéforo, sendo que no segundo declara ilícito viajar aos domingo sem necessidade. 
Em 2 de junho do ano 828 o santo morreu, e em 13 de Março do  ano 846, por ordem da Imperatriz Teodora e do Patriarca São Metódio, os restos mortais de São Nicéforo foram transferidos da Ilha de Prokenesis para Constantinopla, tendo sido depositado Igreja dos Santos Apóstolos.  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA


Isaías 5:7-16

Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá a sua planta amada. Eu esperava que exercesse juízo, porém, produziu a iniquidade; não a justiça, mas um clamor. Ai dos que ajuntam casa à casa, e adicionam um campo a outro campo, a fim de que possam tirar algo de seu vizinho! Haveis de habitar sozinhos sobre a terra? Estas coisas têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos; portanto, embora inumeráveis casas devam ser construídas, estas muitas casas agradáveis ficarão desertas, não havendo moradores nelas. Porque onde dez juntas de bois ararem a terra ela produzirá tão somente um frasco cheio, e aquele que semeia seis ômeres deverá produzir apenas três medidas. Ai dos que se levantam pela manhã e já vão procurar bebida forte, permanecendo nela até a noite, para que o vinho os inflame! Pois bebem o seu vinho com harpa e saltério, tambores e flautas, porém não atentam para os feitos do Senhor, e nem consideram as obras de suas mãos. O meu povo tem sido levado cativo, porque eles não conhecem ao Senhor; e tem havido um grande número de cadáveres, por causa da fome e da sede de água. Portanto, o Inferno aumentou, sem cessar, o seu apetite e abriu a sua boca, e os seus homens gloriosos e grandes, os seus ricos e os seus homens ruins deverão descer para ele. O homem comum será humilhado, o grande homem será desonrado e os olhos altivos serão abatidos. Contudo o Senhor dos Exércitos será exaltado em juízo, e o Deus santíssimo glorificado em justiça.

VÉSPERAS

Gênesis 4:8-15

Entretanto, Caim disse a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. E aconteceu, quando eles estavam no campo, que se levantou Caim contra seu irmão Abel, e o matou. E o Senhor Deus perguntou a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele replicou: Não sei! Serei eu o guardador de meu irmão? Mas Deus disse: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama para mim, da terra. Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão, da tua própria mão. Quando a lavrares, ela não deverá persistir a entregar-te a sua força; e estarás gemendo e tremendo sobre a terra. Então, Caim disse ao Senhor Deus: Grande é o meu crime, para que seja perdoado! Se me lanças, neste dia, da face da terra, e se ficarei escondido da tua presença, estando a gemer e a tremer sobre a terra, virá a acontecer, então, que qualquer que me encontrar, matar-me-á. Mas o Senhor Deus disse-lhe: Não será assim. Qualquer que matar a Caim sofrerá vingança sete vezes maior. E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim, a fim de que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo.

Provérbios 5:1-15

Filho meu, atenta para a minha sabedoria, e aplica o teu ouvido às minhas palavras, para que possas guardar o bom entendimento, e o justo juízo de meus lábios te dê a instrução. Porquanto o mel pinga dos lábios da prostituta, o qual, por um tempo, agrada ao teu paladar; porém, depois, tu o acharás mais amargo do o que fel, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes. Os pés da loucura conduzem aqueles que lidam com ela para a sepultura, com a morte, e os seus passos não são firmes; pois ela não anda nos caminhos da vida. São eles, porém, escorregadios e não facilmente reconhecidos. Agora, pois, filho meu, ouve-me, e não deixes que as minhas palavras caiam no vazio. Remove o teu caminho para longe dela, e não te aproximes das portas de sua casa, para que não dês a tua vida a outros, e os teus bens para o impiedoso; para que os estranhos não se saciem com a tua força, e vá o fruto do teu trabalho para as suas casas, e te arrependas, por fim, quando a carne do teu corpo for consumida; e dirás: Como detestei a instrução, e o meu coração evitou reprovações! Não ouvi a voz daquele que me instruía e ensinava, nem inclinei para ela os meus ouvidos; encontrava-me quase que em todo o mal no meio da congregação e da assembléia! Bebe a água dos teus próprios vasos e dos poços que te pertencem.

† † †

Compartilhem o Boletim Quaresmal Em Suas Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário