sábado, 9 de março de 2024

Sábado do Filho Pródigo

09 de Março de 2024 (CC) / 25 de Fevereiro (CE)
São Tarásius, Patriarca de Constantinopla (†806)
Tom 6


São Tarásios nasceu no ano 730, Recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai, o prefeito de Constantinopla, Tarásios era de caráter zeloso, de tal forma que foi nomeado pelo imperador para um alto cargo imperial, Enfrentou, em Deus, todas as tentações próprias da sociedade, cheia de luxo, No século VIII, foi a heresia iconoclasta promovida pelo imperador Leão que, não compreendendo, aponta o culto às imagens como uma prática de idolatria , Ao assumir o patriarcado São Tarásios combateu e conseguiu condenar esta heresia num Concílio. Cuidadoso com suas ovelhas, tinha um grande espírito de serviço, a ponto de dizer, ao ser questionado pelo seu especial cuidado para com os pobres: «Minha única ambição é imitar Nosso Senhor Jesus Cristo, que viveu para servir e não para ser servido», São Tarásios governou sabiamente a Igreja durante 22 anos, tempo em que levou uma vida estritamente ascética. Gastou todo o seu dinheiro em obras de caridade, alimentando e levando conforto aos idosos, empobrecidos, viúvas e órfãos, morreu no ano 806 dC, O corpo de São Tarásios foi sepultado num mosteiro que ele construiu sobre o Bósforo, Vários milagres ocorreram, desde então, no seu túmulo.

Tropárion Tom 4: A verdade das tuas obras, / Tornou-se regra de fé para o teu rebanho, / Modelo de doçura e mestre de temperança. / Pela tua humildade obtiveste ainda a exaltação / E, pela tua pobreza, a riqueza. / Interceda, pois, a Cristo nosso Deus, / Ó nosso santo pai e hierarca Tarásios, // Pela salvação de nossas almas! 
Kondákion, Tom 3: Tendo iluminado a Igreja com dogmas ortodoxos / e ensinado a todos a honrar e curvar-se diante do precioso ícone de Cristo, ó bendito, / tu denunciaste o decreto ímpio dos iconoclastas. / Por isto, a ti exclamamos: // Rejubila-te , ó sábio Tarásius!

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Coríntios 10:23-28

23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem. 25 Comei de tudo quanto se vende no mercado, nada perguntando por causa da consciência. 26 Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude. 27 Se, portanto, algum dos incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, nada perguntando por causa da consciência. 28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício; não comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;

Lucas 21:8-9, 25-27, 33-36

8 Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. 9 Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. 25 E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. 26 os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. 27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. 33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. 34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. 35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. 


COMEMORAÇÃO DOS FALECIDOS



1 Tessalonicenses 4:13-17

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

João 5:24-30

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Teófano, o Recluso
Agora, a Santa Igreja dirige nossa atenção para além das fronteiras da nossa vida presente, a nossos pais e irmãos que passaram por aqui. A Igreja espera que, lembrando-nos do seu estado (que nós mesmos não escaparemos), para nos preparar para passarmos a semana da Abstinência de Carne adequadamente, bem como a Grande Quaresma que se segue. Vamos ouvir a nossa mãe Igreja; e comemorando nossos pais e irmãos, vamos cuidar para nos prepararmos para a nossa passagem para o outro mundo. Vamos trazer à mente os nossos pecados e lamentá-los, estando determinados a de agora em diante manter-nos puros de qualquer contaminação. Pois nada impuro entrará no Reino de Deus; e no julgamento, nenhum imundo será justificado. Após a morte não se pode esperar purificação. Você vai permanecer como está quando fizer a passagem. Você deve se purificar aqui. Apressem-nos, pois, quem pode prever quanto tempo um vai viver? A vida poderia ser cortada nesta mesma hora. Como podemos aparecer impuro no outro mundo? Através de que os olhos vamos encarar nossos pais e irmãos que irão nos atender? Como vamos responder às suas perguntas: "Que maldade é esta em você? O que é isso? E isso? "Que vergonha vai cobrir-nos! Apressem-nos por corrigir tudo o que está fora de ordem, para chegar pelo menos um pouco tolerável e suportável no outro mundo.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário