quinta-feira, 7 de março de 2024

Quinta-feira do Filho Pródigo

 
07 de Março de 2024 (CC) / 23 de Fevereiro (CE)
Santo Mégalo Mártir Policarpo, Bispo de Esmirna (†155); 
Monge Policarpo de Bryansk, João, Antíoco, Antoninos, Moisés, Zevinos, Policrônios, o outro Moisés e Damião, moradores da Síria; Alexander, fundador do Mosteiro da Incessante Vigilância; Gorgônia, a Justa, irmã de São Gregório, o Teólogo; Moisés de Belozersk, Mártir Damiao, o Novo, do Monte Athos; Protérios, Arcebispo de Alexandria; Boswell, Higúmeno de Melrose Abbey.
Tom 6

 
São Policarpo (cujo nome significa: "muito fruto") foi discípulo de São João, o autor do 4° Evangelho. Por sua vez, teve ele um aluno, que até o superou, tornando-se até mais célebre. É Santo Irineu, Apóstolo da França. Esse mesmo Irineu lembra que Policarpo enviava cartas às comunidades vizinhas e a alguns irmãos, em particular, para os ensinar e os admoestar. Conserva-se até hoje sua belíssima Carta aos Filipenses. Também nos foi transmitida a narração do seu martírio, com as suas últimas palavras, proferidas com muita suavidade perante o juiz que o condenava. Dizia ele:

«Finges ignorar quem eu sou? Escuta-o com toda clareza: eu sou cristão». 

Foi então queimado vivo. Corria o ano de 155. Ser cristão é uma graça, mas também, uma honra, igualmente, um compromisso com o Evangelho.

Policarpo teve a felicidade de conhecer e abraçar a fé cristã ainda menino, tendo sido instruído pelos próprios apóstolos, em particular, por São João, o Teólogo, o qual, mais tarde, o nomeou Bispo de Esmirna, cidade da Ásia Menor.

Policarpo governou a Igreja de Esmirna por quarenta anos. O resplendor de suas virtudes o projetava como a cabeça e primeiro de todos os bispos da Ásia; era ainda venerado por todos os fiéis a ponto de não deixarem ele mesmo tirar seus sapados ou sandálias, apressando-se por fazê-lo para ter o privilégio de tocá-lo. Policarpo conquistou e formou muitos discípulos, do mesmo modo como ele próprio havia sido tratado pelos apóstolos. Santo Irineu, bispo de Lião, na França, foi um deles. Tudo o que dizia era perfeitamente de acordo com as Sagradas Escrituras, como referido pelos que haviam sido testemunhas oculares do Verbo, e da Palavra de Vida. Seu zelo pela pureza da fé era tal, segundo afirma o mesmo Santo Irineu, que quando algum erro era dito em sua presença, tapava seus ouvidos e dizia:

«Para que tempo me reservaste?» E fugia imediatamente.

Após o martírio de São Germânico e de outros mártires, o povo de Esmirna começou a reagir com irritação:

«Que os ímpios sejam exterminados! Que tragam Policarpo!».

Haviam escondido o santo bispo numa casa de campo, mas os que o buscavam conseguiram encontrá-lo. O santo encontrava-se num aposento, no alto, e teria conseguido se salvar se quisesse, mas se recusou, reagindo com estas palavras: 
«Faça-se a vontade de Deus». 
Os soldados, vendo sua idade e firmeza, não se atreviam a cumprir a missão. O santo então pediu para que lhe preparassem a ceia e que lhe dessem uma hora para rezar em liberdade. Tendo sido concedido, cheio da graça de Deus, orou em pé por duas horas, pedindo por todos os seus conhecidos e encomendando a Deus a sua Igreja.

Assim que chegaram à cidade, apresentaram-no ao governador da província que lhe interrogou se era mesmo Policarpo. Ele respondeu que sim. O magistrado então o instou a que renunciasse sua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, Policarpo lhe respondeu:

«Eu já O sirvo há oitenta e seis anos, e nunca me fez mal algum. Como poderia blasfemar contra meu Rei que me salvou? » 
O Pró Cônsul o ameaçou de ordenar que fosse jogado às feras. A resposta de São Policarpo foi que, a ele seria de mais vantagem passar dos suplícios à perfeita justiça.

Disse-lhe o Governador: «Pois, já que não temes as feras, ordenarei que sejas queimado vivo por tua desobediência»

 O santo lhe respondeu: «Ameaças com um fogo que em algum momento se apagará, porque não conheces o fogo eterno que está reservado aos ímpios; mas, o que te detém? Faça logo o que queres».

Irritado, o Pró Cônsul o condenou que fosse atirado ao fogo. Policarpo então desnudou-se a si mesmo e, como quisessem amarrá-lo a um poste, disse:

«Deixe-me, que assim terei mais força para padecer no fogo e a graça de permanecer imóvel sobre a fogueira, sem necessidade dos cravos». Contentaram-se, pois, com amarrar-lhe as mãos às suas costas.

Assim, elevou os olhos aos céus, deu graças à Santíssima Trindade pela honra de ser um dos mártires por Nosso Senhor Jesus Cristo, e lhe suplicou que o recebesse qual sacrifício de agradável aroma. Terminada sua oração, acenderam o fogo; mas, ao invés de as chamas consumirem seu corpo, o rodearam formando como que uma muralha de proteção, e de seu corpo exalava um suave perfume. Ainda mais irritados por este milagre, os pagãos o partiram com uma espada. O sangue que verteu do ferimento foi suficiente para apagar o fogo. Assim, São Policarpo chegou ao fim de seu sacrifício e de sua vida terrena.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 João 4:20-5:21

20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. 7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam. 9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou - 10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. - 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. 16 Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 17 Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 

Marcos 15:1-15

1 Logo de manhã tiveram conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o sinédrio; e maniatando a Jesus, o levaram e o entregaram a Pilatos. 2 Pilatos lhe perguntou: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: É como dizes. 3 e os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas. 4 Tornou Pilatos a interrogá-lo, dizendo: Não respondes nada? Vê quantas acusações te fazem. 5 Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se admirava. 6 Ora, por ocasião da festa costumava soltar-lhes um preso qualquer que eles pedissem. 7 E havia um, chamado Barrabás, preso com outros sediciosos, os quais num motim haviam cometido um homicídio. 8 E a multidão subiu e começou a pedir o que lhe costumava fazer. 9 Ao que Pilatos lhes perguntou: Quereis que vos solte o rei dos judeus? 10 Pois ele sabia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado. 11 Mas os principais sacerdotes incitaram a multidão a pedir que lhes soltasse antes a Barrabás. 12 E Pilatos, tornando a falar, perguntou-lhes: Que farei então daquele a quem chamais reis dos judeus? 13 Novamente clamaram eles: Crucifica-o! 14 Disse-lhes Pilatos: Mas que mal fez ele? Ao que eles clamaram ainda mais: Crucifica-o! 15 Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás; e tendo mandado açoitar a Jesus, o entregou para ser crucificado.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Teófano, o Recluso
Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (I João 5: 4) -a fé cristã. Vencer o mundo: o que isso significa? Não é exterminar todos aqueles que amam o mundo, ou para aniquilar e destruir tudo que é amado pelo mundo. Ao contrário, significa que enquanto vivendo em meio aqueles que amam o mundo e se movendo em meio a costumes amados no mundo, viver e ser alheio a tudo e a todos. Assim que você rejeitou o mundo e a tudo que é mundano, com esta atitude vence o mundo. Mas, quem é que te ensina a rejeitar o mundo e quem te dá a força para isso? Nossa Fé [Ortodoxa] nos fortalece. Ele revela e destrói  as ilusões do mundo e inspira o desejo de libertar-se de suas redes. Então, quando alguém resolve quebrar estas correntes, se arrepende e se aproxima dos Mistérios Restauradores - o batismo ou a confissão - e a fé lhe permite sentir misticamente a doçura de uma vida oposta à do mundo, uma doçura com a qual todos os prazeres do mundo não podem, de forma alguma, entrar em comparação. Como resultado, surge um ódio por tudo que de mundano habita no coração, o que na verdade é a superação do mundo. E é nesta ação mística, como resultado do ódio a tudo que do mundo é gerado, que se é concedido o poder de permanecer firmes nesta aversão e alienação do mundo; e esta é uma vitória decisiva e duradoura.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário