quarta-feira, 13 de março de 2024

3ª Quarta-feira do Juízo Final

13 de Março de 2024 (CC) / 29 de Fevereiro (CE)
Venerável João Cassiano, o Romano, Abade (435)
São Barsanufius de Nitria, no Egito (5º Séc.)
Semana de Abstinência de Carne (Maslenitsa)
Tom 7


O Monge João Cassiano, o Romano, quanto ao local de nascimento e à língua em que escreveu – pertencia ao Ocidente, mas a pátria espiritual do santo sempre foi o Oriente Ortodoxo. João aceitou o monaquismo num mosteiro de Belém, situado num local não muito longe de onde o Salvador nasceu. Depois de uma estadia de dois anos no mosteiro, no ano 390 o monge com seu irmão espiritual Germano viajou ao longo de sete anos pelos mosteiros selvagens de Tebaida e Skete, valendo-se da experiência espiritual de inúmeros ascetas. Tendo regressado em 397 por um breve período a Belém, os irmãos espirituais viveram aceticamente durante três anos em completa solidão, mas depois partiram para Constantinopla, onde serviram a São João Crisóstomo. 
O Monge Cassiano foi ordenado à dignidade de presbítero em sua terra natal. Em Massilia (Marselha), na Gália (França), ele primeiro estabeleceu dois mosteiros cenobíticos (de vida comunitária), um masculino e um feminino, na ordem das regras monásticas do monaquismo oriental. A pedido do Bispo Castor de Aptia Julia (na Gallia Narbonensis), o Monge Cassiano nos anos 417-419 escreveu 12 livros intitulados "De Institutis Coenobiorum" ("Sobre as Diretrizes da Vida Cenobítica") dos monges palestinos e egípcios e incluindo 10 conversas com os padres do deserto, a fim de fornecer aos seus compatriotas exemplos de mosteiros de vida em comum (cenobíticos) e familiarizá-los com o espírito do ascetismo do Oriente Ortodoxo. No primeiro livro de “De Institutis Coenobiorum” a palestra trata da aparência externa do monástico; na segunda – relativa à ordem dos salmos e orações noturnas; na terceira – relativa à ordem das orações e salmos diurnos; na quarta – relativa à ordem de renúncia ao mundo; nos oito livros restantes – a respeito dos oito pecados principais. 
Nas conversas dos padres São Cassiano como guia dentro do ascetismo fala sobre o propósito da vida, sobre o discernimento espiritual, sobre os graus de renúncia ao mundo, sobre as paixões da carne e do espírito, sobre os oito pecados, sobre as dificuldades dos justos e sobre a oração. 
Nos anos seguintes, o Monge Cassiano descreveu outras quatorze (ou então vinte e quatro) "Conversas dos Padres" (as "Collationes Patrum"): Sobre a perfeição do amor, sobre a pureza, sobre a ajuda de Deus, sobre a compreensão da Escritura, sobre os dons de Deus, sobre a amizade, sobre o uso da linguagem, sobre os quatro níveis de monaquismo, sobre a vida solitária hermética e a vida cenobítica em comum, sobre o arrependimento, sobre o jejum, sobre as meditações noturnas, sobre a mortificação espiritual – este último com o título explicativo “Não quero, mas faço isso”. 
No ano 431, São João Cassiano escreveu sua última obra, o "Contra Nestório" ("De incarnationem Domini contra Nestorium" - literalmente "Sobre a Encarnação do Senhor, contra Nestório"). Nele ele reuniu contra a heresia as opiniões de censura de muitos professores orientais e ocidentais. Nas suas obras, o Monge Cassiano baseou-se na experiência espiritual dos ascetas, merecendo a admiração do Beato Agostinho (Comm. 15 de junho), que "a graça, muito menos que tudo, é defensável por palavras pomposas e contenções loquazes, por silogismos dialéticos e pela eloquência de um Cícero". Nas palavras do Monge João da Escada (Climaticus ou Lestvichnik; Comm. 30 de março), “o grande Cassiano discerne de forma elevada e excelente”. São João Cassiano, o Romano, repousou pacificamente no ano 435. 
Comemoração de São Barsanufius 
O Monge João, chamado Barsonophios, era natural da Palestina. Aos 18 anos aceitou o santo Batismo e logo também os votos monásticos. Por causa de sua vida ascética, o Monge João foi ordenado bispo da cidade de Damasco. Certa vez, no amor pela vida solitária, o Monge João deixou de ser bispo e retirou-se secretamente para Alexandria, autodenominando-se Barsonophios. Então ele partiu para o deserto de Nitreia, chegou a um mosteiro e implorou ao abade que o aceitasse no mosteiro, para servir aos mais velhos. Ele cumpria conscientemente essa obediência durante o dia e passava as noites em oração. 
Depois de um certo tempo, São Teodoro de Nitreia viu o monge e soube dele que era bispo. São João então se escondeu novamente e retirou-se para o Egito, onde trabalhou asceticamente até o fim de seus dias (V). 
O Santo Mártir Teoktirista (Theostyriktos), Hegumen do mosteiro Pelikiote, sofreu pela veneração de ícones sob o ímpio imperador Constantino Copronymos (741-775). Junto com ele, foram submetidos a torturas Santo Estêvão, o Novo (Comm. 28 de novembro) e outros monges piedosos. São Teoctirista foi queimado com alcatrão fervente. 
O santo mártir é conhecido como escritor espiritual e autor do cânone da Mãe de Deus “Sustenta em Muitos Infortúnios”.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


HORA SEXTA

Joel 2:12-26

12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. 14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus? 15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene; 16 congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recamara, e a noiva do seu tálamo. 17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? 18 Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo. 19 E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, o vinho e o azeite, e deles sereis fartos; e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações; 20 e removerei para longe de vós o exército do Norte, e o lançarei para uma terra seca e deserta, a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá o seu fedor, porque ele tem feito grandes coisas. 21 Não temas, ó terra; regozija-te e alegra-te, porque o Senhor tem feito grandes coisas. 22 Não temais, animais do campo; porque os pastos do deserto já reverdecem, porque a árvore dá o seu fruto, e a vide e a figueira dão a sua força. 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. 24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. 25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós. 26 Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado. 

VÉSPERAS

Joel 3:12-21

12 Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. 13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande. 14 Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. 15 O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. 16 E o Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os céus e a terra tremem, mas o Senhor é o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel. 17 Assim vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; Jerusalém será santa, e estranhos não mais passarão por ela. 18 E naquele dia os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os ribeiros de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da casa do Senhor, e regará o vale de Sitim. 19 O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente. 20 Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração. 21 E purificarei o sangue que eu não tinha purificado; porque o Senhor habita em Sião. 

† † †

MEDITAÇÃO


Santo Atanásio, Bispo de Alexandria (séc. IV)

“Suas Cicatrizes Nos Curaram”

Nos conta São João que Jesus tinha dito: Destruí este templo e em três dias o erguerei. Mas ele – observa o evangelista – falava do templo do seu corpo. E se é verdade que o Pai fez tudo por sua Palavra, por seu Filho, não é menos evidente que a ressurreição de sua carne a consumou por seu próprio Filho. Portanto, por meio dele o ressuscita e por meio dele lhe dá a vida. Enquanto homem é ressuscitado segundo a carne, e enquanto homem recebe a vida, quem agiu como um homem qualquer.

Mas ele é ainda quem, em sua qualidade de Deus, levanta o seu próprio templo e comunica a vida a sua própria carne. Enquanto por um lado nos diz: Por eles me consagro para que também eles se consagrem na verdade. E quando diz: Deus meu, Deus meu, por que me abandonastes?, fala como nosso representante, já que assumiu a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens. E assim, encontrado com aspecto humano, se humilhou fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. E como disse Isaías: Ele suportou nossos sofrimentos e padeceu nossas dores.

Sendo assim, não foi vexado de dores por sua causa, mas pela nossa; nem foi abandonado por Deus, mas nós; e por nós, os abandonados, ele veio ao mundo. E quando diz: Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome, fala do templo de seu corpo.

Realmente, não é o Altíssimo quem é exaltado, mas a carne do Altíssimo; e é para a carne do altíssimo que se concedeu o “nome que está acima de todo nome”. E quando disse: o Espírito ainda não tinha sido dado, porque Jesus não havia sido glorificado, fala da carne de Cristo que ainda não estava glorificada. Pois não é o Senhor da glória que é glorificado, mas a carne do Senhor da glória; esta recebeu a glória junto com ele quando subiu ao céu. Por isso, o espírito de adoção ainda não fora dado aos homens, porque as primícias que o Verbo tinha assumido da natureza humana ainda não haviam subido ao céu.

Portanto, quando a Escritura utiliza expressões tais como: “o Filho recebeu”, ou “o Filho foi glorificado”, referem-se a sua humanidade, não a sua divindade. Assim, enquanto alguns textos dizem: Aquele que não poupou ao seu próprio Filho, mas que o entregou à morte por nós, outros afirmam: Como Cristo amou a sua Igreja e se entregou por ela.

Deus, que é imortal, não veio para salvar-se a si mesmo, mas para libertar-nos, a nós que estávamos mortos; nem padeceu por si mesmo, mas por nós, e de tal forma ele assumiu nossa miséria e nossa pobreza, que foi com a finalidade de enriquecer-nos com a sua riqueza. Pois sua paixão é nossa alegria; sua sepultura, nossa ressurreição; e seu batismo, nossa santificação. De fato, ele afirma: Por eles me consagro, para que também eles se consagrem na verdade. E seus sofrimentos são nossa salvação, porque suas chagas nos curaram. O castigo suportado por ele é a nossa paz, já que nosso salutar castigo recaiu sobre ele, isto é, foi castigado para merecermos a paz.

E quando na cruz exclama: Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito, encomenda ao Pai, nele mesmo, a todos os homens que nele são vivificados. Somos realmente seus membros, e ainda que sejam muitos os membros, formamos um só corpo, que é a Igreja. É o que diz São Paulo escrevendo aos gálatas: Porque todos vós sois um só em Cristo Jesus. Desta forma, nele, nos encomenda a todos.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário