sexta-feira, 15 de março de 2024

Sexta-feira do Juízo Final



15 de Março de 2024 (CC) / 02 de Março (CE)
O Santo Hieromártir Theodotus (326)
Comemoração do Ícone da Mãe de Deus "A Poderosa
Semana de Abstinência de Carne (Maslenitsa)
Tom 7
 

O Hieromártir Theodotus, era nativo da Galácia, na Ásia Menor, e foi bispo de Cyrenia em Chipre. No tempo da perseguição contra os cristãos sob o ímpio Imperador Licínio (311-324), São Theodotus abertamente pregava a Cristo, convidando os pagãos a abandonarem a idolatria e voltar-se para o Deus verdadeiro. Sabino, o Governador de Chipre, ordenou que o bispo Theodotus fosse preso e levado a julgamento. Quando o santo ouvira falar desta ordem, não esperou que os soldados o fossem buscar, mas fui imediatamente para o Governador dizendo: "Eu, aquele a quem você procura, estou aqui. Eu me apresento a fim de pregar a Cristo, meu Deus ". 
O Governador ordenou que o santo fosse espancado sem piedade e suspenso em uma árvore com pontas afiadas, antes de ser levado para a prisão. Cinco dias depois São Theodotus foi trazido ao Governador, o qual presumia que depois das torturas o bispo preferiria renunciar a Cristo, em vez de suportar novos sofrimentos. 
No entanto, São Theodotus não cessou de pregar a Cristo. Então, eles puseram o santo em uma grade de ferro, na qual acenderam um fogo, e depois de darem várias marteladas nas unhas de seus pés, o deixaram ir. Muitos testemunharam os sofrimentos do mártir. Maravilhados com a resistência do santo e seu discurso de inspiração divina, passaram a crer em Cristo. Sabendo disto, Sabino deu ordens para acabar com a tortura e jogar o santo na prisão. 
Durante o reinado de São Constantino, o Grande (21 de maio), a liberdade de confessar sua fé foi dada a todos os cristãos, e entre aqueles libertados da prisão estava São Theodotus. O santo voltou a Cyrenia e após dois anos servindo como bispo, adormeceu pacificamente no Senhor por volta do ano 326. 
Comemoração do Ícone da Mãe de Deus "A Poderosa" 
O Ícone da Mãe de Deus, denominado "A Poderosa", apareceu em 2 de março de 1917 na aldeia de Kolomensk, perto de Moscou.
 
Um Ofício e um Akathisto foram compostos com a ajuda de Sua Santidade o Santo Patriarca Tikhon (+ 1925. Com. 25 de março, 26 de setembro, domingo seguinte a 25 de janeiro; glorificado em 1989). 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Zacarias 8:7-17

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente; e os trarei, levando-os a habitar no meio de Jerusalém; eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Fortalecei as vossas mãos, vós que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos profetas, desde o dia em que a casa do Senhor Todo-Poderoso foi fundada, e desde o momento em que o templo foi construído. Porquanto antes daqueles dias os salários dos homens não eram suficientes, e não havia ganho de gado. E não poderia haver paz, em razão da aflição do que saia e do que entrava, porque eu havia disposto todos os homens, cada um contra o seu próximo. Entretanto, agora, eu não irei fazer para o restante deste povo de acordo com os dias passados, diz o Senhor Todo-Poderoso. Entretanto, eu vos mostrarei a paz. A videira dará o seu fruto, a terra entregará a sua produção e os céus o seu orvalho; e darei como herança todas essas coisas para o restante do meu povo. E sucederá que tal como fostes uma maldição entre as nações, ó casa de Judá e casa de Israel! por isso eu irei salvar-vos, e sereis uma bênção. Tende bom ânimo e fortalecei as vossas mãos, pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Como eu deliberei afligir-vos quando vossos pais me provocaram, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi, assim tenho planejado e tomado conselho, nestes dias, para fazer o bem à Jerusalém e à casa de Judá. Sede de boa coragem. E são estas as coisas que deveis fazer: falar a verdade, cada um, com o seu próximo; manter julgamento verdadeiro e pacífico em tuas portas; que nenhum de vós maquine o mal no seu coração contra o seu próximo. E não ameis o juramento falso. Porquanto todas essas coisas eu odeio, diz o Senhor Todo-Poderoso. 

VÉSPERAS

Zacarias 8:19-23

Assim diz o Senhor Todo-Poderoso: O quarto jejum, assim como o quinto, o sétimo e o décimo, serão para a casa de Judá motivo de alegria e regozijo, e boas festas; e vos alegrareis. Amai, pois, a verdade e a paz. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda deverão vir muitos povos, e os habitantes de muitas cidades. Os habitantes de cinco cidades deverão ir para uma outra cidade, dizendo: Vamos, depressa, fazer súplicas ao Senhor, e buscar a face do Senhor Todo-Poderoso! Eu também irei. Muitos povos e nações virão para buscar com sinceridade a face do Senhor Todo-Poderoso em Jerusalém, e a fim de alcançar o favor do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias a minha palavra será cumprida, quando dez homens de todas as línguas das nações deverem segurar na barra da veste de um judeu, dizendo: Iremos contigo, porque temos ouvido que Deus está convosco.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário